18/10/2005
Compras - 2005: A força dos pequenos
Os baixos índices de recordações nas categorias loja de departamento/magazine e supermercado em vários anos do levantamento feito pelo Datafolha evidenciam a força que as empresas regionais apresentam nesses setores. Para as duas categorias, foram mencionadas mais de 180 marcas, sendo que as mais lembradas não chegaram a ter 10% das citações.
Um exemplo é o Bompreço. Apesar de atuar apenas no Nordeste, a marca é a terceira mais lembrada pelos consumidores na categoria supermercado. No Sul, as mais lembradas são Big e Central, desconhecidas para os consumidores das demais regiões do país.
O mesmo acontece com a categoria loja de departamento/magazine, na qual grandes empresas de atuação nacional dividem espaço com grupos regionais. Na região Sul, por exemplo, Colombo é o nome mais lembrado pelos consumidores, ao lado da Renner. Nenhuma das duas marcas está entre as três mais recordadas na pesquisa nacionalmente.
Para o consultor José Roberto Martins, da consultoria de marca Globalbrands, isso se deve ao fato de que o brasileiro é muito regionalista. "A marca regional se diferencia pelo serviço. As características dela são legítimas, e o consumidor valoriza isso", afirma.
Segundo ele, o segredo do sucesso não está no porte da empresa, mas nos investimentos não necessariamente financeiros que ela faz para descobrir do que o consumidor gosta e, a partir daí, adequar seus produtos e serviços a essas necessidades. "Esse é um campo em que tamanho não é documento", diz o consultor. (FL)
|