Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Karol Wojtyla perdeu a mãe com 9 anos e foi criado pela madrinha

da Folha Online

Reuters
Karol Josef Wojtyla, após a primeira comunhão
Karol Josef Wojtyla, após a primeira comunhão
Karol Josef Wojtyla, conhecido como João Paulo 2º desde sua eleição ao papado em 1978, nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma aldeia polonesa, a cerca de 50 km da Cracóvia. A cidade, ainda hoje, com cerca de 7.000 habitantes, conserva os traços de sua origem medieval.

Com um mês de vida, Wojtyla, ou Lolek, como foi apelidado por sua mãe, foi batizado pelo padre Franciszek Zak de acordo com a fé católica. Mesmo católicos praticantes, os Wojtylas não eram anti-semitas como muitos poloneses.

Filho de Emilia Kaczorowska, uma costureira lituana, e de Karol Wojtyla, um tenente do Exército polonês, Lolek ainda tinha um irmão quinze anos mais velho, Edmund, e uma irmã, Olga, que morreu com poucos dias de vida, em 1914, antes mesmo dele nascer.

Sua mãe morreu quando ele tinha apenas 9 anos, de inflamação no coração e nos rins. A partir de então, ele ficou aos cuidados de sua madrinha, Maria Wjadrowska.

Três anos depois, seu irmão mais velho, Edmund, um médico, morreu de escarlatina, que contraiu de um paciente. A morte do irmão foi um golpe duro para o pequeno Karol, pois Edmund era tido pelo menino como um grande ídolo. Era ele o seu companheiro de diversões e dos jogos de futebol.

Aos 21 anos, Lolek perdeu o pai, sendo o único Wojtyla vivo. Dez anos após da morte de sua mãe, Wojtyla escreveu um poema dedicado a ela, aqui, em tradução livre*:

Sobre tua branca tumba
brotam as flores brancas da vida
Oh, quantos anos já se passaram
sem estar contigo? Quantos anos?
Em tua branca tumba agora fechada há tanto tempo
algo parece se erguer:
inexplicável como a morte.
Sobre tua branca tumba, mãe,
meu amor sem vida.

* Papa João Paulo 2º - Uma lição de vida na luta pela paz; Publifolha, 2003


Na época de escola, ele era um excelente aluno --chegava a chamar a atenção de seus professores-- e um ótimo atleta --esquiava, praticava alpinismo, remo, patinação no gelo e natação.

Reuters
Papa recebe em 2003 camisa de jogador da seleção polonesa de futebol
Papa recebe em 2003 camisa de jogador da seleção polonesa de futebol
Um dos melhores amigos de Wojtyla na infância era Jerzy Kluger, um judeu. Era na casa dele que, quando criança, Lolek passava horas sentado na cozinha ouvindo história sobre Grécia, Roma e Polônia do sr. Kluger.

Amigos lembram que Wojtyla começou a jogar futebol com seu pai, em sua casa, com uma bola de pano. No colégio, ele era o goleiro. Recebeu, inclusive, de seus colegas, o apelido de Martyna, um craque polonês da época.

Embora adepto de esportes, mostrava-se introvertido e reservado. Muitas vezes abandonava as brincadeiras com os amigos e se recolhia para o quarto para ler e estudar.

AP
Wojtyla (centro) aos 19 anos, na construção de um campo militar na Polônia, com amigos
Wojtyla (centro), aos 19 anos, na construção de um campo militar na Polônia, com amigos
Aos 9 anos fez a Primeira Comunhão. Terminados os estudos do ensino médio na escola Marcin Wadowita de Wadowice, matriculou-se em 1938 na faculdade de literatura e filosofia da Universidade de Jagellónica de Cracóvia e em uma escola de teatro.

Foi na universidade que teve sua primeira namorada. Danuta Michalowska teria sido seu "primeiro amor", com quem, porém, não teria passado de um beijo na mão enluvada.

Com a ocupação nazista na Polônia, a universidade foi fechada, em 1939, e Wojtyla teve de trabalhar em uma pedreira e em uma indústria química para evitar a deportação para a Alemanha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a vida de Karol Wojtyla

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).