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30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

C

C.R.A.Z.Y.
C.R.A.Z.Y. (C.R.A.Z.Y.)
Exibição: 20/10 (Memorial da América Latina, 21h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 2, 23h40) - 28/10 (Unibanco Arteplex 1, 0h) - 31/10 ( Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Canadá, 2005, 127 min;
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: François Boulay, Jean-Marc Vallée
Fotografia: Pierre Mignot
Elenco: Michel Côté, Marc-André Grondin, Danielle Proulx, Émile Vallée
Descrição: Zachary Beaulieu nasceu no dia de Natal de 1960, quarto filho de uma tradicional família de cinco irmãos. Gay, ele cresce negando sua homossexualidade para agradar ao pai e tenta, a todo custo, se adequar ao papel de filho normal. Zac narra sua história entre os irmãos, o pai e a doce figura da mãe, passando pelos anos rebeldes - embalados pelo som de Pink Floyd e Rolling Stones - até viver uma mística aventura em Jerusalém, durante a qual descobre seu verdadeiro interior. Mas então chega o momento mais difícil de sua vida: como encarar o pai e assumir sua condição? Esta é uma fábula mística sobre uma espécie de Cristo moderno, que explora a beleza, poesia e loucura do espírito humano em todas suas contradições. A clássica canção "Space Oddity", de David Bowie, pontua a trama e é cantada no filme também pelo ator Marc-André Grondin.
Cabiria
Cabiria (Cabiria)
Exibição: 26/10 (Cinesesc, 18h10) - 28/10 (Cinesesc, 17h40) - 30/10 (Cinesesc, 17h20) - 1/11 (Sala Cinemateca, 19h40)
Seção: Apresentação Especial
País: Itália, 1914, 195 min.
Direção: Giovanni Pastrone
Roteiro: Giovanni Pastrone, Gabriele D’Annunzio
Elenco: Lydia Quaranta, Teresa Marangoni,Dante Testa, Umberto Mozzato,Bartolomeo Pagano
Descrição: Produção mais célebre da fase muda do cinema italiano e filme de cabeceira de Federico Fellini, Cabiria foi restaurado pelo Museo Nazionale del Cinema, de Turim, em associação com a PresTech Film Laboratories Ltd., de Londres, empresa dirigida pelo brasileiro João Sócrates. A iniciativa conquistou a admiração, entre outros, do cineasta Martin Scorsese. Ele lembra de quando assistiu à obra pela primeira vez: "Não estava preparado para o escopo inusitado e para a beleza deste filme. Também não estava preparado para mudar a minha própria noção da história do cinema. Há tantos elementos que consideramos como invenções americanas, como o épico histórico de longa duração, a câmera em movimento e a luz difusa. De repente, encontramos tudo isso neste filme, realizado dois anos antes de O Nascimento de uma Nação, de D.W. Griffith!"
Caiçara
Caiçara (Caiçara)
Exibição: 20/10 (Cine Olido, 15h) - 22/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h)
Seção: Apresentação Especial
País: Brasil, 1950, 95 min.
Direção: Adolfo Celi
Roteiro: Gustavo Nonnenberg, Afonso Schmidt, Alberto Cavalcanti, Adolfo Celi
Fotografia: H.C. Fowle
Elenco: Eliane Lage, Abílio Pereira de Almeida, Carlos Vergueiro, Mário Sérgio, Maria Joaquina da Rocha, Célia Biar
Descrição: Marina é uma jovem bonita e saudável, filha de pais leprosos e que mora num asilo. Ela tem a oportunidade de sair de lá ao ser pedida em casamento por Zé Amaro, um viúvo construtor de barcos no litoral paulista. Após o casamento, Marina passa a ter muitas decepções: o marido vive embriagado, e ela é cobiçada pelos homens do lugar. Quem a conforta é o garoto Chico, cuja avó, Sinhá Felicidade, adepta de bruxarias, torna-se sua conselheira. Ex-sogra de Zé Amaro, Sinhá Felicidade o odeia, atribuindo-lhe culpa pela morte da filha. A situação fica ainda pior quando Marina passa a ser perseguida por Manoel, sócio do marido, que tenta conquistá-la à força. Mas quando Alberto, um marinheiro aventureiro, aparece na ilha e por ela se apaixona, sendo plenamente correspondido, tudo muda. Caiçara, o primeiro longa produzido na Vera Cruz, recebeu os prêmios: melhor filme sul-americano no Festival de Punta del Este, em 1951; melhor produtor para Alberto Cavalcanti no prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1952; melhor atriz para Eliane Lage e melhor atriz coadjuvante para Maria Joaquina da Rocha no prêmio Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos do Rio de Janeiro, em 1950.
