Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleição Palestina
07/01/2005

Candidatos

da Folha Online

Sete candidatos concorrem à presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Mais de 1 milhão de palestinos devem ir às urnas no domingo (9) para escolher o sucessor do líder Iasser Arafat, morto em novembro. Esta é a segunda eleição da ANP, que foi criada em 1994.

Veja quem são os candidatos para a eleição:

- Mahmoud Abbas, 69: atual presidente interino da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e considerado o nome mais cotado para vencer eleição.

- Mustafah Barghouti, 50: ativista de direitos humanos, ganhou muita visibilidade ao ser preso em Jerusalém Oriental. Ele promete uma reforma democrática completa no atual sistema da ANP. É primo distante de Marwan Barghouti, considerado "herdeiro de Arafat", que atualmente está preso em Israel. Concorre como independente.

- Abdel-Halim al Ashkar, 46: mora na Virgínia, Estados Unidos, e aguarda julgamento no país. Usa uma pulseira que permite que a polícia americana monitore seus movimentos. É formado em administração, e já foi preso outras duas vezes por autoridades americanas, acusado de patrocinar grupos extremistas islâmicos. Concorre na eleição da ANP como independente.

- Tayseer Khaled, 69: candidato da Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP), é militante da OLP. Khalid retornou a Nablus da Síria em 1995. Foi preso em 2002 e libertado há um ano. Durante sua campanha política, Khaled chamou a si mesmo de "o candidato da mudança".

- Sayyed Hussein Barakeh, 48: empresário e professor de árabe da faixa de Gaza. Barakeh foi preso por Israel e deportado ao sul do Líbano em 1989 por supostos vínculos com o Jihad Islâmica. Ele voltou a Gaza em 1996 e é membro do Conselho Nacional Palestino [que representa os palestinos que vivem nos territórios ocupados e os da diáspora]. Concorre como independente.

- Bassam al Salhi, 44: líder de uma pequena facção com raízes comunistas, o Partido do Povo Palestino (PPP). Mora em Ramallah (Cisjordânia), e foi preso diversas vezes por Israel. Mesmo que marginalizado, o partido de al Salhi cresceu muito, durante os últimos anos.

- Abdel Karim Shaber, 54: um advogado da Cidade de Gaza. Shaber diz que se identifica com as causas islâmicas, mas não é membro do Hamas nem do Jihad Islâmica. Ele concorre como independente.

Com agências internacionais

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).