Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

P

Pai Patrão
Pai Patrão (Padre Padrone)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 4, 13h) - 23/10 (Sala UOL de Cinema, 14h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1977, 117 min
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani
Fotografia: Mario Masini
Elenco: Omero Antonutti, Nanni Moretti, Marcella Michelangeli, Saverio Marconi, Fabrizio Forte
Descrição: Baseado numa história real, é a trajetória de Gavino, menino que é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando das ovelhas. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. Com o tempo, Gavino descobre que sua única saída é ter a arma que seu pai não possui: cultura. Retrato da forma mais primitiva de opressão: a do patriarca, senhor da vida e da morte no seio da família. Os irmãos Taviani expõem esse conflito ancestral em plena modernidade capitalista. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1977.
Paid
Paid (Paid)
Exibição: 23/10 (Cine Bombril Sala 1, 20h10) - 25/10 (Sala UOL de Cinema, 20h10) - 26/10 (Sala UOL de Cinema, 14h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Holanda, 2005, 90 min
Direção: Laurence Lamers
Roteiro: Laurence Lamers
Fotografia: Tom Erisman
Elenco: Anne Charrier, Murilo Benício, Tom Conti, Guy Marchand, Corbin Bernsen, Marie-France Pisier, Ana Lucia Torre
Descrição: Filme noir que segue a tradição dos policiais franceses de gângster. Personagens do submundo arrependem-se de suas escolhas e buscam algo mais significativo em suas vidas. É a história de amor entre Paula, uma parisiense que trabalha como call-girl em Amsterdã, e o brasileiro matador de aluguel Michel. Ele fica emocionalmente abalado quando um garoto boliviano de seis anos surge de repente em suas vidas. O garoto mudará o destino dos dois, motivando-os a buscar seus sonhos e a recomeçar juntos a vida. Mas Paula está de mãos atadas, pois tem uma dívida com o poderoso barão do narcotráfico Rudi. Já Michel tem compromissos com seu mentor, Giuseppe. Ambos terão de pagar um preço alto pela liberdade. Além de contar com o ator brasileiro Murilo Benício como protagonista e Ana Lucia Torre como coadjuvante (uma empregada), Paid tem trilha sonora assinada pelo talentoso violoncelista Jaques Morelenbaum, compositor que escreveu música para dois filmes brasileiros indicados ao Oscar, O Quatrilho e Central do Brasil.
Palavras Riscadas
Palavras Riscadas (Gratte-Papier)
Exibição: Programa de curtas 10
Seção: Curtas-metragens
País: França, 2005
Direção: Guillaume Martinez
Roteiro: Guillaume Martinez
Descrição: Um dia como outro qualquer no metrô de Paris, pelo menos é o que parece. Um jovem lê calmamente. Uma jovem mulher senta-se ao seu lado. Eles não têm nada em comum, eles não sabem nada um do outro. Apesar disso, terão um inesperado encontro. Será uma centelha de esperança no cinzento metrô.
Palestra Com Arnaldo Jabor
Exibição: 24/10 (Faap, 19h)
Descrição: Palestra de 90 minutos
Pão e Tulipas (Pane e Tulipani)
Exibição: 23/10 (Vão Livre do Masp, 19h30)
Seção: Vão Livre do Masp
País: Itália/Suíça, 2000, 115 min
Direção: Silvio Soldini
Roteiro: Doriana Leondeff, Silvio Soldini
Fotografia: Luca Bigazzi
Elenco: Licia Maglietta, Bruno Ganz, Giuseppe Battiston, Marina Massironi, Antonio Catania, Felice Andreasi, Vitalba Andrea, Tatiana Lepore
Descrição: Rosalba, uma dona de casa de Pescara, Itália, está viajando numa excursão de ônibus com sua família. Ao parar em um restaurante de beira de estrada, ela é esquecida pelo marido e pelos filhos. Uma situação propícia para ela fazer o que sempre quis: conhecer Veneza, a cidade dos seus sonhos. Pede carona, deixando apenas um evasivo recado na secretária eletrônica do marido: - Férias -.Nesta pequena escapada, ela irá descobrir uma realidade que nunca experimentou, longe da família e dos afazeres da casa. Enquanto isso, o marido contrata um encanador, fanático por histórias de detetive, para ir atrás da mulher. Mas Rosalba já organizou sua nova vida: arrumou emprego com um velho florista anarquista; um apartamento, que divide com um garçom finlandês, e a amizade da vizinha, Grazia, uma esteticista e massagista. Por insistência do amigo garçom, ela retoma também uma antiga paixão, o acordeão.Quando o encanador-detetive a encontra, ele também percebe que a vida pode ser muito mais divertida do que parece.