Caminho para Guantánamo
Caminho para Guantánamo (The Road To Guantanamo)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 1, 23h30) - 21/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h) - 22/10 (Espaço Unibanco 1, 22h10) - 23/10 (Cine Morumbi, 21h30)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Inglaterra, 2006, 95 min.
Direção: Michael Winterbottom, Mat Whitecross
Roteiro: Marcel Zyskind
Elenco: Riz Ahmed, Farhad Harun, Waqar Siddiqui, Afran Usman
Descrição: O drama real de quatro jovens ingleses de origem paquistanesa, moradores da cidade de Tripton, Inglaterra. Confundidos com terroristas, eles são arbitrariamente presos na base naval de Guantanamo, em Cuba. Em 2001, o jovem Asif viaja à terra natal dos pais para conhecer sua noiva, levando consigo os amigos Ruhel, Shafiq e Monir. Atendendo ao apelo de um líder muçulmano local, eles partem como voluntários para o Afeganistão. Mas não conseguem retornar e são capturados pelas forças aliadas. Encarcerados em Guantanamo durante dois anos e meio, passam por toda sorte de tortura e humilhação. Com locações reais no Paquistão e no Afeganistão, as cenas ambientadas em Guantanamo foram rodadas no Irã. O filme explora a linguagem do "docudrama", transitando no limite entre o documental e a recriação dramática. Conquistou o Urso de Prata para a direção no Festival de Berlim 2006.
Campo Livre (Free Range)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2006, 95 min.
Direção: Adam Etheridge
Roteiro: David Watson
Descrição: É Natal, William tem sete anos e está ligado ao mundo por celulares e pela televisão. Quando ele visita os avós numa fazenda distante, o calmante urbano acaba e sua imaginação acorda. Um encontro inesperado poderá fazer William mudar seu modo de ver a vida para sempre.
Candy
Candy (Candy)
Exibição: 22/10 (Cine Bombril Sala 1, 22h) - 24/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h) - 2/11 (Sala Cinemateca, 20h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Austrália, 2006, 108 min.
Direção: Neil Armfield
Roteiro: Neil Armfield, Luke Davies
Fotografia: Garry Phillips
Elenco: Heath Ledger, Abbie Cornish, Geoffrey Rush, Noni Hazlehurst, Tony Martin
Descrição: Candy é uma pintora jovem e talentosa e Dan, um poeta promissor. Ambos são viciados em drogas. Quando se encontram, é amor à primeira vista. No início, sentem como se tivessem encontrado o paraíso. Mas, como em todos os paraísos, também neste há um pecado original: a heroína. Ambos acreditam que a felicidade não tem limites. Com o decorrer do tempo, percebem que não têm como sobreviver. Candy precisa se prostituir, e Dan não a impede. Eles decidem fortalecer o amor que os une e se casam. O poeta Dan é interpretado por Heath Ledger, em sua primeira aparição desde O Segredo de Brokeback Mountain e Casanova, que permaneceu inédito nos cinemas brasileiros.
Capitães de Abril (Capitães de Abril)
Exibição: 27/10 (Vão Livre do Masp, 19h30)
País: França / Portugal, 2000
Direção: Maria de Medeiros
Roteiro: Maria de Medeiros e Eve Deboise
Fotografia: Michel Abramowicz
Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Frédéric Pierrot, Joaquim de Almeida, Fele Martinez
Descrição: A atriz portuguesa Maria de Medeiros escolheu o lirismo e a nostalgia para retratar a Revolução dos Cravos, que mudou os rumos políticos e sociais de seu país.Em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril de 1974, uma estação de rádio toca uma canção proibida: Grândola. Poderia ser apenas um ato insubordinado de algum jornalista rebelde, mas era na verdade o sinal planejado do início de um golpe de Estado militar que mudaria a face deste país e o destino de vastos territórios na África.Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas rebeldes tomam os quartéis. Às três horas da manhã, entram em Lisboa, sob o comando de jovens militares que lutam pela liberdade sem despeitar os civis ou fazer uso da violência.Ocorrida logo depois do triste golpe militar no Chile, a Revolução dos Cravos, em Portugal, se distingue pelo caráter político, mas também pacífico e lírico de seu desenrolar.Maria de Medeiros faz um relato carinhoso e sincero da revolução. É o olhar de uma geração nascida da liberdade, colocando em perspectiva os momentos de intensa paixão política vivida por aqueles que acreditavam que podiam mudar o mundo.
