Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Papa mudou pouco sua rotina nos últimos anos

da Folha Online

AP
João Paulo 2º durante audiência na praça São Pedro
João Paulo 2º durante audiência na praça São Pedro
Há dois anos, a saúde do papa João Paulo 2º se debilitou e exigiu cuidados especiais de todos os tipos. O papa utilizava cadeiras especiais para locomoção e convivia com a presença quase que constante de médicos e de enfermeiros.

Apesar da debilidade física, houve poucas mudanças em sua rotina no Vaticano. Apenas o número de audiências privadas foi diminuído: as pessoas passaram a ser recebidas em grupo pelo sumo pontífice.

Nos tempos de saúde melhor, João Paulo 2º começava o dia por volta das 5h30. Logo depois da higiene pessoal, preparava-se para suas orações particulares na capela papal, às 6h15.

Na seqüência, celebrava a missa das 7h, que era realizada na capela privada do apartamento pontifício, localizado no último andar do Palácio Apostólico.

De 15 a 20 convidados, escolhidos pessoalmente pelo papa assistiam à missa, e depois participam do café da manhã com o sumo pontífice, às 8h.

Audiências

AP
João Paulo 2º, lendo no jardim de sua casa de verão
João Paulo 2º, lendo no jardim de sua casa de verão
Mais tarde, o papa costumava receber assistentes e preparar a agenda do dia. Antes de iniciar as audiências, geralmente às 11h, lia vários jornais. Os grupos eram recebidos geralmente na biblioteca papal ou em algum dos salões pontifícios.

Às 13h30, ele almoçava com cinco ou seis convidados, escolhidos por ele. Geralmente eram religiosos de paróquias romanas ou padres de outros países, dos quais ele desejava ter informações sobre política, religião e cultura locais.

Como o papa comia pouco e gostava de fazer perguntas, seus convidados freqüentemente ficam embaraçados e também acabavam comendo moderadamente. Já virou piada no Vaticano a necessidade de fazer um lanche antes ou depois da refeição com João Paulo 2º.

Depois do almoço, ele costumava repousar por cerca de meia hora, momento esse que era seguido por meditação e preces, acompanhados por um passeio no jardim suspenso que fica na cobertura do palácio.

João Paulo 2º dedicava sua tarde à preparação de discursos e textos religiosos. A partir das 18h, recebia autoridades do Vaticano e membros da Cúria.

Leitura

Às 19h30, o jantar era servido e geralmente havia a participação de assessores próximos e bispos. Essa refeição acontece geralmente na sala de jantar, onde uma TV exibia os noticiários do dia.

Reuters
Papa durante almoço com grupo de jovens, em 2000
Papa durante almoço com grupo de jovens, em 2000
Depois, o papa voltava a trabalhar no escritório, e também se dedicava à leitura de obras filosóficas, antropológicas e de poesia. Fazia novas preces na capela e costumava deitar-se por volta das 23h30.

Uma vez por semana, João Paulo 2º se confessava, mas a data e a hora nunca eram revelados pelo Vaticano.

Cardápio

A comida do papa era preparada por freiras que trabalham no Vaticano. Geralmente, o cardápio baseava-se em receitas da cozinha italiana.

O café da manhã, por exemplo, era tipicamente italiano: pão, manteiga, geléia, frios, croissants e café.

Em época de festas, como Páscoa, Natal e Ano Novo, o papa geralmente pedia para que o cardápio incluisse pratos poloneses.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a rotina do papa

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).