Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest Ranking de fundos
18/05/2005

Se juro parar de subir, alternativa são os prefixados

SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL

No horizonte de um ano devem preponderar as aplicações em renda fixa devido ao patamar elevado dos juros, dizem os analistas. Para Odair Abate, do Bank Boston, aplicações indexadas ao CDI, como os fundos DI, continuam atraentes e as prefixadas, como fundos de renda fixa, passarão a ser interessantes quando o BC der por encerrada a alta dos juros.

No curto prazo, Abate não vê oportunidade de ganhos em aplicações em ativos indexados ao câmbio. "Se nada de novo ocorrer - como uma piora no cenário externo-, o real continuará valorizado, pois os juros internos não vão despencar nem as contas externas devem piorar", diz Abate.

Num período mais longo, a balança comercial se ressentirá do dólar fraco, o juro interno começará a cair e o juro americano continuará subindo. "Pode haver, então, uma recuperação do dólar. Mas até o final do ano só chegará a R$ 2,70", diz

Para Carlos Henrique Mussolini, diretor do Itaú, "independentemente do cenário, as aplicações em renda fixa têm hoje um forte concorrente: os CDBs". Hoje essas aplicações disputam espaço com os fundos DI e de renda fixa, diz ele.

"Desde a criação da conta investimento os CDBs ficaram competitivos. Antes, a cada renovação trimestral da aplicação o investidor pagava uma CPMF. Agora, o investidor resgata a aplicação e o dinheiro circula pela conta investimento e volta para o CDB sem CPMF", diz Mussolini.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).