Folha Online  
Brasil

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Metas Sociais
31/03/2005

Antes modelo, combate à Aids sofre retrocesso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil é conhecido como referência no combate e tratamento da Aids graças à redução de 1,2 milhão de infectados pelo HIV em 2000 para 600 mil em 2004, segundo estimativas do Ministério da Saúde.

Hoje é consenso a melhoria do bem-estar dos soropositivos, mas, de acordo com o pesquisador-assistente Roberto Schwartz, da UFPA, o país retrocedeu. Nesse ritmo, diz, será inviável cumprir a meta de redução e controle do HIV/Aids.

Os casos de transmissão de mãe para filho preocupam. "Nota-se um grande aumento no número de mães portadoras do HIV", alerta Schwartz.

Entre as metas do Ministério da Saúde estão a ampliação do número de pré-natais e de testes para gestantes, campanhas de prevenção e aumento na distribuição de preservativos. O próximo e audacioso passo será a quebra de patente de medicamentos anti-retrovirais.

O governo encaminhou carta às farmacêuticas solicitando licenciamento voluntário. Caso aceitem, o Brasil pagaria royalties e produziria os medicamentos nacionalmente, reduzindo o custo do tratamento.

Nos últimos meses, a reputação da política de tratamento da Aids foi colocada à prova. Portadores do HIV e ONGs denunciaram a falta do medicamento AZT na rede pública. O Ministério da Saúde alegou atraso na entrega do fabricante de matéria-prima e providenciou o envio de cápsulas de remédios às coordenadorias estaduais de DST/Aids.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).