Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bento 16
19/04/2005

Atento à simbologia, Ratzinger adota o nome de Bento 16

da Folha Online

O novo papa pode escolher livremente o nome pelo qual será chamado por mais de 1 bilhão de católicos no mundo inteiro. O costume é homenagear papas anteriores, mudando apenas o numeral. O alemão Joseph Ratzinger decidiu se chamar Bento 16.

Antes de Ratzinger, o italiano Giacomo della Chiesa foi o último papa a adotar o nome Bento. Entre 1914 e 1922, ele foi Bento 15. O papa Bento 14, por sua vez, foi Prospero Lambertini, eleito em 1740.

Bento 15 foi importante por fazer diversas tentativas, fracassadas, para negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial, tendo o Vaticano sido excluído das negociações de paz no final do confronto. Ele ficou conhecido como o "Papa da Paz".

Após o armistício de 1918, Bento 15 dedicou-se à reforma administrativa da igreja, com o intuito de a adaptar ao novo sistema internacional emergente. No geral, seu pontificado foi considerado de abertura ao diálogo.

O primeiro papa a escolher o nome Bento era romano e foi eleito sumo pontífice em 574. Bento 1º virou santo e seu dia é comemorado em 7 de julho.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).