Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Papados mais longos

da Folha Online

Pio 9º (Giovanni Mastai Ferretti)
31 anos, 7 meses e 17 dias (1846-78)
Restabeleceu a hierarquia católica na Inglaterra e na Holanda. Proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Reuniu o Concílio Ecumênico Vaticano 1º, no qual definiu a infalibilidade do papa. Combateu o liberalismo, condenou o panteísmo, o racionalismo, o nacionalismo, o comunismo, a maçonaria e as religiões liberais.

Leão 13 (Gioacchino Pecci)
25 anos, 4 meses e 17 dias (1878-1903)
Como o Estado Pontifício fora suprimido, vivia como prisioneiro no Vaticano. Escreveu várias encíclicas. A principal foi "Rerum novarum", pela qual quis conciliar empregados e empregadores, foi o ponto de partida e de referência das posteriores encíclicas sociais. Abriu ao público a biblioteca do Vaticano. Celebrou o 22º ano santo (1900), quando a Basílica de São Pedro foi iluminada por luz elétrica pela primeira vez. Foi o primeiro papa a se deixar filmar.

Pio 6º (Giannangelo Braschi)
24 anos e 6 meses (1755-99)
Seu pontificado ficou marcado por graves dificuldades surgidas como consequência da Revolução Francesa e do Iluminismo. Foi preso e deposto pelas tropas napoleônicas. Nomeou uma comissão para julgar os jesuítas, que foram considerados inocentes.

Adriano 1º (nome original desconhecido)
23 anos, 10 meses e 16 dias (772 - 795)
Fortaleceu as muralhas de Roma e restaurou seus antigos aquedutos. Empreendeu uma política de hostilidade aos lombardos, a quem venceu com o apoio de Carlos Magno. Com a simpatia deste, chegou a conquistar dois terços da Itália. Teria mandado construir a estátua de ouro da tumba de são Pedro.

Pio 7º (Gregorio Luigi Barnaba Chiaramonti)
23 anos e cinco meses (1800-23)
Excomungou Napoleão, que o prendeu. Depois, com a derrota francesa no Egito, firmou acordo entre a França e a Santa Sé. No Congresso de Viena, foi devolvido o Estado Pontifício usurpado por Napoleão. Em 1814, restaurou a Companhia de Jesus, suprimida em 1773.

Alexandre 3º (Orlando Bandinelli)
21 anos, 11 meses e 10 dias (1159-81)
Deu nome a Alexandria. Devido à oposição ao imperador alemão Frederico, foi obrigado a se refugiar na França por alguns meses. No Concílio 3º de Latrão, foi decidido que o papa seria eleito por dois terços dos votos dos cardeais. Reservou-se ao papa a faculdade de canonizar.

Silvestre 1º (nome original desconhecido)
21 anos, 11 meses (314-335)
A consolidação do império cristão é creditada a ele, devido à coincidência temporal com o reinado de Constantino. Instituiu o domingo como feriado. Mandou construir a Igreja do Latrão e a Basílica de São Pedro, ambas em Roma.

Leão 1º (nome original desconhecido)
21 anos, 1 mês e 2 dias (440-461)
Combateu as heresias. Escreveu obra sustentando a dupla natureza, divina e humana, de Cristo. Consolidou o primado romano: assim como Pedro, o papa deveria assumir a responsabilidade por toda a igreja. Em 451, quando os hunos assolaram o norte da Itália, conseguiu que Átila firmasse um acordo de paz. Com isso, o papa passou a ter grande prestígio.

Urbano 8º (Maffeo Barberini)
20 anos e 10 meses (1623-44)
Durante a Guerra dos 30 Anos (1618-1648) entre Prússia e França, manteve-se em posição neutra e não se manifetou quando o cardeal francês Richelieu se aliou ao rei Gustavo Adolfo da Suécia, país de maioria luterana. Isso fez com que a Igreja Católica perdesse grande número de fiéis para o protestantismo.

Leão 3º (nome original desconhecido)
20 anos e 5 meses (795-816)
De origem modesta, sofreu forte oposição dentro da igreja e da nobreza. No Natal do ano 800, coroou imperador Carlos Magno, dando início ao Sacro Império Romano Germânico. Fundou a Escola Palatina, que viria a se tornar a Universidade de Paris.

Clemente 11 (Giovan Francesco Albani)
20 anos e 4 meses (1700-21)
Lutou contra o jansenísmo, doutrina do teólogo holandês Jansênio sobre a capacidade moral do homem, que foi adotada na abadia de Port Royal, na França. O local acabou destruído.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre outros papas

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).