Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

João Paulo 2º
02/04/2005

Catolicismo tem sete sacramentos

da Folha Online

Segundo a Igreja Católica, os sacramentos são gestos e palavras de Cristo que concedem graça santificadora sobre quem os recebe. Os sete sacramentos do Catolicismo são os seguintes:

AP
João Paulo 2º batiza criança brasileira na Capela Sistina
João Paulo 2º batiza criança brasileira na Capela Sistina
Batismo

O batismo é considerado o primeiro dos sacramentos, porque é o início de tudo. Pelo batismo, os cristãos nascem para a vida espiritual e se tornam filhos de Deus. De acordo com a Igreja Católica, é o caminho para a salvação. "O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar." Na cerimônia, o bispo, padre ou diácono profere as palavras "Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" e derrama água sobre a cabeça do batizado.

AP
Papa em liturgia eucarística, em missa na Guatemala
Papa em liturgia eucarística, em missa na Guatemala
Eucaristia

A eucaristia significa o sacrifício de Cristo marcado pela partilha do corpo e do sangue de Cristo. Essa crença católica --de que pão e vinho são transformados no corpo e no sangue de Cristo-- chama-se transubstanciação. A celebração da eucaristia começou na igreja primitiva antes da redação dos evangelhos. Durante a eucaristia, supõe-se o encontro com Cristo, quando o sacerdote invoca a bênção do Espírito Santo e pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus na última ceia: "Isto é meu Corpo entregue por vós... Este é o cálice do meu Sangue..."

Confirmação

O sacramento da confirmação aperfeiçoa a graça batismal e auxilia no fortalecimento da fé católica, pelo amor a Deus e ao próximo. Na maior parte das igrejas, este sacramento é presidido por um bispo e tem lugar no início da idade adulta. Na Igreja Católica Oriental, o sacramento da crisma é geralmente executado por um padre imediatamente depois do batismo.

Matrimônio

É o sacramento que santifica a união entre um homem e uma mulher cristãos, concedendo-os a graça para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar. O matrimônio religioso deve ser realizado com o consentimento de ambas as partes diante do representante da igreja. Já aqueles unidos apenas no matrimônio civil não podem receber os sacramentos católicos e são vistos como pecadores. A Igreja Católica considera como essências do casamento a unidade, indissolubilidade, a geração e a educação dos filhos.

A Ordem Sacerdotal

Designado aos membros constituídos ministros sagrados e envolve voto de castidade. As funções principais dos sacerdotes são: celebrar a missa, perdoar os pecados na confissão, administrar os demais sacramentos, pregar a palavra de Deus e dirigir os fiéis espiritualmente. O sacramento da Ordem Sacerdotal é dado em três graus: o do diácono (desde Vaticano 2 um diácono permanente pode ser casado antes de se tornar diácono), o de padre e o de bispo.

Reuters
João Paulo 2º em confessionário na Basílica de São Pedro
João Paulo 2º em confessionário na Basílica de São Pedro
Confissão

Reconciliação com Deus e com a igreja. Por meio da confissão, o cristão obtém o perdão de Deus pelos seus pecados mortais.Também conhecido como penitência ou reconciliação, é o sacramento instituído para apagar os pecados cometidos depois do batismo. Para obter o perdão, o católico precisa arrepender-se sinceramente das faltas cometidas, confessá-las ao sacerdote e cumprir a penitência para alcançar a absolvição. Segundo os mandamentos católicos, os cristãos devem confessar todos e cada um dos pecados graves, ou mortais, regularmente. A confissão também é considerada pela igreja um meio eficaz para progredir no caminho da perfeição.

Unção dos Enfermos

O sacramento da unção dos enfermos confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades de uma doença grave ou velhice. É conhecido também como o "sagra viático", porque é o "recurso", o "alívio" para o cristão suportar a morte. O essencial do sacramento consiste em ungir a frente e as mãos do enfermo acompanhada de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou o bispo, únicos ministros que podem administrar este sacramento. A unção dos enfermos antes era conhecida como "Extrema Unção", pois só era administrada "in articulo mortis" (a ponto de morrer). Atualmente o sacramento pode ser feito mais de uma vez, sempre que for em caso de doença grave.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os sacramentos da Igreja Católica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).