Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

F-1 2005
01/03/2005

Regulamento

da Folha Online

CAMPEONATO

  • Os critérios de pontuação do Mundial-2005 seguem os mesmos da temporada passada, na qual os oito primeiros somam pontos. O vencedor ganha 10 pontos; o segundo, 8; o terceiro, 6; o quarto, 5; o quinto, 4; o sexto, 3; o sétimo, 2; e o oitavo, 1.
  • O piloto campeão será aquele que somar o maior número de pontos durante o Mundial. A equipe vencedora do campeonato de construtores será aquela que terminar com a maior pontuação, somando-se os resultados obtidos por seus pilotos em cada etapa.
  • Nesta temporada, haverá 19 etapas, uma a mais do que no Mundial de 2004. O GP da Turquia, no dia 21 de agosto, em Istambul, foi incluído pela primeira vez no calendário da categoria. O GP da China encerra a temporada no dia 16 de outubro.

TREINO OFICIAL

  • Após tentar a regra que definia a pole através da soma dos tempos obtidos em dois treinos de classificação, a FIA voltou a adotar o sitema utilizado em 2004. Apenas um treino, no sábado, define as posições da corrida, marcada para os domingos. Cada piloto tem direito a apenas uma volta lançada. O mais rápido fica com a pole.

MOTOR

  • Com objetivo de reduzir a potência em troca de uma maior durabilidade, o motor deverá durar dois GPs. Se houver troca de motor antes do treino classificatório, o piloto perderá dez posições no grid. Se um novo motor for usado entre o treino e a corrida, o piloto irá para a última posição. Os pilotos que não finalizarem uma prova poderão trocar de motor para etapa seguinte, sem punição.
  • Fiscalização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo): os motores serão lacrados para garantir que nenhuma peça vital seja substituída. Após o primeiro GP, novos lacres serão colocados para que as equipes não possam mexer no motor até a prova seguinte.

PNEUS

  • As equipes terão que utilizar o mesmo jogo de pneus para os treinos de classificação e a corrida. Os pneus terão assim borracha mais dura, o que deve fazer com que os carros percam velocidade nas curvas.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).