Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Papa teve papel importante no fim da Guerra Fria e em outros conflitos internacionais

da Folha Online

O papa João Paulo 2º foi um dos homens que mais trabalhou para encerrar a Guerra Fria no final do século passado. A importância do papa foi tanta para a geopolítica da época que o ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov chegou a responsabilizá-lo pelo fim dos regimes socialistas do Leste Europeu.

AP
Papa em encontro com Mikhail Gorbatchov no Vaticano
Papa em encontro com Mikhail Gorbatchov no Vaticano
"Pode-se dizer que tudo o que aconteceu na Europa Oriental nos últimos anos teria sido impossível sem os esforços do papa e o enorme papel, inclusive político, que ele desempenhou na arena mundial", disse Gorbatchov.

O encontro entre João Paulo 2º e Gorbatchov, em 1989, no Vaticano, foi o primeiro entre um papa e um secretário-geral do PC (Partido Comunista) soviético. À época, foi considerado mais um indício de que a Cortina de Ferro começava a ruir.

De fato, os primeiros dez anos de pontificado de João Paulo 2º tiveram como marca sua luta obstinada contra o comunismo na Polônia.

Suas críticas ao comunismo serviram de inspiração aos poloneses quando criaram o sindicato Solidariedade --do líder operário Lech Walesa--, em 1980, dois anos depois de ele ter se tornado papa.

Reagan

A igreja ocupou lugar de destaque nos projetos do governo do presidente americano Ronald Reagan (1981-89) para combater o comunismo e os movimentos de traços marxistas nas Américas.

AP
Papa e o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan
Papa e o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan
De acordo com o livro "Sua Santidade João Paulo 2º e a História oculta de nosso tempo", de Carl Bernstein e Marco Politi, o codinome dado pela CIA (inteligência dos EUA) à Igreja Católica na América Central era "a Entidade".

O livro relata, por exemplo, que o papa ordenou que fosse engavetadado o relatório elaborado pelo Vaticano que criticava duramente a Iniciativa de Defesa Estratégica de Reagan ("Guerra nas Estrelas").

Até a Guerra do Golfo (1991), após a queda do comunismo na Europa central e oriental, o papa ou a igreja jamais se opuseram a um único aspecto importante das diretrizes dos EUA.

Silêncio e críticas

Reuters
João Paulo 2º cumprimenta Fidel Castro em Cuba
João Paulo 2º cumprimenta Fidel Castro em Cuba
Internacionalmente, o papa participou ainda de episódios polêmicos. Em visita ao Chile em 1987, o papa decepcionou organizações de esquerda por não criticar abertamente o regime ditatorial de Augusto Pinochet (1973-90).

Em 1998, João Paulo 2º passou cinco dias em Cuba e foi recebido pelo ditador Fidel Castro --fato criticado pelas comunidades cubanas da Flórida.

O encontro ocorreu depois de o papa criticar duramente o regime cubano afirmando que Castro fazia uma "revolução de ódio".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papel do papa em conflitos internacionais

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).