Paris, Te Amo
Paris, Te Amo (Paris, Je T'aime)
Exibição: 29/10 (Unibanco Arteplex 1, 21h) - 30/10 (Sala UOL de Cinema, 18h50) - 31/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 20h) - 01/11 (Cine Bombril Sala 1, 18h)
Seção: Apresentação Especial
País: França, 2006, 120 min
Direção: Olivier Assayas, Frédéric Auburtin e Gérard Depardieu, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel e Ethan Coen, Isabel Coixet, Wes Craven, Alfonso Cuaron, Christopher Doyle, Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Walter Salles
Roteiro: Olivier Assayas, Frédéric Auburtin e Gérard Depardieu, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel e Ethan Coen, Isabel Coixet, Wes Craven, Alfonso Cuaron, Christopher Doyle, Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Walter Salles
Descrição: Um desafio proposto a 21 diretores de todo o mundo - contar a história de um encontro romântico em Paris -, resultou no longa-metragem Paris, Je T’Aime. Embora tenha sempre inspirado o cinema, Paris não vive apenas de seu passado. O ponto de partida, para os cineastas envolvidos no projeto, foi filmar a capital francesa nos dias de 2006, em busca de aspectos inéditos, que ainda não tivessem sido mostrados na tela grande, fugindo das imagens de cartão postal. Paris, Je T’Aime retrata a mistura de classes sociais, gerações, culturas e atmosferas. Os diretores, em sua maioria, estrangeiros, captam a realidade parisiense, mas também o encantamento que sentem visitando a cidade. A curiosidade os leva a descobrir novos ângulos da cidade, que não seriam explorados por quem nela vive.
Parque
Parque (Park)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 4, 17h20) - 29/10 (Sala UOL de Cinema, 22h10) - 30/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 18h) - 01/11 (Unibanco Arteplex 2, 19h50)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 86 min
Direção: Kurt Voelker
Roteiro: Kurt Voelker
Fotografia: Christophe Lanzenberg
Elenco: William Baldwin, Cheri Oteri, Ricki Lake, Trent Ford, Treach, Anne Dudek
Descrição: Num parque público de Los Angeles, em plena hora do almoço, dez inusitados moradores da cidade encontram amor, diversão, dor e desilusão. Suas histórias de vida e problemas são os mais diversos, mas em algum ponto seus dramas pessoais acabam se cruzando. Entre eles temos Peggy, que desconfia do marido Dennis e resolve segui-lo até o parque acompanhada da amiga Claire. Na mesma hora, do outro lado do parque, uma jovem e bonita garota, acompanhada de um cão anti-social, tenta cometer suicídio por conta da falta de amor em sua vida - mas suas tentativas dão em nada. Temos também um casal de nudistas que freqüenta o parque diariamente. Nesse dia, no entanto, convidam duas desavisadas amigas do trabalho para compartilhar do prazer de estarem nus diante da natureza. Daí em diante, o caos se instala.
Pixote in Memoriam
Pixote in Memoriam (Pixote in Memoriam)
Exibição: 25/10 (Cinesesc, 18h50) - 26/10 (Sala Cinemateca, 18h10) - 27/10 (Cine Bombril Sala 1, 16h20) - 30/10 (Unibanco Arteplex 4, 22h40)
Seção: Mostra Brasil Perspectiva
País: Brasil, 2006, 78 min
Direção: Felipe Briso, Gilberto Topczewski, Edu Abad
Roteiro: Gilberto Topczewski
Fotografia: Marcos Viellas
Descrição: O filme revisita um dos clássicos do cinema nacional, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco. Além de premiada no Brasil e no exterior, a obra ficou marcada pela trágica história real do protagonista, Fernando Ramos da Silva. O garoto da periferia, que impressionou público e crítica com seu desempenho, teve na vida um final ainda mais trágico que o de seu personagem. É um retrato fiel do que acontece com a infância miserável do Brasil. Há depoimentos, entre outros, do próprio Babenco, da preparadora de elenco Fátima Toledo, da atriz Marília Pêra (que com Fernando Ramos protagonizou a controversa cena da amamentação), do cineasta Spike Lee e dos cantores e compositores Caetano Veloso e Nick Cave.
