18/10/2005
Alimentação - 2005: Para cada região, um biscoito
|
Campanha da Nestlé |
A categoria biscoito estréia no Top of Mind sob forte competição. A disputa é tão grande que, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dez marcas disputam a primeira colocação: Nestlé (6%), Aymoré (6%), Trakinas (5%), Mabel (5%), Fortaleza (4%), Tostines (4%), Maria (4%), Rinchester (4%), Bauducco (3%) e Piraquê (3%).
Os números revelam um mercado bastante competitivo, no qual grandes nomes rivalizam com marcas regionais. Ao todo, foram lembradas 42 delas, algumas citadas em apenas uma região do país.
No critério de desempate, que considerou as outras marcas lembradas pelo entrevistado além da primeira que lhe veio à cabeça, a liderança ficou dividida entre a Nestlé (12%) e a Bauducco (9%). O gerente-executivo de Negócios Biscoito da Nestlé, Fausto Costa, atribui o crescimento da marca aos investimentos em publicidade e marketing. "Nos últimos dois anos, chegamos a dobrar os recursos destinados à comunicação", afirma. Segundo ele, além da mídia tradicional, a empresa aposta em ações regionais, patrocínios e eventos infantis para impulsionar sua visibilidade.
A Bauducco credita seu sucesso a três fatores. "Realizamos diversos lançamentos, inserimos os personagens de desenhos animados nos produtos infantis e focamos em comerciais de TV", diz o gerente de marketing da empresa, Aluizio Periquito. (FL)