Carlos Oswald - O Poeta da Luz
Carlos Oswald - O Poeta da Luz (Carlos Oswald - O Poeta da Luz)
Exibição: 23/10 (Espaço Unibanco 3, 22h) - 26/10 (Unibanco Arteplex 3, 20h20) - 27/10 (Espaço Unibanco 3, 16h) - 1/11 (Espaço Unibanco 1, 14h)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2005, 98 min
Direção: Regis Achcar de Faria
Roteiro: Regis Faria, André Paes Leme
Fotografia: Mário Carneiro
Elenco: Fernando Eiras, Augusto Madeira, Cláudio Mendes
Descrição: O descaso e o desconhecimento dos brasileiros para com a arte e os artistas nacionais são mostrados com bom humor, ao mesmo tempo em que se conta a história do pintor Carlos Oswald (1882/1971). Encontram-se suas obras em instituições culturais, igrejas, palácios e monumentos, como, por exemplo, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. São esses locais que comprovam o crédito ao artista, permitindo investigar e mapear a extensão do descaso em relação ao patrimônio cultural. É uma reflexão sobre o papel do cidadão em sua relação com a cidade e também sobre as conseqüências da intervenção urbana de um artista. As instituições gestoras de cultura devem por isso oferecer sustento à presença da arte, imperceptível ou não, no cotidiano do país. O pintor Carlos Oswald é personificado pelo ator Fernando Eiras, também presente na 30ª Mostra como o protagonista de Incuráveis.
Cartão Postal
Cartão Postal (Postcard)
Exibição: Programa de Curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2006
Direção: Maggie Fooke
Roteiro: Maggie Fooke
Descrição: Animação experimental em que as palavras de um poema narrado como que tomam vida. Pam, uma poetisa, mora numa casa perto do porto de Sydney. Um amigo que visita Londres envia-lhe um cartão-postal da galeria Tate. O cartão é uma reprodução da obra "The Convalescent", de Gwen John, que foi pintado em seu estúdio de Paris em 1923. A garota retratada na pintura transforma-se em personagem e interage com a poetisa.
Cartas do Saara
Cartas do Saara (Lettere Dal Sahara)
Exibição: 23/10 (Sala Cinemateca, 18h40) - 26/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 2, 20h) - 1/11 (Memorial da América Latina, 21h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália, 2006, 132 min
Direção: Vittorio De Seta
Roteiro: Vittorio De Seta
Fotografia: Antonio Grambone
Elenco: Djibril Kebe, Paola Ajmone Rondo, Stefano Saccotelli, Madawass Kebe, Fifi Cisse
Descrição: Depois da morte do pai, Assane, um jovem senegalês muçulmano, interrompe seus estudos para emigrar para a Itália. Náufrago em Lampeduza, ele começa uma viagem na qual atravessa a Itália, de sul ao norte, com muita dificuldade. Ele quer chegar a Villa Literno, perto de Nápoles, onde seu primo Makhtar garante que há emprego para ele. Mas o trabalho é instável e cheio de perigos. Ele vai a Florença para ver Salimata, sua prima, cuja mãe francesa é modelo. Ela quer ajudá-lo a arrumar um emprego e regularizar sua situação no país. Mas ele não pode aceitar, porque o homem com quem ela vive é contra seus princípios religiosos. Em Turim, onde não conhece ninguém, Assane vive na clandestinidade e encoraja-se por meio de sua fé e escrevendo cartas para um antigo professor. O mestre italiano Vittorio De Seta - um dos entrevistados-homenageados no livro Cinema Político Italiano - Anos 60 e 70, editado pela Mostra em parceria com a Cosac & Naify -, realizou um docudrama com temática rara no cinema de seu país. Atento à nova realidade da Itália, que, a cada dia, acolhe mais imigrantes de países miseráveis ou em guerra, ele mostra a rota dos clandestinos senegaleses. O filme registra os diversos sentimentos que esses imigrantes provocam: solidariedade, repulsa e violência.
Cartola
Cartola (Cartola)
Exibição: 22/10 (Unibanco Arteplex 1, 21h30) - 23/10 (Sala UOL, 21h40) - 29/10 (Espaço Unibanco 3, 17h50) - 30/10 (Cinesesc, 13h30)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 84 min.
