Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições na Alemanha
15/09/2005

Partido Verde (PV)

da Folha Online

O Partido Verde ganhou força no cenário político alemão na década de 80. O partido foi parceiro do SPD nos mandatos de 1998 e 2002. Nas eleições de 18 de setembro, o partido --que reúne ex-comunistas e ex-partidários do SPD-- concorre com seus próprios candidatos.

O partido coloca as questões ligadas ao meio-ambiente no topo da agenda e defende o pacifismo, se opondo às armas nucleares e à participação alemã na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Os verdes conseguiram alcançar os 5% dos votos necessários para conquistar cadeiras no Parlamento em 1983 e em 1987. Em 1988, participaram pela primeira vez do governo, como membros da coalizão com o SPD. Até então, o partido se concentrava apenas nas questões ambientais e pacifistas, deixando de lado outras questões políticas importantes.

Nos anos seguintes, houve divisões no partido. As intervenções militares em Kosovo e no Afeganistão desagradaram os membros do partido que defendiam a causa pacifista.

No entanto, as intervenções eram amplamente apoiadas por um dos políticos mais populares do país, Joschka Fischer, atual ministro das Relações Exteriores e candidato à Chancelaria pelo Partido Verde.

Fontes: Deutsche Welle e governo da Alemanha

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).