Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Papa proclamou 1.338 beatificações e canonizou 482 santos

da Folha Online

João Paulo 2º foi eleito em 16 de outubro de 1978 o 264º papa da Igreja Católica, o primeiro polonês e o primeiro não-italiano em 455 anos. Ele foi o papa que mais beatificou (1.338 proclamados) e mais canonizou (482 santos).

Todos os outros papas proclamaram juntos, um total de 1.310 beatos e 300 santos, desde que foi criada a congregação vaticana encarregada dos santos, em 1588. Antes dessa data, os santos eram proclamados por decisão popular.

Nomeou mais da metade dos bispos do planeta e quase todos os cardeais eleitores do atual colégio cardinalício.

João Paulo 2º foi o primeiro a visitar uma sinagoga (Roma, abril de 1986), uma mesquita (Damasco, maio de 2001).

Ele visitou também uma cela de prisão de Roma, em 1983, onde encontrou Mehmet Ali Agca, o autor do atentado contra ele, em 1981, na praça São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, o papa foi atingido por dois tiros, que feriram a mão esquerda, o cotovelo e o estômago, com gravidade. Durante a visita, o papa perdoou e abraçou o criminoso.

Primeiras viagens

Nenhum outro papa realizou tantos encontros: aproximadamente 18 milhões de peregrinos participaram de uma de suas 1.160 audiências, visitou 125 países, realizou 982 encontros oficiais com chefes de Estado. No Brasil, o papa esteve em 1980, 1991 e 1997.

A primeira visita do "papa peregrino", como ele ficou conhecido, foi no México, em janeiro de 1979. Ao descer do avião, o sumo pontífice beijou o chão, ato que seria repetido dali em diante.

Neste mesmo ano, João Paulo 2º foi a Auschuwitz e a Birkernau, onde os nazistas haviam instalado campos de extermínio de cerca de 4 milhões de judeus durante de Segunda Guerra Mundial. Ele percorreu as instalações dos campos, as celas, os fornos crematórios, os muros de execução, entre outros cenários.

Pontificado

Foi durante o pontificado de João Paulo 2º que foi concluída a redação do Código de Direito Canônico, reformulado com base no Concílio Vaticano 2, que mudou ritos e relações da Igreja Católica frente ao mundo.

Ele promoveu alguns encontros no campo do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Entre eles, destaca-se o primeiro Dia Mundial de Oração pela Paz com representantes das Igrejas Cristãs e Comunidades Eclesiais e Religiões do Mundo, no dia 27 de outubro de 1986, em Assis (Itália). Também instituiu as Jornadas Mundiais da Juventude, com 12 edições até 2003.

Em sua gestão, publicou cinco livros: "Cruzando o caminho da Esperança" (outubro de 1994), "Dádiva e Mistério: o 50º Aniversário de Minha Ordenação Sacerdotal" (novembro de 1996), o livro de poemas "Tríptico Romano - Meditações" (março de 2003), "Levantamos! Vamos!" (maio de 2004) e "Memória e Identidade” (publicado este ano).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as canonizações feitas pelo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre as beatificações feitas pelo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa e outras religiões
  • Leia o que já foi publicado sobre as viagens do papa pelo mundo
  • Leia o que já foi publicado sobre o atentado de 1981 contra o papa

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).