Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
01/11/2005

Conheça as principais organizações religiosas

da Folha Online

As organizações religiosas surgidas na Idade Média, como as ordens, congregações e sociedades, foram formadas por sacerdotes que buscavam o isolamento para se dedicar mais às atividades religiosas. Os integrantes dessas organizações não participam da administração do Vaticano nem dos negócios da igreja.

Uma das diferenças das organizações religiosas é que seus integrantes podem ser homens comuns da sociedade. Ou seja, não precisam necessariamente serem ordenados sacerdotes.

Folha Imagem
Monges beneditinos rezam, cantando em gregoriano para preparação de missa em SP
Monges beneditinos rezam, cantando em gregoriano para preparação de missa em SP
Há relatos da existência de organizações religiosas compostas por homens casados e também de instituições mistas --com homens e mulheres. Nos dias atuais, tais instituições são compostas quase que exclusivamente por homens solteiros, sendo que muitos são sacerdotes da Igreja Católica.

O aparecimento dessas organizações facilitou o trabalho de cristianização do mundo rural. Nos tempos medievais, houve uma expansão de grupos monásticos e aparecimento de grupos de frades mendicantes.

As organizações têm a sua própria hierarquia e títulos. Esses cargos tomados em conjunto constituem o clero e no rito ocidental só podem ser ocupados, normalmente, por homens solteiros.

As instituições mais antigas são as dos Beneditinos e dos Franciscanos, que possuem monastérios e conventos, objetivos e devoções diferenciados.

Saiba mais sobre as principais organizações religiosas:

Reuters
Irmãos franciscanos, em gruta na Igreja da Natividade, em Belém (Cisjordânia)
Irmãos franciscanos, em gruta na Igreja da Natividade, em Belém (Cisjordânia)
Franciscanos: ordem criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o evangelho. Não era uma ordem clerical --composta por sacerdotes. O próprio são Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo. Desde o início, muitos sacerdotes entraram para a ordem. Mais tarde, devido às necessidades da igreja, a maioria dos frades passou a se ordenar. Mas até hoje a ordem possui frades sacerdotes e não sacerdotes, cada um exercendo a sua função.

Clarissas: ordem religiosa feminina por são Francisco: a Ordem de Santa Clara. A primeira religiosa franciscana foi a jovem Clara Offreduccio, mais tarde chamada de santa Clara de Assis. As irmãs clarissas vivem um estilo de vida contemplativa, sendo enclausuradas. Não têm, normalmente, uma atividade pública no meio do povo, dedicando-se mais à oração, à meditação e aos trabalhos internos dos mosteiros.

Jesuítas: ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola no século 16, também conhecida pelo nome de Companhia de Jesus. Em 1539, Inácio e companheiros decidem formar uma união permanente, fazendo um voto de obediência a um superior, em adição aos votos de pobreza, castidade e obediência. Em 1540, o papa Paulo 3º aprova o plano de uma nova ordem e Loyola foi escolhido o supervisor-geral dos jesuítas. A Companhia de Jesus se desenvolveu rapidamente e se espalhou pelo mundo.

Folha Imagem
Freiras da ordem carmelitas, em São Paulo
Freiras da ordem carmelitas, em São Paulo
Carmelitas: seu nome é uma referência ao local Monte Carmelo --cadeia de montanhas localizado na Palestina--, berço da Ordem do Carmo, surgida por volta de 1200. Em 1562, santa Teresa D’Ávila reformou o Carmelo Feminino e, em 1568, com a ajuda de são João da Cruz, reformou também o ramo masculino, nascendo assim, a Ordem dos Carmelitas Descalços.

Entre os princípios dos carmelitas está a simplicidade, com a busca da solidão e da oração, e seguindo Jesus.

Beneditinos: a Ordem de São Bento foi fundada na Itália por são Bento de Núrsia (480-547). Os primeiros beneditinos a chegar ao Brasil saíram de Portugal em 1581 e se instalaram em Salvador (BA). Os monges beneditinos chegaram à São Paulo em 1598. O frei Mauro Teixeira foi o primeiro beneditino a chegar à São Paulo. Após a morte de seus familiares pelos índios tamoios, num ritual de canibalismo, ele entrou no Mosteiro de São Bento da Bahia. Em seguida, foi enviado para São Paulo para formar o núcleo inicial da presença dos beneditinos na cidade.

Maristas: congregação criada por são Marcelino Champagnat Marcelino José Bento Champagnat, na França. Aos 27 anos, o então padre Marcelino criou a "Congregação dos Irmãozinhos de Maria", berço dos Irmãos Maristas. Os primeiros irmãos eram jovens camponeses, a maioria entre 15 e 18 anos de idade. Mais tarde, ele abriu escolas em pontos distantes da França. A missão dos maristas é "tornar Jesus Cristo conhecido e amado". Entre os pontos da concepção marista estão a simplicidade, o espírito de família, o amor ao trabalho e a devoção a Maria.

Outras organizações:

- Irmãos Rogacionistas

- Ordem dos Salvatorianos

- Irmãos Dominicanos

- Ordem dos Salesianos

- Irmãs Paulinas

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ordens religiosas

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).