Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Conheça as principais festas litúrgicas da Igreja Católica

da Folha Online

Nas suas três grandes festas litúrgicas --Natal, Quaresma e Páscoa--, a Igreja Católica promove uma série de eventos religiosos, como missas especiais, vigílias e orações, com o objetivo de reunir os seus fiéis em torno da celebração da fé cristã e do aprofundamento dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo. Confira abaixo as origens e o significado de cada uma delas.

Natal

AP
Papa observa presépio no Vaticano, às vésperas do Natal de 2004
Papa observa presépio no Vaticano, às véspera do Natal de 2004
Festa cristã que comemora no dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus Cristo. Embora o Natal seja considerado o evento cristão socialmente mais importante junto com a Páscoa, do ponto de vista litúrgico e canônico não se trata de uma celebração fundamental. Motivo: não há registo na Bíblia Sagrada que algum apóstolo ou grupo de cristãos tenha realizado uma festa em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo. Especula-se que a instituição do Natal a partir do século 5 foi um pretexto da Igreja Católica para proibir e cristianizar as festas pagãs realizadas no solstício de inverno. Nas línguas latinas, Natal provém de "natividade", ou seja, nascimento. Já nas línguas anglo-saxônicas o termo utilizado é Christmas, que significa literalmente "missa de Cristo". Em alemão, Weihnachten, cujo significado é "noite bendita". Nos dias de hoje, o Natal --caracterizado pela troca de presentes entre amigos e parentes-- tornou-se o feriado mais rentável para lojas e estabelecimentos comerciais.

Quaresma

Tempo em que a Igreja Católica relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto e convida seus fiéis a um período de privação, penitência e meditação. A Quaresma antecede a celebração da Páscoa e dura 40 dias: começa na quarta-feira de Cinzas e se estende até o domingo de Ramos (domingo anterior à Páscoa). Durante a quaresma, os católicos não comem carne às sextas-feiras. Sua cor litúrgica é o roxo, que significa luto e penitência. De acordo com a igreja, neste período os católicos devem voltar-se a escutar a palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. O início da Quaresma data desde o século 4, com a prática do jejum e da abstinência.

Páscoa

Reuters
Cerca de 100 mil fiéis assistem à missa de Páscoa, na praça São Pedro, em 2001
Cerca de 100 mil fiéis assistem à missa de Páscoa, na praça São Pedro, em 2001
Festa litúrgica mais importante para os católicos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O tempo pascal compreende os 50 dias entre o domingo da ressurreição até o domingo de pentecostes. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a 1ª lua cheia que cai no dia 21 de março ou depois. Não ocorre antes de 22 de março e nem depois do dia 25 de abril. Como o calendário judeu é baseado na lua, a Páscoa passa a ser móvel no calendário cristão. Para os católicos, Deus teria designado a morte de seu filho no dia da páscoa judaica para criar um paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus Cristo. Nas missas realizadas nos oito domingos deste tempo, a leitura da palavra de Deus está organizada com o intuito de mostrar essa intenção divina. O primeiro livro é sempre dos Atos dos Apóstolos, a história da igreja primitiva, que viveu e difundiu a Páscoa do Senhor Jesus. Já a segunda leitura segue de acordo com os ciclos: a primeira carta de são Pedro, a primeira carta de são João e o livro do Apocalipse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a liturgia cristã

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).