Folha de S.Paulo Moda
* número 16 * ano 4 * sexta-feira, 16 de dezembro de 2005
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / estilistas

Alexander McQueen



outono/inverno 2005/06

Filho de um motorista de táxi, seu nome verdadeiro é Lee. Aos 16 anos, largou os estudos e foi trabalhar para Anderson & Sheppard, na Savile Row, rua que concentra o que há de mais tradicional em alfaiataria em Londres. Nessa época, teve clientes ilustres como Mikhail Gorbachev e o príncipe Charles. Talvez venha dali uma de suas maiores qualidades: o corte perfeito e inigualável. O estilista soube usá-lo de maneira iconoclasta.

Quando abriu seu estúdio, em 1992, seu design controverso e ultrajante atraiu uma clientela pequena, mas leal, o que inclui a stylist Isabella Blow, uma de suas maiores divulgadoras -dizem até que foi ela quem o aconselhou a usar o nome do pai, Alexander. Em 1996, substituiu John Galliano na Givenchy, onde ficou até 2001. Na época, chegou a declarar que o mestre Hubert Givenchy fôra irrelevante para a moda. Mas o "bad boy" da moda inglesa mudou de idéia após sua primeira coleção para a marca. "Sei que foi um lixo", disse.

Além de suas táticas de choque, é conhecido pela inovação, que atraiu o grupo Gucci, hoje dono de 51% da marca Alexander McQueen. O estilista lançou em novembro uma linha de tênis em parceria com a Puma e uma segunda marca, McQ, de jeanswear. Quem bem interpretou sua estética foi o fotógrafo Nick Knight, numa imagem da modelo Devon Aoki vestindo um McQueen de corte extravagante, com um alfinete na testa e um olho de vidro -imagem publicada na revista "Visionaire". "A indissolúvel contradição entre beleza e destruição, inocência e violência é parte dessa realidade", disse Knight. Da realidade de McQueen também.



Nome Alexander McQueen
Idade 35
Nacionalidade Britânica
Onde desfila Paris
Estilo Cortes extravagantes e elegantes, fora dos padrões
Virada na carreira A estréia em Paris, em 2001, com um desfile surpreendentemente romântico
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).