Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
18/10/2005

Transporte - 15 anos: De Regina a Itamar

Quando o Fusca foi lançado, em 1959, a campanha exibia a motorista principiante e atriz Regina Duarte dirigindo um carro desse modelo. A idéia era mostrar que a mecânica do Fusca estava preparada até para quem dirigia mal.

A facilidade de manutenção e a resistência do Fusca acabaram conquistando o consumidor e provocaram aumento crescente nas vendas do veículo. Ele foi sinônimo de carro popular até 1986, ano em que deixou de ser fabricado.

No entanto, em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco, pede a volta da "baratinha", desencadeando polêmica na imprensa nacional e internacional. Itamar Franco virou sátira até no jornal "The Wall Street Journal". O Datafolha fez uma pesquisa em fevereiro daquele ano que indicava que, na cidade de São Paulo, 59% dos entrevistados eram a favor da volta do modelo, enquanto 34% ficaram contra.

Depois de conseguir redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Autolatina reinaugurou a linha de montagem do Fusca. Outdoors foram espalhados com frases como "Buracos, voltei" ou "Confirmado: reencarnação existe". Com um garoto-propaganda como o presidente da República, a Volkswagem pôde economizar grande parte do volume de investimentos normalmente necessários ao lançamento dos novos produtos. Ele ainda foi produzido até 1996.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).