Direção: Lírio Ferreira, Hilton Lacerda
Roteiro: Lírio Ferreira, Hilton Lacerda
Fotografia: Aloysio Raulino
Descrição: A história de um dos compositores e intérpretes mais importantes da música brasileira. Angenor de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1908. Ganhou o apelido de Cartola quando, como pedreiro, resolveu usar um chapéu coco para que o cimento não grudasse em seus cabelos. Cartola é a prova da surpreendente natureza do talento genuíno. Ele completou somente o curso primário e trabalhou sempre em bicos, como pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédios e contínuo de repartição pública. Mas seu dom fez dele o maior sambista carioca de todos os tempos, com letras impecáveis e batidas deliciosas. Utilizando linguagem fragmentada, o documentário traça um poderoso painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão sobre a construção da memória do país. É o retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.
Chicha tu Madre
Chicha tu Madre (Chicha tu Madre)
Exibição: 20/10 (Sala UOL de Cinema, 22h) - 21/10 (Sala UOL, 18h30) - 27/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 1/11 (Espaço Unibanco 3, 23h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Peru / Argentina, 2006, 95 min
Direção: Gianfranco Quattrini
Roteiro: Gianfranco Quattrini
Fotografia: Iván Gierasinchuk
Elenco: Jesús Aranda, Tula Rodríguez, Pablo Brichta, Jean-Pierre Reguerraz, Tatiana Espinoza
Descrição: Júlio César é um tarólogo amador que sobrevive como motorista de táxi em Lima. Quando descobre a gravidez de sua filha adolescente, empreende um perigoso processo de transformação durante o qual compreenderá que, mesmo não sendo dono de seu destino, ainda assim é possível encontrar a salvação.
Chuva Ácida
Chuva Ácida (Black Rain)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2006
Direção: George Barbakadze
Roteiro: George Barbakadze
Descrição: Vinte anos depois do desastre nuclear em Chernobyl, Masha ainda vive traumatizada com as recordações da catástrofe. A dor e o medo são materializados sob a forma de chuva, uma das mais dramáticas e horríveis passagens de sua infância. Decidida a confrontar seus pesadelos, ela faz sua primeira conexão empática com a chuva.
Cinema Novo
Cinema Novo (Cinema Novo)
Exibição: 23/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 24/10 (Espaço Unibanco 1, 14h)
Seção: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil, 1967, 30 min
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Maurício Gomes Leite, K.M. Eckstein
Fotografia: Hans Bantel
Descrição: O documentário, que confirmou à época o interesse crescente do mundo pelo Cinema Novo, acompanha as filmagens de El Justicero e Terra em Transe, a concepção do roteiro de Garota de Ipanema, a montagem de Opinião Pública, a dublagem de Todas as Mulheres do Mundo e o lançamento de A Grande Cidade. Conta, por isso, com a presença do elenco de alguns destes filmes, além da de nomes importantes daquele momento artístico, como Vinícius de Moraes, Maria Bethânia, Paulo César Saraceni, Isabel Ribeiro, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Paulo José, Ana Maria Magalhães, Domingos de Oliveira e Zelito Viana, entre outros. O título alemão do curta significa "Improvisado e Determinado"
Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus (Cinema, Aspirinas e Urubus)
Exibição: 25/10 (Vão Livre do Masp, 19h30)
País: Brasil, 2005
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Karim Aïnouz
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Mano Fialho
Descrição: 1942. No sertão do Brasil, encontram-se dois homens muito diferentes: o alemão Johann, que fugiu da guerra, aceitando um emprego para vender a mais nova droga miraculosa, a aspirina; e o sertanejo Ranulfo, mais um dos muitos agricultores expulsos de suas terras pela implacável seca nordestina. Johann precisa de um ajudante e contrata Ranulfo. Num caminhão, os dois percorrem as estradas poeirentas do interior do Brasil. Mostram aos moradores das menores vilazinhas um filme sobre o novo remédio que é a primeira experiência com o cinema da maioria deles. A viagem é também uma oportunidade de troca entre duas experiências de vida muito diferentes, do alemão urbano e educado, e do brasileiro iletrado mas versado em vários expedientes úteis para seu dia-a-dia.
