Folha de S.Paulo Moda
*número treze *sexta-feira, quinze de abril de dois mil e cinco
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / análise

glossário de última hora

texto Rodrigo Leão

Reposicionamento
Alteração completa na estratégia de comunicação devido a uma mudança nas características do produto ou do público-alvo.

Maior valor agregado
Eufemismo para "acho que dá pra cobrar mais caro por este treco aqui".

Ação de marketing
Expressão usada no sentido de "uma coisa que não seja propaganda normal". Em alguns casos inclui pessoas com roupas ridículas e patins.

Alinhamento internacional
Eufemismo para "fazer a campanha exatamente como a campanha internacional, mesmo que isso não tenha nada a ver com o Brasil".

Sinergia
Eufemismo para "juntar toda a grana e ver se dá pra arrumar um desconto".

Plus
Eufemismo para "um diferencial de produto que justifique a gente cobrar mais caro, sem mudar porra nenhuma". Por exemplo, uma latinha de leite condensado num formato novo, mas com o mesmo conteúdo da anterior.

Plus a mais
Eufemismo para: "Putz, dá pra cobrar bem mais caro sem mudar quase nada".

Plus a mais adicional
Eufemismo para: "Cobrando mais caro meu bônus de fim de ano vai ser show".

Fun
Em marketing quando se diz fun, entende-se "bem colorido e com um monte de modelos sorridentes porque é disso que o jovem gosta".

Energetic
Variação do Fun. Normalmente, quem fala "fun e energetic" não consegue distinguir um adolescente de uma capivara.

Brainstorming
Uma galera dando palpites sobre assuntos diversos.

Planejamento estratégico
A melhor estratégia para convencer alguém de que você é sério.

RODRIGO LEÃO é redator publicitário. Acaba de sair da W/Brasil e está gravando seu primeiro disco-solo

Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).