30/03/2005
Aumentam as vendas pela internet
RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O índice do varejo on-line, publicado pela E-Consulting e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, cresceu 47% de 2003 para 2004. O público consumidor virtual, que em janeiro de 2004 era de 2,4 milhões, ultrapassava a casa dos 3,6 milhões no final daquele ano, o que representa 12% do total de usuários da internet no Brasil. A tendência é que eles sejam 6 milhões até o final de 2005.
No mundo, o índice de varejo on-line cresceu 82%. Bom para as empresas. "Tenho vários clientes exportando pela internet", diz Walter Hannemann, da Ciashop, empresa de soluções para comércio eletrônico que, além de montar o site para o cliente, integra todas as ferramentas de exportação.
Os Correios são responsáveis por 70% das entregas. Um site completo, para pequenas empresas, custa entre R$ 5.000 e R$ 10 mil. "Dá para fazer até mais barato, se tiver menos recursos", calcula Hannemann.
|