Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições na Alemanha
15/09/2005

Partido do Socialismo Democrático (PDS)

Sucessor do SED, o partido único da ex-Alemanha Oriental

da Folha Online

O Partido da Esquerda é uma aliança política nova, formada no início deste ano entre o Partido do Socialismo Democrático (PDS) --que traz a herança do antigo Partido da União Socialista da Alemanha (SED), a principal legenda da extinta Alemanha Oriental-- e o Partido do Trabalho e Justiça Social (Wasg).

O PDS é o sucessor do antigo SED, partido que estava no poder no período da República Democrática Alemã. O principal nome do partido é Gregor Gysi, 57, que teve papel fundamental na transformação do SED, após a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Seus esforços políticos conquistaram a simpatia dos eleitores da antiga Alemanha Oriental, mas ele tem pouca penetração na região da ex-Alemanha Ocidental. Nas eleições gerais de 2002, o PDS alcançou 16,9% dos votos no leste, contra apenas 1,1% no oeste --fazendo com que a média de aprovação no país ficasse em 4%.

Um dos principais problemas enfrentados por Gysi são as acusações sobre seu envolvimento com a Stasi, a polícia política da antiga Alemanha Oriental. Segundo membros de organizações alemãs de direitos humanos, o político trabalhou para o Ministério de Segurança do Estado alemão, o que ele desmente.

Coalizão

A outra ponta da coalizão alemã, o Wasg, foi organizado pelo antigo líder do SPD, Oskar Lafontaine, em julho de 2004, e se tornou oficialmente um partido político em janeiro deste ano. A legenda complementa o PDS, porque é mais conhecida --e aceita-- no lado ocidental da Alemanha.

Lafontaine é ex-presidente do SPD, e com a eleição dos socialistas em 1998, ficou com o Ministério das Finanças, cargo do qual abdicou no ano seguinte. Em maio passado, se desligou formalmente do SPD e é considerado atualmente o maior rival político de Schröder.

O Wasg foi fundado em julho de 2004 e se tornou partido político oficial em janeiro de 2005. O Wasg disputou as eleições pela primeira vez em maio de 2005 e obteve 2,2% dos votos.

Fontes: Deutsche Welle e governo da Alemanha

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).