Folha de S.Paulo Moda
* número 16 * ano 4 * sexta-feira, 16 de dezembro de 2005
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / beleza

Brinque com as cores

Sombras coloridas são os hits do verão; saiba como usar

Esqueça o monocromatismo das últimas temporadas. O verão está colorido e prova que maquiagem não é apenas um simples acessório. "Make is fashion", proclamam profissionais do mundo todo, celebrando a volta das cores às paletas.

"O que se viu no último verão europeu e americano vai se repetir agora por aqui. Olhos e bocas estão bem evidentes, recuperando com certa nostalgia uma tendência forte de décadas passadas, buscando inspiração na maquiagem glamourosa usada por estrelas de cinema que passavam o verão em Saint Tropez", aposta a maquiadora Tânia Trindade, do Red Door Salon and Spa.

Todos concordam que a brasileira ainda tem uma certa resistência em usar cores e que são mais do que adeptas do "pretinho básico" também na hora de se maquiar. "A maioria ainda prefere apostar nos tons pastel e batom cor de boca e perde a chance de usar algo que vai valorizar ainda mais", analisa o maquiador Kaká Moraes. Para ele, o verão é a melhor oportunidade para "se permitir". "O sinal está verde para se colorir. Esse colorido combina muito com a estação e com a mulher brasileira. Estava na hora de acabar com a monotonia dos verões passados."

Regrinha básica número um: menos é sempre mais. O verde ou azul que se vê no estojinho de sombra não é o mesmo que deverá estar nos olhos. As cores devem ser usadas com parcimônia, misturadas a tons mais neutros e servirem mais como coadjuvante do que como ator principal. "É preciso saber equilibrar as cores, senão fica ‘too much’. Quem quer usar cor pode optar apenas por bom delineador colorido. O resultado é bárbaro", sugere Theo.

Para o dia, todos preferem a linha mais conservadora e sugerem tons menos chamativos. "Isso vale tanto no verão quanto no inverno", diz Theo. Para ele, é à noite que a mulher deve parecer mais sexy e aí, sim, vale ousar mais. "Vale brilho, marcar mais os olhos ou a boca. O importante é saber o que se tem de mais bacana. Se forem os olhos, abuse deles."

Tânia Trindade concorda. "O importante é não querer usar tudo ao mesmo tempo. As cores estão liberadas, mas olhos e boca marcados não dão certo. Um deles precisa brilhar sozinho", sentencia.

dicas

- Quando usar sombras coloridas, uma opção para os lábios é o gloss Juicy Tubes, da Lancôme ou o brilho labial O Boticário, disponíveis em tons delicados

- Marcas como Chanel (Les Blue Notes), Shiseido (Flora and Fauna) e Bourjouis (Les Pastels) têm estojos de sombras com cores que combinam entre si. É só usar a criatividade

- A marca M.A.C. tem tons lindos de sombra. Aposte no lilás (Satin) e verde (Meadowland)

- A linha Faces, da Natura, ganhou uma edição limitada de sombras com embalagens em papel e supercoloridas. Entre os destaques, a sombra Coral Vibrante, que tem um leve brilho

por Mariliz Pereira Jorge
fotos Luis Crispino
beleza Theo Carias
modelo Chris Hermann (Marilyn)

veja a galeria
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).