Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Saiba como é o processo de canonização

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

O que é

A canonização, processo que leva alguém a ser considerado santo, é burocratizada e pode levar décadas. O candidato deve provar virtudes heróicas e poder para conceder graças (milagres).

19.mai.2002/Folha Imagem
Missa de canonização de Madre Paulina
João Paulo 2ª na missa de canonização de madre Paulina
O sucesso da causa depende da dedicação do postulador, "advogado" do candidato. Ele deve documentar o processo, buscar testemunhos e demonstrar supostos milagres. O candidato que vence etapas do processo muda de"status". No começo, é um servo de Deus. Depois, venerável, quando o papa reconhece virtudes heróicas, Vira beato quando se reconhece que realizou um milagre e, enfim, santo quando um novo milagre é reconhecido.

1º passo

Começa na diocese em que o candidato realizou sua principal obra. São reunidos escritos do candidato e documentos sobre sua vida e testemunhos de pessoas que receberam graças e que eventualmente conviveram com ele. O processo vai para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Lá, passa por três comissões (Histórica, dos Consultores Teólogos e Congregação de Cardeais e Bispos).

Aprovado, segue para o papa, que edita decreto reconhecendo que o candidato é venerável (exerceu em grau heróico as virtudes de fé, esperança, caridade, prudência, justiça, temperança e fortaleza), status do frei Galvão.

2º passo

O passo seguinte é demonstrar o suposto milagre. Os postuladores devem escolher um caso e demonstrar que a intervenção do candidato foi fundamental. O milagre mostra que ele está ao lado de Deus e pode interceder a favor de seus fiéis. A maioria dos supostos milagres são curas.

Para levar à beatificação, a cura deve ser instantânea, perfeita, duradoura e não explicável cientificamente. Depois de médicos do país emitirem pareceres, há uma consulta no Vaticano, da qual participam em geral cinco médicos.

3º passo

Reconhecido o milagre pela Congregação Ordinária de Cardeais e Bispos, o papa decreta o candidato beato, status do padre José de Anchieta e da madre Paulina (1865-1942) [considerada a primeira santa brasileira. Um beato pode ser objeto de culto público em locais determinados.

Também temos de substituir a legenda da foto:

João Paulo 2º, durante missa de canonização de madre Paulina, em 2002.
4º passo

A fase seguinte é a demonstração de mais um milagre realizado após a beatificação. O processo obedece às fases do suposto milagre anterior. Se aprovado, o papa edita o decreto de canonização. O agora santo pode ser cultuado em todo o planeta.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre canonização

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).