Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Igreja influenciou artes e cultura desde a Idade Média

da Folha Online

A Igreja Católica foi a instituição religiosa que mais influência exerceu sobre as artes plásticas, arquitetura e literatura. Na Idade Média, a igreja controlou toda a produção artística e cultural, graças ao forte poder político e econômico que possuía em Roma.

Com a invasão bárbara, houve um período de estagnação cultural no período. Contudo, a igreja conseguiu preservar as bibliotecas dos mosteiros dos ataques bárbaros e os monges foram os únicos que mantiveram a tradição da leitura e da escrita.

Folha Imagem
Capela gótica contruída no século 9, em Oviedo
Capela gótica contruída no século 9, em Oviedo
Para demonstrar a fé católica, a igreja cobriu o Ocidente de tempos religiosos, especialmente entre os anos 1060 e 1150. O estilo arquitetônico predominante foi o românico e, depois, o gótico, evolução que representou na época uma das principais renovações artísticas.

As igrejas construídas no estilo românico se pareciam muito com castelos medievais e tinham uma decoração bastante simples --geralmente enfeitadas apenas com alguns capitéis sobre as colunas.

Já no exuberante estilo gótico, as paredes se encheram de vitrais, dando mais cores e iluminação ao sombrio ambiente das antigas igrejas. A construção dos templos também se tornou mais sólida, pelos diversos arcos cruzados dispostos sobre as colunas ogivais.

No estilo românico havia poucas torres, curtas, lembrando castelos medievais, enquanto no estilo gótico elas se multiplicaram e tomaram forma afilada, pontiaguda, dando sensação de leveza ao conjunto.

Vaticano

Folha Imagem
Criação de Adão, de Michelangelo, no teto da Capela Sistina
Criação de Adão, de Michelangelo, no teto da Capela Sistina
Nos dias de hoje, o Vaticano ostenta o maior complexo arquitetônico da história da Igreja Católica --e também verdadeiros tesouros artísticos da humanidade.

A cidade é cercada pelos muros de Leão 4º e por uma série de edifícios. A entrada principal conduz à praça de São Pedro, rodeada por uma colunata elíptica, em frente à Basílica de São Pedro, o maior templo cristão do mundo.

A basílica foi construída entre os séculos 15 e 17 por vários arquitetos, como Donato Bramante, Michelangelo e Gian Lorenzo Bernini. No seu interior estão sepultados todos os papas.

Reuters
Pietá, obra de Michelangelo, na Basílica de São Pedro
Pietá, obra de Michelangelo, na Basílica de São Pedro
Na basílica pode-se encontrar, entre outros verdadeiros tesouros da humanidade, a Pietá de Michelangelo, uma das estátuas mais famosas do mundo.

A Capela Sistina, iniciada em 1473, tem um teto abobadado com 20 metros de altura. As paredes laterais estão decoradas com obras de Perugino e Botticelli. Na abóbada os afrescos de Michelangelo, criados entre 1508 e 1512, representam mais de 300 figuras humanas, numa narração épica da criação do mundo, a expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a história de Noé.

AP
Afresco de Perugino, na parede da Capela Sistina
Afresco de Perugino, na parede da Capela Sistina
Por cima do altar encontra-se o Julgamento Final, também criado por Michelangelo, em 1544.

O Palácio do Vaticano é a tradicional residência papal desde 1377. De lá pode-se contemplar a Capela Sistina. Seu teto é todo pintado com afrescos de Michelangelo.

O Museu do Vaticano, formado por vários museus, teve seu início com Clemente 14 e Pio 4. Formado por várias galerias e museus pontifícios, o Museu do Vaticano é um dos primeiros museus europeus. Em seu riquíssimo acervo encontram-se peças arqueológicas, estátuas, mosaicos, esculturas, sarcófagos, inscrições cristãs antigas, tapeçarias, pinturas, entre outros objetos históricos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre artes e religião

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).