Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia do IR
06/04/2005

Internet facilita e antecipa restituição

Preenchimento é simples e rápido; declarações enviadas pela rede são as primeiras a serem processadas

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O contribuinte não deve ter dúvida na hora de escolher o meio mais fácil, rápido, seguro e vantajoso para fazer a declaração do Imposto de Renda: é a internet.

O programa da Receita tem uma série de vantagens: importa os dados da declaração de 2004 e de outros programas (carnê-leão, por exemplo), transporta automaticamente os valores de um quadro para o outro e calcula automaticamente o imposto e os limites de deduções.

Com os dados de 2004 gravados em disquete, o contribuinte recupera automaticamente as informações da declaração de bens e de identificação (neste ano, apenas os dados sobre o endereço não serão recuperados).

Depois de fazer a declaração, basta imprimir uma cópia e revisar os dados. Se houver erros, será fácil corrigi-los. Se desejar, o contribuinte poderá imprimir várias cópias para guardá-las.

A seguir, basta enviar a declaração e gravar um novo disquete para recuperar os dados em 2006. Também é possível imprimir uma ou mais cópias do Recibo de Entrega. Tudo quase sem custo e sem sair de casa ou do escritório.

Outra vantagem: as declarações entregues pela internet são as primeiras a serem processadas. Assim, se o contribuinte tiver restituição, ele a receberá antes.

A internet ajuda o contribuinte até se ele entregar a declaração fora do prazo. Nesse caso, o programa emitirá, no ato da entrega, a notificação de multa, que é de 1% ao mês sobre o imposto devido (mínimo de R$ 165,74) e, no máximo, de 20% sobre o IR devido, ainda que integralmente pago.

Dos 20 milhões de declarações que a Receita espera receber neste ano, 19,4 milhões devem ser entregues pela internet. Isso significa que, de cada 100 declarações enviadas, 97 o serão pela internet.

Os 97% representam o mesmo índice alcançado no ano passado -18,234 milhões dos 18,775 milhões de declarações recebidas.

Para ter idéia do avanço do uso da internet, basta lembrar que, em 1997, primeiro ano em que as declarações foram enviadas pela rede, apenas 475 mil contribuintes usaram o sistema.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).