Clerks II
Clerks II (Clerks II)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 4, 0h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 3, 16h) - 1/11 (Sala UOL, 15h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 98 min
Direção: Kevin Smith
Roteiro: Kevin Smith
Fotografia: David Klein
Elenco: Brian O´Halloran, Jeff Anderson, Rosario Dawson, Jason Mewes, Kevin Smith,Trevor Fehrman
Descrição: A loja de conveniência Quick Stop foi sempre o centro do universo dos balconistas Dante Hicks e Randal Graves, ambos com 33 anos. Quando o lugar é destruído num incêndio, os dois têm de achar não só um novo lugar para matar o tempo, como também novos empregos. Sem nenhuma ambição na vida, vão parar na lanchonete Mooby’s. É lá que dão continuidade aos debates acalorados em que tentam, entre outras coisas, decidir quem é melhor: George Lucas, Peter Jackson ou Jesus. É a celebração verborrágica da cultura nerd e pop. Continuação do filme de estréia de Kevin Smith, O Balconista 2 retoma personagens clássicos da chamada "mitologia de New Jersey", também conhecida como "View Askewniverse" (universo View Askew), fazendo referência ao nome da produtora de Smith. Entre os tipos recorrentes, estão os famosos Jay, interpretado por Jason Mewes, e Silent Bob, personificado pelo próprio diretor. O filme foi realizado como parte de uma promessa feita por Smith a Mewes: caso este se livrasse do vício pelas drogas, ele voltaria a interpretar Jay uma última vez.
Climates
Climates (Climates)
Exibição: 20/10 (Cinesesc, 18h10) - 21/10 (Cine Bombril Sala 1, 16h) - 22/10 (Espaço Unibanco 1, 16h) - 25/10 (Espaço Unibanco 3, 22h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Turquia / França, 2006, 101 min
Direção: Nuri Bilge Ceylan
Roteiro: Nuri Bilge Ceylan
Fotografia: Gökhan Tiryaki
Elenco: Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Nazan Kesal, Mehmet Eryilmaz, Arif Asci
Descrição: O homem foi criado para ser feliz por uma simples razão e para ser infeliz por outras razões ainda mais simples, da mesma forma que nasce por uma simples razão e morre por outras mais simples ainda. Isa e Bahar são casados e, mesmo assim, são dois solitários. Um anula o outro, e eles não conseguem encontrar a felicidade que tanto buscam.
Coisas que o Sol Esconde
Coisas que o Sol Esconde (Hadvarim Shemehahorei Hashemesh)
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 1, 18h40) - 25/10 (Espaço Unibanco 1, 18h10) - 30/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h10) - 1/11 (Unibanco Arteplex 4, 20h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Israel, 2006, 110 min
Direção: Yuval Shafferman
Roteiro: Yuval Shafferman
Fotografia: Valentin Belogonov
Elenco: Assi Dayan, Sandra Sade, Tali Sharon, Zohar Strauss, Tess Hashiloni
Descrição: Com seu pai em estado de coma, Itzhak finalmente decide visitar o velho homem à beira da morte, quebrando dez anos de silêncio entre os dois. Mas enquanto está no hospital, Itzhak, um homem abatido e emocionalmente travado, frustra-se por se sentir negligenciado por sua própria família. Esta é formada por sua esposa, uma artista reprimida, seu filho de trinta anos, um filosófico junkie que ainda vive na casa dos pais, e sua filha do meio, uma lésbica atormentada que fugiu de casa há muito tempo. Itzhak não entende por que a filha caçula, Didush, de 10 anos, abandonada e quase invisível para a família, está visitando secretamente o avô, com quem ela nunca havia se encontrado antes. Para decifrar os mistérios daquela família, Didush terá que enfrentar uma jornada pelas alienadas almas de seus parentes. É a história de "ilhas" humanas isoladas, que tentam se reconectar. Aborda a necessidade de amor, separação e consolo para se obter paz entre pessoas próximas, encontrando assim formas de atingi-las emocionalmente.
Comme un Air
Comme un Air (Comme un Air)
Exibição: Programa de curtas 10
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2005
Direção: Yohann Gloaguen
Roteiro: Yohann Gloaguen
Descrição: Uma corrida incomum entre um mensageiro e uma canção. Um homem vê uma mulher e, inspirado pela visão, começa a cantar uma música de Julio Iglesias. Outro homem, que passeia pelas ruas de Paris, ouve e continua seu caminho, entoando a mesma canção
Como as Garotas Garcia Passaram o Verão
Como as Garotas Garcia Passaram o Verão (How The Garcia Girls Spent Their Summer)
Exibição: 23/10 (Cine Morumbi, 19h) - 24/10 (Cine Bombril Sala 2, 19h40) - 27/10 (Sala UOL, 15h50)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA / Canadá, 2005, 128 min
Direção: Georgina Garcia Riedel
Roteiro: Georgina Garcia Riedel
Fotografia: Tobias Datum
Elenco: Elizabeth Peña, America Ferrera, Lucy Gallardo, Steven Bauer, Jorge Cervera
Descrição: Três mulheres de origem hispânica - avó, mãe e filha - vivem nos EUA e buscam o amor durante um verão. As três o encontram por diferentes caminhos e onde menos imaginam. Blanca é adolescente e detesta os meninos de sua cidade. Busca um namorado na cidade vizinha, na esperança de que lá os meninos sejam diferentes. Sua mãe, Rosa, é sexualmente frustrada e começa a se interessar pelo amigo do marido, um mulherengo convicto. A mãe de Rosa, dona Gallardo, às vésperas de completar 80 anos, decide comprar um carro e aprender a dirigir. Começa, então, a tomar aulas de direção com Pedro, o jardineiro local, e da relação entre os dois brota uma inesperada paixão.