Play
Play (Play)
Exibição: 22/10 (Cinesesc, 16h) - 27/10 (Sala UOL de Cinema, 20h20) - 02/11 (Unibanco Arteplex 4, 21h40)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Chile/França, 2005, 105 min
Direção: Alicia Scherson
Roteiro: Alicia Scherson
Fotografia: Ricardo DeAngelis
Elenco: Viviana Herrera, Andrés Ulloa, Aline Küppenheim, Coca Guazzini
Descrição: Um olhar sobre as relações humanas, seguindo o percurso de dois perdedores que, aos poucos, reconstroem em paralelo suas vidas, influenciando-se mutuamente sem, no entanto, terem contato direto. Cristina, uma jovem e recatada enfermeira do interior, adapta-se à vida da cidade enquanto trata de um velho húngaro doente, tendo como únicos momentos de diversão aqueles em que passeia por seu bairro ou quando joga Street Fighter num salão de jogos. Tristán é um arquiteto que não se sente motivado pelo trabalho nem pelo casamento, abandonando ambos e regressando à casa da mãe. Mas é vítima de um assalto em que perde sua mala, com documentos, cigarros, fotografias, um isqueiro e seu iPod. Cristina encontra tal mala e fica tentada a conhecer seu dono, na esperança de que seu dia-a-dia se torne menos solitário e apático. O filme, apesar de realista, toma liberdades poéticas, seja no uso inspirado de canções e colagens sonoras, ou na seqüência animada como se fosse um game, ou ainda na delicada e surreal cena em que uma mariposa sai da boca de Tristán. É um filme de nítida sensibilidade feminina.
Poder Além da Vida
Poder Além da Vida (Peaceful Warrior)
Exibição: 20/10 (Reserva Cultural Sala 2, 23h30) - 22/10 (Cinemark - Metrô Sta. Cruz, 21h) - 27/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h) - 31/10 (Unibanco Arteplex, 21h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: EUA/Alemanha, 2006, 120 min
Direção: Victor Salva
Roteiro: Kevin Bernhardt
Fotografia: Sharone Meir
Elenco: Nick Nolte, Scott Mechlowicz, Amy Smart, Ashton Holmes, Agnes Bruckner, Ray Wise
Descrição: Dan Millman é um ginasta adolescente que sonha participar das Olimpíadas. Ele possui tudo o que um jovem deseja em sua idade: troféus, amigos, motocicletas velozes e namoradas. Mas um dia, o mundo de Dan vira de ponta cabeça ao conhecer o misterioso estrangeiro de nome Sócrates, que, com toda sua experiência de vida, é capaz de superar obstáculos apenas com a força espiritual. Após sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Sócrates e de uma jovem chamada Joy. Ele descobre que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar para trás vários conceitos para se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino. A história do filme, sobre o poder de superação do espírito humano, parte do romance autobiográfico de Dan Millman, Way of the Peaceful Warrior. Millman faz uma ponta, como "Homem no Carro".
Política Zero
Política Zero (Politica Zero)
Exibição: 31/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h40) - 01/11 (Centro Cultural São Paulo, 18h) - 02/11 (Cine Morumbi Shopping, 21h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Itália, 2006, 125 min
Direção: Alberto Piccinini, Giovanni Giommi, Massimo Coppola
Roteiro: Massimo Coppola, Giovanni Giommi, Alberto Piccinini
Fotografia: Giovanni Giommi
Descrição: As recentes eleições políticas na Itália são destrinchadas por meio da campanha de quatro jovens candidatos. Da extrema direita à extrema esquerda, é um instantâneo fotográfico do relacionamento entre a nova geração e os políticos. Da escolha dos quatro candidatos ao fim da própria noite de eleição, este documentário quer escrutinar a recente história italiana e, por conseqüência, européia. É uma produção da MTV local e, por isto, com foco voltado ao espectador pós-adolescente.
