Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Prefeitura de São Paulo
31/12/2004

Secretarias

da Folha Online

SECRETARIADO SERRA

Anhembi Turismo - Caio Luiz de Carvalho
Formado em direito pela USP, chefiou a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) entre janeiro de 1995 e fevereiro de 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Em seguida, assumiu a pasta de Esportes e Turismo. É proprietário de uma consultoria na área de turismo.

Assessor de Imprensa - Sérgio Rondino
Jornalista, deixa a função de âncora de um jornal da Rádio Eldorado, onde trabalhava desde o início de 2004. Começou a carreira em 1967, no ‘Jornal da Tarde‘, onde permaneceu por 21 anos e exerceu diversos cargos, como repórter e editor de política, economia e cidades. Em 1989, deixou o jornal e passou a trabalhar na televisão, sendo âncora de telejornais no SBT, Manchete e na TV Bandeirantes.

Assessoria de Comunicação - Sérgio Kobayashi
Coordenador de infra-estrutura da campanha que elegeu Serra. Foi presidente da imprensa oficial do Estado nas gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin.

CET
Roberto Salvador Scaringella - Fundador da CET e primeiro presidente da instituição, entre 1976 e 1982. Graduado em engenharia civil pela USP e em jornalismo pela Cásper Líbero, também foi secretário municipal de Transportes entre 1986 e 1987.

Comissão de Direitos Humanos - José Gregori
Formado em direito pela USP, é ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Foi embaixador do Brasil em Portugal e secretário nacional dos direitos humanos.

GEM (Grupo Executivo da Mobilidade) - Rogério Belda
O GEM será responsável pela integração e coordenação das ações de trânsito e transporte. Formado pela PUC-RJ, Belda tem especialização em transporte urbano e estatística econômica na França.

SPTrans - Ulrich Hoffmann
Formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com mestrado em história da ciência pela PUC-SP. Ele já foi diretor de planejamento e desenvolvimento da Ceagesp.

Secretário particular do prefeito - José Henrique Lobo
Foi o coordenador-geral da campanha de Serra, é um dos homens de confiança do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

SECRETARIAS

Cultura - Emanuel Araújo
Artista plástico, é ex-diretor da Pinacoteca do Estado e curador do Museu Afro-Brasil.

Desenvolvimento Social - Floriano Pesaro
Filósofo, foi secretário-adjunto da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB)

Educação - José Aristodemo Pinotti
Médico, deixa o segundo mandato de deputado federal para assumir a secretaria. Já foi filiado ao PMDB, PSB, PV, e agora está no PFL. Foi uma das indicações do seu partido para compor o secretariado de Serra.

Esportes - Marquinhos Tortorello
Professor de educação física e filho do prefeito de São Caetano do Sul (Grande SP), Luiz Olinto Tortorello. Foi indicado pelo PPS, que integrou a aliança que elegeu Serra.

Finanças - Mauro Ricardo Machado Costa
Administrador, foi presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas), já dirigiu a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e foi superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

Secretaria Especial de Participação e Parceria - Gilberto Natalini
Médico, ele foi eleito vereador pelo PSDB para exercer o segundo mandato, mas deixou o cargo para assumir a secretaria.

Gestão Pública - Januário Montone
Foi diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) entre os anos de 1999 e 2003 e foi secretário de Recursos Humanos e Administração Pública do ex-prefeito de Campinas Magalhães Teixeira.

Governo - Aloysio Nunes Ferreira
Foi um dos coordenadores da campanha de Serra. Advogado e procurador do Estado de São Paulo, foi eleito pela primeira vez deputado estadual entre 1983 e 1987 pelo PMDB. Foi vice-governador de São Paulo na gestão de Luiz Antonio Fleury Filho (1991-1994) e deixa o cargo de deputado federal.

Habitação - Orlando de Almeida
Presidente do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado), é advogado e empresário do ramo imobiliário. Foi o segundo nome indicado pelo PFL, partido do vice de Serra, Gilberto Kassab. O primeiro foi Aristodemo Pinotti, nomeado para a Educação.

