Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Simulado
20/11/2005

Resoluções - Biologia

Comentários sobre as questões de Biologia.

1. A atuação do Botox na placa motora (sinapse neuro-muscular) impede a passagem do impulso nervoso do nervo motor para os músculos faciais, dessa forma eles não se contraem suavizando as marcas de expressão. A toxina, mesmo em concentrações adequadas, destrói as terminações nervosas. Porém, o nosso organismo produz novas terminações ao longo do tempo, sendo necessárias novas aplicações do produto.

2. O DDT é um inseticida organoclorado muito persistente no ambiente e nos organismos, por isso, tem efeito cumulativo nas cadeias alimentares. Podemos montar uma cadeia alimentar com base na tabela fornecida:

Nesse caso, A seria o produtor; B, o consumidor primário; C, o consumidor secundário; D, o consumidor terciário e E, o consumidor quaternário.

Vale a pena observar que, um vegetal holoparasita retira seiva de outra planta, portanto, é um consumidor primário.

3. Para uma planta ou semente é vital a absorção de água por osmose. Para que isso ocorra, a concentração do solo deve ser menor que a do organismo. Com a “maldição”, o solo ficou hipertônico (mais concentrado), o que impossibilita a absorção. A planta pode perder água por osmose nessas condições.

Os sais podem atravessar a membrana de forma ativa (com gasto de energia) ou passiva (sem gasto de energia) e são necessários à planta em concentração adequada.

4. A vacina pode ser descrita de maneira sucinta como macromoléculas (proteínas, glicoproteínas,...) do organismo causador da doença, que possam ativar o nosso sistema imune e desencadear a resposta primária. O resultado é a formação de células de memória imunológica que são recrutadas em contato posterior com o antígeno. A vacina tem ação preventiva.

5. A região A do gráfico mostra perda de água decrescente, o que indica que a transpiração estomática está se reduzindo até o ponto de inflexão da curva; esse ponto deve ser considerado como o momento em que os estômatos se fecharam completamente. A região B do gráfico está relacionada com a transpiração cuticular.

6. Os hormônios ovarianos estrógeno e progesterona têm o efeito de inibir a hipófise na liberação de hormônio luteinizante. Esse “feedback” negativo impede a ovulação.

7. O DNA mencionado AAA ATA GGG CCC CAA transcreve o RNA mensageiro UUU UAU CCC GGG GUU. Ao consultar a tabela, verifica-se que os códons (códigos genéticos para aminoácidos) significam:

Fenilalanina - Tirosina - Prolina - Glicina - Valina

8. Se os 2 genes possibilitam sobrevivência do organismo, podemos admitir que 50% dos gametófitos terão o gene A e outros 50%, o gene a. Os gametófitos são haplóides (n) e desenvolvem-se a partir dos esporos produzidos por meiose pelo esporófito. O esporófito tem genótipo Aa por ter cromossomos aos pares (2n), já o gametófito só tem um desses genes.

9. A cor da carne (músculo) deve-se à vascularização e, principalmente, à presença da proteína mioglobina. Ambas têm determinação genética, porém, podem aumentar com o exercício. A ave migratória tem o peito mais escuro do que o frango confinado; esse apesar de não voar, tem de ficar em pé, o que leva a uma maior vascularização e produção de mioglobina no músculo da coxa, quando comparada ao peito desse mesmo animal. Quanto maior a vascularização maior oxigenação do músculo, o que reduz a fermentação láctica.

10. Em células animais não se verifica parede celular. Essa estrutura ocorre em células vegetais, de fungos e de bactérias.

11. Uma das metas do protocolo de Kyoto é a diminuição da emissão de CO2 no mesmo nível de 1990, meta a ser alcançada até 2012. A preocupação com esse gás se deve ao fato dele estar relacionado com o aquecimento global, o que, entre outros problemas ambientais, acarretaria degelo parcial das calotas polares e conseqüente aumento no nível dos oceanos. Outros gases também contribuem para a maior retenção de calor como o CH4, vapor d’água; no entanto, o gás que mais aumentou sua concentração foi o dióxido de carbono, devido a utilização crescente de combustíveis fósseis (carvão, petróleo).

12. O cladograma mostra as aquisições evolutivas dos vários grupos animais. Acima do número 1 (nó 1) os animais contam com o tubo digestório; a partir do nó 2, os animais são triblásticos; o nó 3 representa a aquisição de uma cavidade corporal: o pseudoceloma e o nó 4 indica a formação do celoma verdadeiro no desenvolvimento embrionário dos anelídeos.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).