Portas do Paraíso
Portas do Paraíso (Heaven´s Doors)
Exibição: 23/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h) - 24/10 (Unibanco Arteplex 1, 20h50) - 26/10 (Unibanco Arteplex 4, 21h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Marrocos, 2006, 160 min
Direção: Imad Noury, Swel Noury
Roteiro: Swel Noury
Fotografia: Paulo Ares
Elenco: Hakim Noury, Aimee Meditz, Rabie Kati,Latifa Ahrare, Mosfata Salamate
Descrição: Ney dirige-se ao apartamento de sua vítima para executar uma vingança. Esse simples ajuste de conta, porém, colocará três vidas distintas em colisão. Ney é um jovem de 22 anos que mora com a mãe cega e a irmã. Larga o emprego como peão de obra e passa a trabalhar para Mansour, um mafioso que se dedica ao tráfico de homens, entre outras coisas. Mansour vê em Ney um filho, faz dele seu protegido e dá-lhe cada vez mais poder. Para Ney, os fins justificam os meios, e ele está convencido de que age para o bem de sua família. Está próximo de realizar um sonho: pagar uma cirurgia para que a mãe volte a enxergar. Lisa é americana, professora de Belas Artes em Casablanca e vive sozinha desde que o marido morreu num acidente. Só tem um amigo, Jalil. Mas sua vida mudará ao descobrir que é a única família de duas vítimas de um ajuste de contas: uma mãe e um filho, Souad e Salim, cunhada e sobrinho que ela não conhecia. E Smail saiu da prisão em que cumpriu quinze anos de detenção devido à traição de um velho amigo. Ele quer a liberdade por causa de sua mãe doente e porque teve muito tempo para preparar sua vingança.
Porviroscópio
Porviroscópio (Porviroscópio)
Exibição: Programa de curtas 7
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Carlos Adriano
Roteiro: Carlos Adriano, Bernardo Vorobow
Descrição: Filme de montagem sobre dois raros materiais de arquivo: o único registro com imagens de Monteiro Lobato (1882-1948), feito entre 1932 e 1938, e a última gravação de sua voz, realizada na véspera de sua morte. Lobato filmou cenas domésticas e fez uma seqüência de animação pintada na película. No romance O Choque (1926), o escritor criou um dispositivo que captura o tempo e projeta passado e futuro numa tela de cristal chamada "porviroscópio". Na trilha sonora, ouve-se Caetano Veloso e Tom Zé.
Pretérito Perfeito
Pretérito Perfeito (Pretérito Perfeito)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 1, 20h) - 22/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 30/10 (Unibanco Arteplex 4, 21h) - 01/11 (Reserva Cultural Sala 2 - 13h)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil, 2006, 71 min
Direção: Gustavo Pizzi
Roteiro: Gustavo Pizzi
Fotografia: Paulo Castiglioni
Descrição: Casa Rosa foi o prostíbulo mais famoso do Rio de Janeiro no século XX. Em 1991, encerrou suas atividades e, quatro anos depois, reabriu como um espaço cultural, onde se realizam festas, eventos e shows musicais. Centenas de jovens passaram a freqüentar o local todo fim de semana. Em 2004, o cineasta Gustavo Pizzi, freqüentador assíduo das festas, convidou algumas pessoas que conheceram a casa como prostíbulo a revisitar o lugar. Antigos clientes, funcionários e Ivanilda, uma prostituta de 65 anos, que trabalhou na casa quando tinha 17 e, desde então, nunca mais havia voltado para lá. Durante a visita, fala-se de memória, moral e negociação.
Prima della Rivoluzione
Prima della Rivoluzione (Prima della Rivoluzione)
Exibição: 20/10 (Unibanco Arteplex 2, 13h30) - 28/10 (Cine Olido, 15h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1964, 115 min
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Bernardo Bertolucci, Gianni Amico
Fotografia: Aldo Scavarda
Elenco: Francesco Barilli, Adriana Asti, Allen Midgette, Morando Morandini Jr.
