Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Libertadores
02/02/2005

História

TRADIÇÃO EM JOGO

A Libertadores é o mais importante torneio interclubes da América do Sul. Ela foi criada em 1960 com o objetivo de escolher um representante do continente para a decisão do Mundial interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões. A final entre os ganhadores da Libertadores e da Copa dos Campeões, no entanto, teve sua última edição em 2004, pois, a partir deste ano, a Fifa vai retomar seu Mundial de clubes.

Naquele ano o Peñarol foi o campeão, mas depois acabou perdendo a final do Mundial para o Real Madrid, da Espanha. Os uruguaios voltaram a ganhar a Libertadores em 1961 e só foram parados no ano seguinte diante do Santos de Pelé, que começava a fazer história.

Folha Imagem
Em 1962, o Santos de Pelé (10) foi campeão ao vencer o Peñarol
Apesar de o time uruguaio ter sido o primeiro a vencer a Libertadores, os argentinos, com 20 títulos, são os maiores ganhadores do torneio. O Independiente é o recordista, com sete conquistas, seguido pelo Boca Juniors e o próprio Peñarol, ambos com cinco.

Os clubes do Brasil somam 11 conquistas --Santos, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro ganharam duas vezes. Nas últimas três finais que alcançou --2000 (Palmeiras), 2002 (São Caetano) e 2003 (Santos) --, o futebol brasileiro acabou derrotado. A última conquista veio com o Palmeiras em 1999, quando bateu o Deportivo Cali nos pênaltis na final.

SURPRESA COLOMBIANA

Fernando Vergara/AP
Jogadores do Once Caldas festejam título em 2004
Em 2004, o Once Caldas foi derrubando um a um os favoritos e se tornou o segundo clube colombiano a triunfar na Taça Libertadores da América. A primeira agremiação da Colômbia a erguer o troféu do principal torneio interclubes da América do Sul foi o Nacional de Medellín, em 1989.

Na edição passada, a equipe de Manizales eliminou o Santos (vice em 2003), nas quartas-de-final, e o São Paulo, nas semifinais. Na decisão, o Once Caldas superou nos pênaltis o poderoso Boca Juniors, que tentava seu sexto título na competição, após dois empates --0 a 0, em Buenos Aires, e 1 a 1, em Manizales.

PRÉ-LIBERTADORES

Folha Imagem
Goleiro Marcos, campeão em 1999, defende o Palmeiras na seletiva
Para a Libertadores-05, a Conmebol criou uma fase seletiva, visando voltar ao antigo sistema com oito grupos de quatro times, em que os dois melhores avançam às oitavas-de-final. Em 2004, o torneio teve 36 times na fase de grupos, o que provocou uma fórmula confusa, pois nem todos os segundos colocados passavam à segunda fase.

Neste ano, contando-se a seletiva, a Libertadores teve um aumento no número de participantes: subiu para 38. No entanto 12 deles, sendo dois da Colômbia e um de Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, vão disputar uma etapa preliminar para tentar entrar na fase de grupos. Com isso, apenas seis times participam de fato da Libertadores.

TABU

Após sucesso na década de 90, quando viu seus clubes erguerem seis vezes a taça da Libertadores --São Paulo (92 e 93), Grêmio (95), Cruzeiro (97), Vasco (98) e Palmeiras (99)--, o Brasil pode completar neste ano um jejum de seis anos sem vitórias no principal interclubes sul-americano.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).