Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
18/10/2005

Compras - 2005: A força dos pequenos

Os baixos índices de recordações nas categorias loja de departamento/magazine e supermercado em vários anos do levantamento feito pelo Datafolha evidenciam a força que as empresas regionais apresentam nesses setores. Para as duas categorias, foram mencionadas mais de 180 marcas, sendo que as mais lembradas não chegaram a ter 10% das citações.

Um exemplo é o Bompreço. Apesar de atuar apenas no Nordeste, a marca é a terceira mais lembrada pelos consumidores na categoria supermercado. No Sul, as mais lembradas são Big e Central, desconhecidas para os consumidores das demais regiões do país.

O mesmo acontece com a categoria loja de departamento/magazine, na qual grandes empresas de atuação nacional dividem espaço com grupos regionais. Na região Sul, por exemplo, Colombo é o nome mais lembrado pelos consumidores, ao lado da Renner. Nenhuma das duas marcas está entre as três mais recordadas na pesquisa nacionalmente.

Para o consultor José Roberto Martins, da consultoria de marca Globalbrands, isso se deve ao fato de que o brasileiro é muito regionalista. "A marca regional se diferencia pelo serviço. As características dela são legítimas, e o consumidor valoriza isso", afirma.

Segundo ele, o segredo do sucesso não está no porte da empresa, mas nos investimentos não necessariamente financeiros que ela faz para descobrir do que o consumidor gosta e, a partir daí, adequar seus produtos e serviços a essas necessidades. "Esse é um campo em que tamanho não é documento", diz o consultor. (FL)

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).