Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
18/10/2005

Eletroeletrônicos - 15 anos: Para quebrar o gelo

De 1967 a 1978, o garoto-propaganda da Consul era um leão-marinho que vestia fraque e cartola e usava monóculo. Era uma clara referência ao cônsul Carlos Renaux, patrocinador da pequena oficina do catarinense Rudolfo Stutzer, que se tornaria a primeira fabricante nacional de geladeiras.

Em 1978, o mascote sairia de cena dando lugar a uma nova campanha, criada pela agência Almap: "Põe na Consul". O objetivo era transformar o nome da marca em sinônimo de geladeira. Segundo Ana Calderon, apesar de seus refrigeradores serem os mais vendidos em todo o país, o nome Consul não era muito citado nas pesquisas de opinião da época.

A campanha ficou no ar até o começo dos anos 80, mas ainda hoje mora na lembrança dos brasileiros.

Outra campanha emblemática é "Não tem comparação", criada para a Brastemp no início dos anos 90. Pesquisas junto às donas-de-casa deram o mote -elas comentavam: "Não é uma Brastemp, mas lava...". O gerente de marketing da Brastemp e da Consul, Fabio Cury, lembra: "Elas reconheciam a qualidade superior dos produtos Brastemp, mas eram inclinadas a comprar outra marca devido ao preço".

O bordão virou mania nacional. Recentemente, em agosto passado -14 anos após o lançamento da campanha-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu os participantes de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social afirmando que "o resultado da economia brasileira neste ano não será nenhuma Brastemp". (KY)

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).