Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Sucessão no Vaticano
17/04/2005

Conservador, Angelo Sodano era um diplomata no Vaticano

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Alessandro Bianchi/Reuters
Angelo Sodano: cardeal italiano
Angelo Sodano: cardeal italiano
O cardeal italiano Angelo Sodano era um dos assessores mais próximos do papa João Paulo 2º e o segundo homem mais forte na Igreja Católica. Desde junho 1991 era secretário de Estado do Vaticano, uma espécie de primeiro-ministro da Santa Sé.

Foi criticado por exercer grande influência sobre o pontífice, inclusive na nomeação dos cardeais. Essa influência aumentou após a deterioração da saúde do papa.

Sodano tem um perfil bastante conservador e tradicionalista em questões polêmicas como aborto, controle de natalidade e a participação das mulheres na hierarquia da Igreja Católica. Caso seja escolhido papa, deve seguir a mesma linha conservadora de João Paulo 2º. É ligado à Opus Dei, organização católica ultraconservadora.

Nascido em Asti (Itália), em novembro de 1927, e nomeado padre em 1950, sua reputação na Igreja Católica foi construída por meio da política e da diplomacia, já que nunca comandou uma diocese. Tem doutorado em teologia e direito canônico.

Após sua ordenação, lecionou durante nove anos em um seminário. Depois, foi núncio apostólico --espécie de representante do Vaticano-- em países da América do Sul. Também integrou o Conselho de Relações Públicas da igreja por nove anos.

Sodano foi núncio apostólico em Santiago do Chile de 1978 a 1988, durante a ditadura do general Augusto Pinochet.

Mantém boas relações com o ex-ditador chileno, que o condecorou duas vezes. Em 1986, dias depois de três padres franceses ligados à oposição serem expulsos do país, ele rezou uma missa de Ação de Graças pelo aniversário do golpe militar de 1973.

Em fevereiro de 2000, Sodano, que em 1988 retornou à Itália, defendeu a libertação de Pinochet, afirmando que o general chileno tinha ‘o direito de retornar à sua pátria‘. O ditador foi preso em Londres (Reino Unido) em 1998 por ordem do juiz espanhol Baltasar Garzón, que desejava julgá-lo na Espanha por violações aos direitos humanos. Em 2000, por ‘incapacidade mental‘ para enfrentar um julgamento, conseguiu retornar ao Chile.

Em uma de suas tarefas como diplomata, foi designado para encontrar uma solução pacífica entre Argentina e Chile. No final de 1978, os dois países disputavam o Canal de Beagle.

Como secretário de Estado, representou o papa João Paulo 2º em uma série de eventos pelo mundo, incluindo a celebração da Missa dos 500 Anos de Evangelização no Brasil, em Porto Seguro (BA), um dos eventos das comemorações dos 500 anos do descobrimento.

Foi ele quem divulgou, também em 2000, o teor do terceiro segredo de Fátima, que seria o atentado sofrido por João Paulo 2º em 1981.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).