Infra-Estrutura Urbana - Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva
Foi secretário de Abastecimento do ex-governador Orestes Quércia (PMDB) e chefiou a pasta de Vias Públicas na gestão de Mário Covas (morto em 2001) na Prefeitura de São Paulo.

Verde e Meio Ambiente - Eduardo Jorge
Médico sanitarista. Ex-petista, hoje filiado ao PV, foi secretário de Saúde na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). Ele foi a alternativa encontrada por Serra para contemplar o PV com um cargo, já que o partido o apoiou no segundo turno das eleições. Foi deputado federal.

Negócios Jurídicos - Luiz Antonio Guimarães Marrey
Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça de São Paulo por três vezes, duas delas quando Mário Covas foi governador e uma na gestão de Geraldo Alckmin.

Planejamento - Francisco Vidal Luna
Professor aposentado de economia da USP e pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), tem doutorado em economia e administração.

Portadores de Deficiência - Mara Gabrilli
Publicitária e psicóloga, foi candidata derrotada à Câmara paulistana em 2004. Tetraplégica há dez anos, dedica-se à causa dos deficientes desde o acidente que tirou sua mobilidade em agosto de 1994, na serra de Taubaté. Ela é fundadora e presidente da ONG Projeto Próximo Passo.

Relações Internacionais - Helena Maria Gasparian
Casada com o deputado Arnaldo Jardim (PPS), Formada em história, já cumpriu missões como diplomata em diversos países, como Bolívia, Irã e Estados Unidos.

Saúde - Claudio Luiz Lottenberg, 44
Presidente do hospital Albert Einstein

Serviços - Maria Helena de Andrade Orth
Engenheira química, foi gerente da área de resíduos sólidos da Cetesb e participou da implementação do pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia.

Subprefeituras - Walter Feldman
Médico, foi vereador de São Paulo pelo PMDB entre 1983 e 1988 e pelo PSDB entre 1989 e 1992. Elegeu-se deputado estadual em 1994 e 1998. Também foi eleito deputado federal. Durante a gestão do ex-governador de São Paulo Mário Covas (1930-2001), Feldman exerceu o cargo de secretário da Casa Civil. Foi um dos coordenadores da campanha de Serra.

Trabalho - Gilmar Vianna
Cientista político, foi indicação do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho, candidato derrotado nas eleições paulistanas deste ano e que declarou apoio ao tucano no segundo turno. Um dos fundadores da Força Sindical. Na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), foi chefe do Departamento de Conflitos Agrários do Ministério da Reforma Agrária, diretor do programa Comunidade Solidária e assessor especial do ministro Raul Jungmann.

Transportes - Frederico Moreira Bussinger
Engenheiro e economista, com mestrado em engenharia elétrica e administração. Foi secretário-executivo do Ministério dos Transportes no governo do ex-presidente Itamar Franco e presidente da CPTM. Atualmente, é um dos conselheiros do Idelt (Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente).

SECRETARIADO MARTA

SECRETARIASSECRETÁRIOS(AS)
Abastecimento Valdemir Garreta
Assistência Social Aldaíza Sposati
Comunicação Sônia Franieck
Cultura Celso Frateschi
Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade Márcio Pochman
Educação Maria Aparecida Perez
Esportes, Lazer e Recreação Júlio César Filgueira
Finanças e Desenvolvimento Econômico Luís Carlos Afonso
Gestão Pública Mônica Valente
Governo Rui Falcão
Habitação e Desenvolvimento Urbano Marcos Queiroga Barreto
Infra-Estrutura Urbana Roberto Luiz Bortolotto
Meio Ambiente Adriano Diogo
Negócios Jurídicos Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira
Planejamento Urbano Jorge Wilheim
Relações Internacionais Kjeld Aagaard Jakobsen
Saúde Gonzalo Vecina
Segurança Urbana Benedito Mariano
Serviços e Obras Osvaldo Misso
Subprefeituras Carlos Zarattini
Transportes Jilmar Tatto

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).