Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições na Alemanha
15/09/2005

Partido Social Democrata (SPD)

da Folha Online

O Partido Social Democrata (SPD), fundado no final do século 19, era originalmente marxista. Nos anos da República de Weimar (1919-33), transformou-se no maior partido alemão, antes de ser forçado ao exílio, por causa de perseguições durante o período nazista.

No pós-guerra, a política o SPD se tornou mais moderado e, em 1959, o partido se desvincula de seu passado marxista. O SPD deixa de lado sua oposição à participação da Alemanha na Comunidade Européia e na Otan (Organização do Tratado do Atlântico norte) e aceita a estratégia de "economia de mercado social" alemã no pós-guerra.

Com o partido reposicionado como centro-esquerda, surgem líderes como o ex-chanceler alemão e prêmio Nobel da Paz Willy Brandt (1913-1992) e Helmut Schmidt, chanceler do país de 1974 a 1982, que obtêm amplo apoio. O partido esteve no poder entre 1966 e 1969, como membro de uma grande coalizão com o CDU/CSU (União Democrata Cistã e União Social Cristã, respectivamente). De 1969 a 1982, tornou-se o principal líder do governo, e alia-se ao Partido Democrata Liberal (FPD) que é um partido de menor porte e segue uma tendência mais liberal. O partido também faz coalizões com o CDU/CSU ou com o SPD.

Em seguida, o SPD entrou em um período de 16 anos de oposição, durante o período em que o ex-chanceler ex-chanceler (ex-premiê) Helmut Kohl (1982-98), da União Democrática Cristã (CDU), esteve no poder. Em 1998, o SPD conseguiu uma vitória expressiva e Gerhard Schröder assumiu o poder, com o apoio do Partido Verde. A coalizão reelegeu Schröder em 2002, em uma vitória apertada.

Turcos

Nas eleições de 2005, Schröder disputa mais uma vez a Chancelaria. Sua principal rival é a conservadora Angela Merkel, da CDU.

Uma das apostas de Schröder é o voto da comunidade turca, que possui o maior número de imigrantes da Alemanha. Os turco-alemães, em sua maioria, não devem votar nos conservadores por eles serem contrários a entrada da Turquia na União Européia e dificultarem a naturalização de imigrantes.

No entanto, os próprios membros da comunidade não consideram Schröder a escolha perfeita, porque consideram que a política do partido do atual premiê sem suficiente direcionamento para a comunidade turca.

São 2,5 milhões de turcos que vivem na Alemanha, e 600 mil deles têm direito a votar.

Fontes: Deutsche Welle e governo da Alemanha

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).