Como Eu Festejei o Fim do Mundo
Como Eu Festejei o Fim do Mundo (Cum Mi-Am Petrecut Sfârsitul Lumii)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 4, 21h50) - 21/10 (Cinesesc, 23h30) - 24/10 (Sala UOL, 16h40) - 26/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Romênia / França, 2006, 106 min
Direção: Catalin Mitulescu
Roteiro: Andreea Valean, Catalin Mitulescu
Fotografia: Marius Panduru
Elenco: Doroteea Petre, Timotei Duma, Marius Stan, Marian Stoica
Descrição: Um testemunho de que o poder do amor transcende as mais trágicas circunstâncias. É a história da adolescente Eva e de seu irmão mais novo Lalalilu nos meses que conduziram à deposição do ditador romeno Nicolau Ceausescu. Eva e seu namorado aventureiro Alexandru envolvem-se num grave problema quando, acidentalmente, quebram o busto do ditador na escola. Eva arca com a maior punição: é expulsa da União de Jovens Comunistas e mandada para um reformatório. Lá, encontra o estranho Andrei, cujos pais são acusados de envolvimento num complô contra Ceausescu. Os dois se tornam amigos. Eva planeja nadar com ele pelo rio Danúbio, rumo à liberdade, e começa a treinar para sua fuga. Enquanto isso, o adorável Lalalilu, ansioso por perder os dentes de leite, também tem grandes planos. Com seus amigos, ele planeja muitas travessuras. Indo longe em suas fantasias, imagina um atentado contra Ceausescu, que visitará sua escola em breve. Lalalilu quer se vingar por Eva ter sido enviada para longe.
Como uma Grama no Prado
Como uma Grama no Prado (Come Un Filo D'erba Nel Prato)
Seção: Curtas-metragens
País: Itália, 2005
Direção: Attilio Azzola
Roteiro: Attilio Azzola
Descrição: Benedetta é uma estudante de quatorze anos que, como a maioria das garotas em sua idade, está propensa a sonhar. Em vez de confrontar garotos de verdade, ela prefere viver no mundo perfeito do seu quarto. Até que um dia Beniamino, um colega de classe, começa a chamar sua atenção.
Composure
Composure (Composure)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: Austrália, 2005
Direção: Luc Anthony
Roteiro: Luc Anthony
Descrição: Comédia de humor negro sobre as improváveis coincidências da atração. Saphire recebe um cartão secreto e, depois de muita deliberação, disca um número em seu telefone e Fabrice responde. O que acontece a seguir é uma absurda montanha-russa de emoções
Confia em Mim
Confia em Mim (Trust Me)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 1, 16h10) - 27/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 1/11 (Sala UOL, 19h50)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA / Inglaterra, 2006, 97 min
Direção: Andrew Kazamia
Roteiro: Andrew Kazamia
Fotografia: Clive Tickner
Elenco: Cory Pendergast, Enn Reitel, Joeanna Sayler, Craig Ferguson, Shelley Long
Descrição: Danny Mars é um rapaz de vinte e poucos anos, publicitário numa pequena cidade, que parte para Hollywood com um grande sorriso, um palavreado bonito e uma namorada que quer ser atriz. Quando Danny encontra Joe Schmolensky, um porteiro de meia-idade, apaixonado por filmes velhos e com talento para a falsificação, seus olhos brilham pela oportunidade. Os dois fazem uma inusitada parceria. Combinando o charme de Danny e seus questionáveis métodos de trabalho com o talento raro de Joe, os dois embarcam numa série de hilárias aventuras malsucedidas. Com elas, ambos expõem-se a um mundo de variados tipos, incluindo um agente de Hollywood, um cobrador de dívidas, uma secretária de poucos atributos físicos, um gângster russo, um diretor de pornografia, um namorado ciumento, um viciado em internet e um executivo de TV megalomaníaco. É uma sátira à indústria do entretenimento, à política e à obsessão pela fama. Para Danny, a parceria significa uma chance de ficar rico, enquanto que para Joe é a oportunidade de deixar de ser um ninguém. Mas há um preço a pagar.
