01/03/2005
Glossário
da
Folha Online
Aderência: Intensidade do contato entre os pneus em movimento e a superfície da pista.
Aerofólio: Peça que tem função de pressionar a parte traseira do carro contra o solo e com isso dar maior estabilidade.
Bandeiras: Instrumentos usados pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos.
Bandeirinha: Fiscal encarregado de acionar as bandeiras de comunicação durante as provas.
Biscoito: Tipo de pneu com ranhuras indicado para pistas molhadas.
Caixa de brita: Área de proteção na parte externa das curvas, onde é colocada brita com o objetivo de diminuir a velocidade dos carros em caso de derrapagem ou acidente.
Câmbio: Sistema semi-automático eletrônico de mudança de marchas (fica atrás do volante).
Carenagem: Carroceria do F-1; revestimento que proporciona eficiência aerodinâmica ao carro.
Centralina: Cérebro eletrônico do carro, que controla a injeção de gasolina no motor e a ignição.
Chassi: Estrutura básica do carro que envolve o piloto e sustenta os componentes do carro.
Chicane: Espécie de "dente" feito no traçado, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros.
Cilindrada: Volume de todos os cilindros do motor.
Circuito: Local onde são realizadas as provas do Mundial.
Cobertor térmico: Dispositivo que envolve os pneus e os mantém aquecidos antes de uma largada ou de um pit stop.
Cockpit: Lugar em que o piloto dirige o carro. Sofreu modificações no ano passado para proteger os pilotos.
Controle de tração: Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem.
Defletor: Apêndice aerodinâmico dos carros de F-1, localizado entre os eixos.
Diretor de prova: Responsável pelas decisões tomadas durante toda a corrida.
Doctor car: Veículo que leva o médico da FIA para intervenções nos locais de acidentes.
Escuderia: É a equipe de F-1. O campeonato de 2005 contará com a participação de dez equipes.
FIA: Federação Internacional de Automobilismo, é a entidade máxima do automobilismo mundial e responsável pelas regras do Mundial de F-1. É presidida pelo inglês Max Mosley.
Fly-by-wire: Sistema de acelerador sem cabos, proibido pela FIA.
Flying lap: Volta em que o piloto, no treino, atinge condições para tentar buscar a pole position.
Foca: Associação dos Construtores de F-1, é a responsável pela organização do Mundial. É presidida pelo inglês Bernie Ecclestone.
Grid de largada: Alinhamento para a largada organizado de acordo com os melhores tempos nos treinos oficiais.
Grip: Palavra inglesa, muito usada pelos pilotos, que significa aderência.
GP: Grande Prêmio. No calendário 2005 da F-1 está previsto um total de 19 provas.
Guard-rail: Barreira metálica de proteção utilizada principalmente em circuitos de rua.
Marcas de Pneus: A área de contato entre os pneus.
Paddock: Área dos boxes, cabines de tevê e camarotes de um autódromo.
Pit stop: Parada nos boxes, durante a corrida, para troca de pneus e/ou reabastecimento de combustível.
Pole position: Melhor colocação para a largada; lugar do piloto que fizer o melhor tempo nos treinos.
Pódio: Onde os três primeiros recebem troféu e escutam os hino do país do piloto vencedor e da equipe vencedora.
Queimar a largada: Procedimento irregular de movimento do carro antes da luz verde.
Reabastecimento: Parada para colocação de combustível.
Slick: Pneu liso, antigamente utilizado em pistas secas, hoje é proibido.
Sobreviseira: Película plástica colocada sobre a viseira do capacete. Os pilotos trocam as sobreviseiras várias vezes numa corrida, bastando arrancá-las do capecete.
Spoiler: Nome dado à asa dianteira, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro.
Stop & go: Punição que obriga o piloto a ficar parado dez segundos na saída dos boxes para depois voltar à corrida.
Superlicença: É a "carteira de motorista" do piloto de F-1, conferida anualmente. Punições podem fazer com que o piloto perca a superlicença e não possa mais competir num F-1.
Suspensão ativa: Sistema eletrônico de suspensão que mantém o carro a uma altura constante da pista, diminuindo o impacto das irregularidades da pista.
Safety car: Também chamado de carro madrinha, é o carro de auxílio que lidera a fila de pilotos na volta de apresentação, também entra na pista quando há um acidente grave e a instalação de bandeira amarela, que suspende a prova.
T-car: Carro reserva, que só pode ser usado no dia da corrida; não é utilizado nos treinos.
Telemetria: Medição do comportamento do carro, usando transmissão de dados por ondas.
Tifosi: Torcedores, em italiano. Na F-1, é como são conhecidos os torcedores da Ferrari.
Treinos livres: Sessão de treinamento que acontece na sexta-feira.
Treino oficial: O treino classificatório contará com duas sessões, uma no sábado e outra no domingo. O grid será definido pelo agregado dos tempos.
Volta de apresentação: Volta que antecede a largada, para o aquecimento dos pneus.