Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Entenda o significado da missa católica

da Folha Online

Cercada de simbolismos, a missa representa o ápice do catolicismo. Durante a cerimônia litúrgica, os católicos oferecem o corpo e o sangue de Jesus Cristo (representados pelo pão e o vinho) nos altares da igreja e celebram o sacrifício de Cristo no calvário.

AP
Papa João Paulo 2º abençoa fiéis em missa na Basílica de São Pedro, em 2004
Papa João Paulo 2º abençoa fiéis em missa na Basílica de São Pedro, em 2004
Existem várias modalidades de celebração da eucaristia, como a Missa em Ação de Graças, a Missa de Réquiem, as Missas Campais e a Missa Solone.

A Missa em Ação de Graças, na qual o devoto solicita ao sacerdote que seja celebrada uma missa por uma graça alcançada. A Missa de Réquiem, onde o celebrante roga a Deus pela alma daquele que faleceu com o corpo presente ou por períodos de falecimento, sétimo dia, 30 dias e daí por diante de ano em ano. As Missas Campais, celebradas em grandes áreas abertas para concentração de grandes multidões. A Missa Solene, esta geralmente celebrada por um conjunto de celebrantes seguindo a hierarquia católica.

A reunião também pretende adorar e glorificar a Deus; agradecer a Deus os benefícios recebidos, obter de Deus o perdão dos pecados e pedir a Deus graças e favores.

AP
Papa em liturgia eucarística, em missa na Guatemala
Papa em liturgia eucarística, em missa na Guatemala
A liturgia da missa assumiu o modelo que apresenta atualmente a partir do século 2. No rito romano, a missa possui duas grandes partes principais e duas acessórias, igualmente indispensáveis. As principais são a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Antes da primeira e após a segunda, seguem os Ritos Iniciais e os Ritos Finais.

Fazem parte dos Ritos Iniciais a Entrada, a Saudação, o Ato Penitencial, o Kyrie, o Glória e a Oração da Coleta.

Dirigida pelo sacerdote e ministros, a missa é iniciada com o canto de entrada, seguido da saudação da igreja aos fiéis e do sinal-da-cruz.

Divisão da Missa

Ato penitencial

Ato de arrependimento, de reconhecimento e confissão dos pecados a Deus e a comunidade. Momento de reconciliação com Deus e os irmãos.

Kyrie (Hinos de Louvor)

Canto para aclamar o Senhor e implorar a sua misericórdia. Ocasião em que os fiéis elevam o coração em louvor, adoração e graças ao Senhor.

Glória

O Glória deve ser cantado aos domingos (exceto durante o Advento e a Quaresma), nas solenidades e nas festas. O hino do Glória faz parte do ordinário da missa.

Oração da Coleta

Momento de silêncio, em que o celebrante convida cada participante da cerimônia religiosa a se colocar na presença de Deus e fazer a sua oração particular.

Liturgia da Palavra

Na homilia, o sacerdote apresenta a palavra de Deus. Ordinariamente, há uma leitura do Novo ou do Antigo Testamento, seguida pelo salmo, que precede o Evangelho. Após o sermão, a igreja faz uma oração conjunta.

Liturgia Eucarística

Ponto alto da celebração. Para a Igreja Católica, a comunhão torna o corpo de Cristo presente. A hóstia pode ser recebida nas mãos ou na boca, sendo que a mão que recebe a hóstia não deve ser a mesma que a leva à boca.

Oração Eucarística

Marca o final da celebração eucarística, quando os fiéis pedem a Deus as graças necessárias para se viver no dia-a-dia tudo que se manifestou perante a assembléia.

Ritos Finais

O rito de encerramento da missa possui três elementos: a saudação do padre, a bênção e a despedida. Em latim, é dito "Ite, Missa est", que significa "Ide, tendes uma bênção e uma missão a cumprir". Nas considerações finais, o padre também dá os avisos à comunidade --sugere-se, então, que foi assim que a "sacolinha" surgiu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre missa católica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).