Descrição: História de forte inspiração autobiográfica de Bernardo Bertolucci. Fabrizio, um jovem marxista, tem como seu mentor intelectual o professor universitário Cesare. Após o suicídio de seu melhor amigo, porém, ele sofre uma crise de angústia. Quem o consola é sua tia Gina, mulher mais velha e neurótica que, por compaixão, passa a ter um caso com o sobrinho. Mas um dia ela parte da cidade e Fabrizio, desgostoso, abandona seus ideais revolucionários. Para desespero de Cesare, seu aluno decide se casar e se aburguesar. Filme inédito no Brasil.
Primeira Vez
Primeira Vez (Primeira Vez)
Exibição: Programa de curtas 8
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Fabrício Bittar
Roteiro: Fabrício Bittar
Descrição: Uma adolescente de classe média tem seu cotidiano acompanhado pela câmera. Aos poucos, são reveladas imagens das primeiras experiências amorosas da menina. Seus principais conflitos, comuns nessa idade, são flagrados.
Princesas
Princesas (Princesas)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 4, 19h10) - 27/10 (Unibanco Arteplex 4, 20h30) - 29/10 (Reserva Cultural Sala 2, 17h20) - 31/10 (Memorial da América Latina, 19h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Espanha, 2005, 113 min
Direção: Fernando León de Aranoa
Roteiro: Fernando León de Aranoa
Fotografia: Ramiro Civita
Elenco: Candela Peña, Micaela Nevárez, Mariana Cordero, Violeta Pérez, Luis Callejo
Descrição: "A história de duas mulheres, de duas prostitutas, de duas princesas. Uma delas se chama Caye, tem quase 30 anos, trabalha num salão de cabeleireiro e é o encanto do bairro madrilenho. Já Zulema é uma doce e confusa exilada, que vive em desespero. Quando elas se conhecem, são quase rivais, pois são muitas as novas imigrantes que chegam no pedaço para se prostituir. Caye e Zulema não tardam a entender, porém, que, apesar de qualquer diferença, ambas caminham pela mesma corda bamba. Da cumplicidade das duas nascerá essa história. Na trilha sonora, espaço para a canção "Me Llaman Calle", do conterrâneo Manu Chao.
Programa de curtas 1
Exibição: 31/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 01/11 (Centro Cultural São Paulo, 20h20) - 02/11 (Cine Bombril Sala 1, 20h10)
Descrição: Agora Você Me Vê, Agora Não (Most Latszom, Most Nem Latszom), Homem De Sorte (Szerencses Ember), Quem Somos Nós? (Qui Sommes-Nous?), Ilusão (L`Illusion), Ming De Ouro (Ming D`Or), Shakespeare Mudo (Silent Shakespeare)
Programa de curtas 2
Exibição: 24/10 (Cine Olido, 19h) - 25/10 (Unibanco Arteplex 4, 18h) - 01/11 (Centro Cultural São Paulo, 16h)
Descrição: Flor Solitária (Lulebore), 37 º C (37 º C), Quio: Tão Confusa (Quio: So Dazed), A Cerca (El Cerco), Kadogo (Kadogo), Vida Agitada (Shaking Life), Dear Miss Mistress (Dear Miss Mistress), Como Uma Grama No Prado (Come Un Filo D`erba Nel Prato), Vale Paraíso (Valle Paraiso)
Programa de curtas 3
Exibição: 24/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h) - 28/10 (Sala Cinemateca, 20h30) - 01/11 (Unibanco Arteplex 1, 17h50)
Descrição: Dona Ana (Doña Ana), Mono (Mono), A Família Do Roque (La Familia De Roque), Adeus Sr. Snuggles (Goodbye Mr. Snuggles), Vida Íntima (Private Life), Memórias Ao Vento (Arruh Ala Arrih), Campo Livre (Free Range), Ge & Zeta (Ge & Zeta), O 10º Homem (The 10th Man)
Programa de curtas 4
Exibição: 24/10 (Sala UOL de Cinema, 20h10) - 30/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 21h50) - 01/11 (Faap, 11h)
Descrição: Composure, A Estrada Adiante (The Road Ahead), A Ponte (The Bridge), Chuva Ácida (Black Rain), Copperhead Road, Cartão Postal (Postcard), E Agora Com A Palavra, Nossos Patrocinadores (And Now A Word From Our Sponsors), A Luminária (The Luminary), Se (If), A Última Saída (The Last Exit), Mar Aberto (Open Sea), Filter
