Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia da exportação
30/03/2005

Legislação é ampla e difusa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Linha de produção da Mar Egeu (SP), que exporta seus biquínis para 25 países, incluindo Líbia, Síria e Emirados Árabes Unidos
A legislação sobre o comércio internacional é extensa, e para cada país e tipo de produto há regras diferentes. As principais normas são expedidas pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

"Fora isso, há vários acordos tarifários entre os países. As normas mais importantes que o exportador precisa saber estão na portaria nº 15 da Secex", diz o advogado especializado na área Gilberto de Castro Moreira Jr. Confira www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/leg....

Além de leis, há barreiras comerciais. As mais comuns são: 1) tarifárias (tarifas de importação e taxas que constam de compromissos internacionais); 2) não-tarifárias (restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, medidas "antidumping" e compensatórias); 3) técnicas (normas e regulamentos sanitários, fitossanitários e de saúde animal).

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).