Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Polêmicas marcaram o fim do pontificado

da Folha Online

João Paulo 2º iniciou seu pontificado com a crítica aos governos socialistas do Leste Europeu, postura essa explícita na encíclica "Slavorum Apostoli" (Os Apóstolos do Eslavos), de 1985.

Depois, voltou-se contra o homossexualismo, o aborto ou qualquer prática contracepcional mesmo para o caso de prevenção à Aids. Também condenou a fecundação artificial, a manipulação genética e a eutanásia, teor das encíclicas "Veritatis Splendor" (Esplendor da Verdade), de 1993, e "Evangeli um Vitae" (Evangelho da Vida), de 1995.

Reuters
Papa manda mensagem de perdão aos que sofreram abuso sexual de religiosos
Papa manda mensagem de perdão aos que sofreram abuso sexual de religiosos
Nos últimos anos, viu a Igreja Católica ter sua imagem manchada por denúncias de pedofilia envolvendo sacerdotes

Em julho de 2002, disse que o abuso aos jovens causava "tristeza e vergonha" à igreja. Porém, meses depois, rejeitou uma proposta de tolerância zero, com duras penas aos acusados, e apontou os casos como um sintoma grave da crise que afeta não apenas o catolicismo, mas a sociedade como um todo.

Confira alguns casos:

01.fev.2001 - O padre Marco Gamba é condenado em Turim, norte da Itália, a quatro anos e meio de prisão, após a polícia descobrir em sua casa cerca de 4.000 fotos pornográficas, com cenas de pedofilia. O religioso também teve contato sexual com dois jovens da paróquia.

22.mar.2002 - O reverendo Frederick Ryan, da diocese de Boston (EUA), torna-se o décimo padre americano suspenso no ano. Ele teria embriagado Garry Garland há quase 25 anos para molestá-lo e fotografá-lo, então com 16 anos.

5.abr.2002 - O padre Don Rooney, 48, que respondia a processo por abuso sexual de meninas durante mais de 20 anos, é encontrado morto em Cleveland (Ohio). A polícia local apontou indício de suicídio.

9.abr.2002 - O padre Alfieri Eduardo Bonpani, 57, foi detido por atentado violento ao pudor, por assediar pelo menos sete menores, com idades entre 9 e 17 anos, que eram atendidos por ele em suas obras assistenciais. Dez dias depois, conseguiu habeas corpus.

9.abr.2002 - Imprensa americana divulga que pelo menos 26 crianças foram vítimas de abuso sexual pelo padre Paul Shanley. Advogado de uma das vítimas acusa a Arquidiocese de Boston de acobertar abusos desde 1967.

11.abr.2002 - A polícia de Ouro Preto (96 km de Belo Horizonte) prende o padre Bonifácio Buzzi, 41, da diocese de Mariana, acusado de pedofilia a A.L.A.M., 11. Ele estava em liberdade condicional, condenado 13 anos antes por molestar sexualmente dois meninos (de 5 e 11 anos), vítimas de violência familiar e dependência química, que moravam na paróquia.

18.abr.2002 - A Igreja Católica decide pedir ajuda a pedagogos e psicólogos na formação de padres em assembléia geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), para evitar o surgimento de casos de pedofilia e de abuso sexual envolvendo religiosos.

22.abr.2002 - O padre Robert Schaeufele, de Hudson (Flórida), renuncia ao cargo, após ser acusado de pedofilia.

2.mai.2002 - O padre Juvenil Paulo de Araújo, 40, é afastado de suas funções após acusação de abusar de um adolescente e desviar recursos de sua paróquia em Belo Horizonte.

4.mai.2002 - O padre Paulo Sérgio Maria Barbosa, 40, de Corumbataí (202 km de SP), é flagrado com um adolescente de 14 anos dentro de um carro da arquidiocese de Piracicaba, num canavial.

17.mai.2002 - Afastado da igreja por acusação de abuso sexual a jovens no Estado de Connecticut (EUA), o padre Alfred Bietighofer, 64, suicida-se num instituto psiquiátrico em Maryland.

26.jun.2002 - O padre queniano Peter Kiare, 41, é detido em Nova York, onde era missionário, por acusação de abusar sexualmente de um menor de 12 anos.

22.out.2002 - A Justiça argentina decreta a prisão de Julio Grassi, 46, presidente da fundação de ajuda a menores abandonados Crianças Felizes, sob acusação de pedofilia. O padre é famoso por atender a mais de 6.300 crianças e aparecer com freqüência na TV.

12.dez.2002 - Afastado da igreja desde 2000, John Banko, 56, torna-se o primeiro sacerdote em Nova Jersey a ser condenado por crime sexual. Abusou de um coroinha há 30 anos.

Mar.2003 - O padre Tarcisio Tadeu Spricigo, 46, é condenado a dez anos de prisão por atentado violento ao pudor. Abusara três anos antes de um menino para quem dava aula de música em Agudos (325 km a noroeste de São Paulo).

20.mai.2003 - O vigário da paróquia de São João do Triunfo (PR), padre Jacinto César Parachuk, 35, foi preso em flagrante por molestar um garoto de 14 anos.

26.mar.2003 - O ex-padre canadense Hugh Vincent MacDonald, 80, enfrenta 22 denúncias de agressão sexual e atentado ao pudor acontecidos em 1967, feitas por 14 pessoas, e outra de violação, e 1961.

2.mai.2003 - O ministro extraordinário de eucaristia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Saltinho (173 km a noroeste de São Paulo), Luiz Teixeira, 58, cumpre prisão cautelar de dez dias sob acusação de ter molestado pelo menos três crianças.

23.mai.2003 - O sacerdote Jacques Daheron, 67, é condenado em Paris a seis anos de prisão, por violar e agredir sexualmente três menores.

18.jul.2003 - O padre Wincenty P., 39, foi condenado a 20 meses de prisão por obrigar cinco jovens, menores de 15 anos, a manter relações sexuais com ele numa paróquia próxima de Lezyca, centro da Polônia, entre 1998 e 99.

23.ago.2003 - O ex-sacerdote americano John Geoghan, 67, é morto em uma suposta briga na prisão em Shirley (Massachusetts), onde cumpria seis anos de pena por ter molestado um garoto.

9.set.2003 - A Arquidiocese de Boston, em Massachusetts (EUA), chega a um acordo de US$ 85 milhões com 542 pessoas, que alegavam ter sofrido abuso sexual por padres.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casos de abuso sexual por membros da igreja

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).