Programa de curtas 5
Exibição: 23/10 (Espaço Unibanco de Cinema 1, 14h) - 27/10 (Sala Cinemateca, 17h50) - 02/11 (Centro Cultural São Paulo, 18h)
Descrição: Amsterdam (Amsterdam), Beijo De Sal (Beijo De Sal), 14 Bis (14 Bis), Memória Sem Visão (Memória Sem Visão), Alguma Coisa Assim (Alguma Coisa Assim)
Programa de curtas 6
Exibição: 27/10 (Sala UOL de Cinema, 14h) - 01/11 (Sala Cinemateca, 15h50) - 02/11 (Unibanco Arteplex, 16h)
Descrição: Nanoilusão (Nanoilusão), Degraus (Degraus), Quando O Tempo Cair (Quando O Tempo Cair), Vera Lúcia (Vera Lúcia), Sob O Encanto Da Luz (Sob O Encanto Da Luz), O Monstro (O Monstro)
Programa de curtas 7
Exibição: 24/10 (Unibanco Arteplex 3, 12h30) - 25/10 (Sala Cinemateca, 14h) - 30/10 (Espaço Unibanco de Cinema 1, 17h50)
Descrição: Handmade (Handmade), Porviroscopio (Porviroscopio), Saindo Da Sombra (Saindo Da Sombra), Marepe (Marepe), Saba (Saba), Berlinball (Berlinball)
Programa de curtas 8
Exibição: 23/10 (Cine Bombril Sala 2, 21h50) - 24/10 (Unibanco Arteplex 4, 14h) - 26/10 (Sala Cinemateca, 14h)
Descrição: Maré Capoeira (Maré Capoeira), Boneca Do Minhocão (Boneca Do Minhocão), Meus Amigos Chineses (Meus Amigos Chineses), Helena Zero (Helena Zero), Primeira Vez (Primeira Vez)
Programa de curtas 9
Exibição: 24/10 (Centro Cultural São Paulo, 16h) - 25/10 (Cine Bombril Sala 2, 20h10) - 29/10 (Sala UOL de Cinema, 15h50)
Descrição: Negativos De Mclaren (Mclaren’s Negatives), A Felicidade (Happiness), Abandono (Left), Espaços Públicos (Public Spaces), Um Canto Neutro (A Neutral Corner), Três Torres (Three Towers), Eu Quero Ser Piloto (I Want To Be A Pilot), Um Charuto Na Praia (A Cigar At The Beach)
Programa de curtas 10
Exibição: 24/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 17h30) - 28/10 (Unibanco Arteplex 1, 13h) - 31/10 (Faap, 16h40)
Descrição: Palavras Riscadas (Gratte-Papier), Linha Verde (Ligne Verte), O Jantar (Le Diner), Comme Un Air... (Comme Un Air...), Scenarii, Bhaï-Bhaï, Meu Último Papel (Mon Dernier Role), Sem Rumo (Dérives), Blossom, Histórias Da Mancha 2 (Blossom, Les Histoires De La Tache 2)
Programa de curtas 11
Exibição: 23/10 (Unibanco Arteplex 3, 14h20) - 25/10 (Unibanco Arteplex 3, 18h30) - 28/10 (Cine Olido, 17h)
Descrição: Embaixo Dos Escombros (Bajos Los Escombros), Sirenes Ao Fundo (Sirenas De Fondo), Modelo Siqueiros (Modelo Siqueiros), 10:15 (10:15), Berlitad (Berlitad), O Outro Quarto (El Otro Cuarto), O Caracol (El Caracol)
Proibido Proibir
Proibido Proibir (Proibido Proibir)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 2, 19h20) - 23/10 (Cinesesc, 18h30) - 24/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 15h20) - 01/11 (Cine Bombril Sala 1, 20h20)
Seção: Mostra Brasil / Competição Novos Diretores
País: Brasil/Chile, 2006, 100 min
Direção: Jorge Durán
Roteiro: Jorge Durán, Dani Patarra
Fotografia: Luis Abramo
Elenco: Caio Blat, Maria Flor, Alexandre Rodrigues, Edir Duqui
Descrição: Paulo, que estuda Medicina, Letícia, estudante de Arquitetura, e Leon, que está cursando Ciências Sociais, são três universitários do Rio de Janeiro que se defrontam com dilemas morais e éticos decorrentes de um triângulo amoroso latente, mas não consumado. Paralelamente, por causa do envolvimento com a realidade a que são levados pela escolha profissional, vivem uma experiência trágica ao tentarem ajudar uma paciente do Hospital Universitário e seus filhos. Esse doloroso rito de passagem da vida universitária, que ensina e protege, para o contato direto com a realidade fortalece definitivamente a amizade e a fraternidade entre eles, fazendo-os descobrir de maneira profunda o país em que vivem. Trilha sonora assinada pelo flautista e saxofonista Mauro Senise, um dos principais compositores e instrumentistas em atividade no país.
