Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia da exportação
30/03/2005

Cultura oculta oportunidades

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Funcionários trabalham na confecção de sandálias da Yepp, que terceirizou a exportação e hoje vende para Suriname e Croácia
O crescimento da China no cenário mundial já chama a atenção das pequenas e médias empresas no Brasil. "Elas começam a investir em prospecção", diz Carlos Augusto Meinberg, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC).

A pauta de exportação para a China ainda é muito limitada. O forte é a soja e o minério de ferro. Alguns produtos não têm aceitação por causa da diferença cultural, como as roupas brasileiras. A CCIBC ajuda empresários a estudar as chances de seus produtos.

Uma diferença cultural, porém, pode virar oportunidade. O leite e seus derivados não constam dos hábitos alimentares chineses. Isso não impediu a fábrica de laticínios Lacto (SP e PR) de abrir seu espaço. "Levei amostras a uma feira na China e houve muito interesse", conta Elizabeth da Rocha, diretora comercial. "O governo pretende introduzir o leite longa-vida nas escolas", comemora.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).