Conversando no Porto - Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
Conversando no Porto - Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís (Conversando no Porto - Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís)
Exibição: 24/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h) - 26/10 (Unibanco Arteplex 1, 15h10) - 28/10 (Cine Bombril Sala 1, 17h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália, 2006, 80 min
Direção: Daniele Segre
Fotografia: Francisco Oliveira
Descrição: Documento histórico com dois dos maiores talentos contemporâneos do cinema e da literatura portugueses, Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís. Um diálogo "ativo", em que os dois amigos, cúmplices e companheiros de trabalho, com gostos e sentimentos semelhantes, relatam a experiência vivida, falam de sentimentos ambíguos e subjetividade feminina, comentam notícias, analisam o poder da imagem e a diferença entre documentário e ficção, compartilham memórias e reminiscências. Mestre do cinema, Manoel de Oliveira é o mais longevo diretor em atividade no mundo - nasceu no Porto em 12 de dezembro de 1908. Iniciou sua carreira com um filme mudo, Douro, Faina Fluvial (1931), que integrou a seleção da 15ª Mostra. Em plena atividade, com cerca de 40 filmes no currículo, Manoel concluiu em 2006 Belle Toujours - Sempre Bela, também na seleção da 30ª Mostra. Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, em 1922, descendente, por parte de pai, de família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e, por parte de mãe, de uma família espanhola de Zamora. Iniciou sua carreira de romancista em 1948, publicando a novela Mundo Fechado. Já lançou cerca de meia centena de títulos. Recebeu em 2004, aos 81 anos de idade, o Prêmio Camões, o mais importante da literatura portuguesa.
Copperhead Road
Copperhead Road (Copperhead Road)
Exibição: Programa de curtas 4
Seção: Curtas-metragens
País: EUA, 2005
Direção: Ian Ogden
Roteiro: Ian Ogden
Descrição: Baseada em história verdadeira, nacionalmente divulgada, Copperhead Road traça um retrato aterrorizante de mulheres bêbadas que, depois de uma festa de ano novo, brigam com um policial. Retrata as ações tão comuns de constrangimento efetuadas por oficiais que abusam de seu poder e fazem justiça com suas próprias mãos.
Coração de Ouro
Coração de Ouro (Heart Of Gold)
Exibição: 25/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 13h30) - 26/10 (Cine Morumbi Shopping, 21h) - 29/10 (Cine Olido, 16h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Inglaterra, 2006, 40 min
Direção: Erik Knudsen
Roteiro: Erik Knudsen
Fotografia: Erik Knudsen
Elenco: Kwasi Akufo, Nana Kofi Asimei, Yaw Barima, Osei Hanson
Descrição: Akim Abuakwa, região de Gana, na África, é o local em que se passa o documentário, que explora a relação das pessoas com o ouro. Tradicionalmente considerado como possuidor de um espírito como qualquer ser sensitivo, o ouro é parte importante na história mística de Gana. Isso ainda hoje é evidente, pelo ouro ser vital para a economia de Gana, sendo controlado que quase exclusivamente por empresas multinacionais. Tratando a mitologia com o mesmo peso que o factual, o filme apresenta histórias contadas por várias pessoas de Akim Abuakwa. Há, por exemplo, o menino que encontra pedaços de ouro no rio Brim e fica curioso para saber o que pode fazer com ele. Essa questão o leva a encontrar várias pessoas e a ter muitas experiências com quem pode esclarecer a relação espiritual que ainda há com o ouro. Além do garoto, participam do filme o joalheiro aposentado, o antigo orador, a sacerdotisa, operários de minas e outras pessoas da pequena cidade de Kibi, situada no coração da região.
Corações Desertos
Corações Desertos (Corações Desertos)
Exibição: 23/10 (Cinesesc, 22h30) - 24/10 (Sala Cinemateca, 17h50) - 25/10 (Cinesesc, 17h20) - 26/10 (Espaço Unibanco 1, 15h40)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 70 min
Direção: Cristiano Burlan
Roteiro: Arthur Tuoto
Fotografia: Pilar Perdomo
Elenco: Janaína Spoladore, Ed Canedo
Descrição: A rotina de um casal na última noite de seu relacionamento. É uma viagem sensorial que, ao longo das horas, atravessa e vislumbra crises e epifanias. A incomunicabilidade constante esconde mesmo assim um desejo carnal vivenciado por esses dois humanos.
