18/10/2005
Eletroeletrônicos - 15 anos: Para quebrar o gelo
De 1967 a 1978, o garoto-propaganda da Consul era um leão-marinho que vestia fraque e cartola e usava monóculo. Era uma clara referência ao cônsul Carlos Renaux, patrocinador da pequena oficina do catarinense Rudolfo Stutzer, que se tornaria a primeira fabricante nacional de geladeiras.
Em 1978, o mascote sairia de cena dando lugar a uma nova campanha, criada pela agência Almap: "Põe na Consul". O objetivo era transformar o nome da marca em sinônimo de geladeira. Segundo Ana Calderon, apesar de seus refrigeradores serem os mais vendidos em todo o país, o nome Consul não era muito citado nas pesquisas de opinião da época.
A campanha ficou no ar até o começo dos anos 80, mas ainda hoje mora na lembrança dos brasileiros.
Outra campanha emblemática é "Não tem comparação", criada para a Brastemp no início dos anos 90. Pesquisas junto às donas-de-casa deram o mote -elas comentavam: "Não é uma Brastemp, mas lava...". O gerente de marketing da Brastemp e da Consul, Fabio Cury, lembra: "Elas reconheciam a qualidade superior dos produtos Brastemp, mas eram inclinadas a comprar outra marca devido ao preço".
O bordão virou mania nacional. Recentemente, em agosto passado -14 anos após o lançamento da campanha-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu os participantes de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social afirmando que "o resultado da economia brasileira neste ano não será nenhuma Brastemp". (KY)
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