Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest Ranking de fundos
18/05/2005

Quanto maior o lucro, maior será o risco

SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fundos que lideram o ranking do primeiro trimestre em quatro das cinco categorias analisadas (DI, renda fixa, livres e ações) superaram o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) do período. O CDI reflete a média dos juros praticados nos empréstimos entre bancos.

Alguns fundos de renda fixa, por exemplo, ficaram até 14 pontos percentuais acima desse indicador. Mas, antes de ficar de olho gordo nos altos rendimentos de um fundo, você deve tomar alguns cuidados. "O investidor olha muito o retorno, mas deixa de considerar os riscos que se corre para superar o CDI", observa Aquiles Mosca, estrategista do ABN Amro Advisory Services.

Segundo ele, num cenário de aumento dos juros, como o atual, quando o investidor pede uma rentabilidade de mais de 100% do CDI, ele dá ao gestor do fundo uma medida do risco que está disposto a correr. E que não é baixo, já que o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo e o investidor já corre risco por isso.

Para superar o CDI, um fundo de renda fixa compra títulos privados (CDBs ou debêntures). "Verifique se seu fundo tem esses papéis e confira o "rating" deles", alerta André Oda, supervisor do Guia de Fundos do Labfin. "Rating" é a análise de risco de um título feito por agências especializadas.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).