Couro de Gato
Couro de Gato (Couro de Gato)
Exibição: Curtas de Joaquim Pedro de Andrade
Seção: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil, 1960, 13 min
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Fotografia: Mário Carneiro
Elenco: Francisco de Assis, Riva Nimitz, Henrique César, Napoleão Muniz Freire, Cláudio Corrêa e Castro
Descrição: Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela (1963). Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano. O filme ainda conta com as participações de Domingos de Oliveira (no elenco e como assistente de direção) e de Milton Gonçalves. O futuro diretor David Neves assina a assistência de fotografia. Este segmento foi considerado pelo Festival de Clermont-Ferrand, na França, como um dos cem melhores curtas dos últimos tempos e recebeu o Prêmio de Qualidade da Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica do Rio de Janeiro (CAIC).
Cuba-Libre
Cuba-Libre (Cuba-Libre)
Exibição: 22/10 (Memorial da América Latina, 18h) - 27/10 (Cine Bombril Sala 2, 23h50) - 30/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Espanha, 2005, 85 min
Direção: Raimundo García
Roteiro: Ulises Bermejo, Enrique Calvo, Raimundo García
Fotografia: Angel Luis Fernández, Juan Antonio Castaño
Elenco: José Luis López Vásquez, Sergio Villoldo, Daniel Huarte, Kira Miro, Javier Gurruchaga
Cuba: Uma Vida de Paixão
Cuba: Uma Vida de Paixão (Cuba: A Lifetime Of Passion)
Exibição: 20/10 (Centro Cultural São Paulo, 18h10) - 26/10 (Unibanco Arteplex 3, 22h20) - 27/10 (Espaço Unibanco 1, 22h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA, 2006, 78 min
Direção: Glenn Gebhard
Roteiro: Juan Santamarina
Fotografia: Mario Congreve, Brian Sisselman, Glenn Gebhard
Descrição: A proximidade da possível transição de regime em Cuba é vista pelos olhos de cubanos pró-Fidel Castro, por anti-castristas exilados em Miami e por acadêmicos e intelectuais. A revolução cubana aconteceu antes que a maioria dos cubanos de hoje sequer tivesse nascido. Por meio de uma série de entrevistas, o documentário traça um mapa da situação atual e faz um prognóstico para os próximos anos. A política de Cuba é sustentada por antagonismos. Castro se opõe aos Estados Unidos, e os cubanos residentes em Miami se opõem a Castro e ao seu regime. Mas o que acontecerá quando não houver mais a o que se opor? Como o regime atual se manterá sem que a jovem população de Cuba tenha a percepção de um inimigo imperialista à espreita? E o que acontecerá aos exilados cubanos quando deixarem de ser exilados e se transformarem em apenas mais um grupo de imigrantes?
Cumbal, Caminhos de Gelo e Enxofre
Cumbal, Caminhos de Gelo e Enxofre (Cumbal, Camiños De Hielo Y Azufre)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco 1, 14h) - 21/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 24/10 (Faap, 11h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Colômbia, 2006, 54 min
Direção: Handrey Correa
Roteiro: Handrey Correa
Fotografia: Diego Barajas
Descrição: O tema do documentário é a vida e o trabalho duro de alguns camponeses de Nariño, no sul da Colômbia, que escalam o pico do vulcão Cumbal para extrair gelo e enxofre para vender nas cidades próximas. A subsistência dessas pessoas se baseia na relação que têm com a natureza hostil. Mas o filme não se limita ao trabalho dessas pessoas, é também sobre o rumo que eles dão às suas vidas, sobre o conceito que têm de beleza e do sagrado, o que lhes é indispensável, o perigo que enfrentam e o sacrifício que fazem. A natureza é o principal antagonista dos protagonistas. Eles apreciam a vida simples, são felizes no dia-a-dia e, principalmente, têm uma relação de amor e ódio com o vulcão. Um desses trabalhadores é Segundo Homero. Ele e sua família fazem o árduo trabalho de extração, que se torna mais difícil e pior remunerado a cada novo dia.
Curtas de Joaquim Pedro de Andrade
Curtas de Joaquim Pedro de Andrade
Exibição: 23/10 (Cine Bombril Sala 1, 14h) - 24/10 (Unibanco Arteplex 4, 16h)
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil
Direção: Joaquim Pedro De Andrade
Descrição: O Mestre De Apipucos, O Poeta Do Castelo, Couro De Gato, Brasília, Contradições De Uma Cidade Nova, A Linguagem Da Persuasão, Vereda Tropical, O Aleijadinho.

     

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