Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bento 16
19/04/2005

Novo papa veste paramentos para abençoar Roma e o mundo

da Folha Online

Após vencer o conclave, o novo papa tem, como seu primeiro ato oficial, vestir os tradicionais paramentos para acenar para multidão na praça São Pedro e fazer o pronunciamento da mensagem do "urbi et orbi" [que significa "para a cidade e para o mundo"], abençoando a cidade de Roma e o mundo.

Ao ser apresentado ao mundo na sacada principal da basílica com vista para a praça São Pedro, ele já aparece vestido com os trajes brancos tradicionais de seda e lã e com o solidéu (gorro) na cabeça.

As vestes do novo papa foram confeccionadas na loja do alfaiate Filippo Gammarelli, 63, que fica em uma rua de paralelepípedos atrás do Panteão de Roma.

Representante da quinta geração da célebre família de alfaiates do clero católico, ele costurou três versões da veste --tamanhos pequeno, médio e grande, capazes de vestir desde o mais magro até o mais corpulento dos cardeais.

O passo seguinte do novo papa é celebrar uma missa que marcará o início de seu pontificado. Nessa ocasião, ele recebe o pálio, uma faixa (estola) de lã branca, decorada de duas pontas pretas, que cai sobre os ombros e se sustenta com uma agulha de ouro.

O novo papa tem também o direito a um anel, chamado de "anel do pescador", em referência a Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja Católica. A peça de ouro traz em relevo a figura do apóstolo Pedro pescando no barco com uma rede e o nome do novo papa gravado.

O anel de João Paulo 2º foi destruído após sua morte pelo camerlengo espanhol Eduardo Martínez Somalo. O camerlengo é o cardeal que governa interinamente a igreja, entre a morte de um papa e a eleição do seguinte.

O novo anel é dado ao papa eleito pelo camerlengo durante a cerimônia em que o novo pontífice será consagrado. No caso de João Paulo 2º, essa solenidade ocorreu cinco dias depois de sua eleição e foi simples, ao contrário do que ocorria no passado, quando os papas eram coroados como reis com bastante pompa.

Também é o camerlengo que apresenta ao novo papa os aposentos papais, que foram fechados após a morte de João Paulo 2º.

Especial
  • Veja o que já foi publicado os paramentos da Igreja Católica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).