Punks São Legais
Punks São Legais (The Punks Are Alright)
Exibição: 20/10 (Espaço Unibanco de Cinema 3, 0h) - 21/10 (Sala UOL de Cinema, 23h50) - 31/10 (Cine Bombril Sala 2, 16h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Canadá, 2007, 87 min
Direção: Douglas Crawford
Roteiro: Douglas Crawford
Fotografia: Douglas Crawford
Descrição: De Hamilton, no Canadá, a São Paulo, no Brasil, e Jacarta, na Indonésia, este é um safári pelo punk rock, mostrando-o do Primeiro ao Terceiro Mundos, do profano ao sagrado. A viagem começa com a banda cult canadense The Forgotten Rebels, que, desde 1977, cria músicas contagiantes e ofensivas. Na seqüência, revela-se sua influência e inspiração para as favelas do Brasil e para a turbulência da Indonésia, onde o punk dá voz às novas gerações que buscam um mundo melhor. Henrike, o esguio vocalista da banda paulista de street punk Blind Pigs, com suas letras impetuosas e inteligentes, detalha a experiência latino-americana. Ele, que leciona inglês para crianças da favela, credita à The Forgotten Rebels e ao pai, um grande fã da banda, o seu dom para o punk. Em Jacarta, Dolly, um rapaz quieto e articulado de 22 anos, conheceu a Blind Pigs na internet e pediu-lhes um CD de graça, pois não tinha dinheiro para comprá-lo. Em seu emprego numa fábrica, ele ganha menos de três dólares por dia. O punk é para ele a única forma de lutar contra o mundo corrupto no qual vive. Diz ele que chegar em casa e ouvir os Blind Pigs é "um remédio para a minha doença". Entrevistas, cenas de shows e seus bastidores revelam um mundo em que globalização e pobreza, religião e identidade, terrorismo e utopia convergem de maneira por vezes discordante, por vezes harmoniosa.
Pura Sangre
Pura Sangre (Pura Sangre)
Exibição: 23/10 (Sala Cinemateca, 21h20) - 29/10 (Unibanco Arteplex 1, 17h10) - 01/11 (Cine Bombril, 16h)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Espanha/Argentina, 2005, 90 min
Direção: Leo Ricciardi
Roteiro: Leo Ricciardi
Fotografia: Andrés Mazzon
Elenco: Oscar Alegre, María Galiana, Yaco Levy, Ana Fernández, Fernando Peña, Norma Aleandro
Descrição: Santiago é um garoto de nove anos que vive na cidade. Seus pais morreram num acidente de carro, justamente quando a dispersa família estava para se reunir. Ele vai então morar no campo com seu avô, com o qual nunca havia se encontrado. Juan é um homem rude, silencioso e mal humorado, que é o motivo pelo qual falhou com sua filha quando ela engravidou muito jovem. Ele terá agora que tomar conta do neto. Talvez Juan consiga compreender a nova realidade, aceitar e amar novamente. Ao mesmo tempo, Santiago, em sua infância aparentemente sem dor, tem maior facilidade em entender a nova situação e seu novo lar. Entre os outros adultos que conviverão com Santiago estão uma anciã carinhosa e intrometida e uma testemunha silenciosa em cadeiras de rodas. Mas neste ambiente de paz instável, um inesperado acidente muda mais uma vez a realidade dessa família.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).