Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Sinopses

da Folha Online

V

Vale Paraíso
Vale Paraíso (Valle Paraiso)
Exibição: Programa de curtas 2
Seção: Curtas-metragens
País: Espanha, 2005
Direção: Eduardo Martin Julve
Roteiro: Eduardo Martin Julve
Descrição: São dois irmãos: Angel e Claudio Ramiro. Cresce entre eles o confronto devido a uma grande diferença de caráter. A incompreensão de Claudio para com seu irmão o leva ao assédio físico e psicológico, fazendo-o enfrentar situações perigosas, algumas vezes quase fatais.
Venha Dormir Lá em Casa esta Noite
Venha Dormir Lá em Casa esta Noite (La Stanza Del Vescovo)
Exibição: 21/10 (Unibanco Arteplex 4, 21h30) - 30/10 (Sala Cinemateca, 14h)
Seção: Cinema Político Italiano Anos 60 e 70
País: Itália, 1977, 110 min
Direção: Dino Risi
Roteiro: Dino Risi, Leo Benvenuti, Piero De Bernardi
Fotografia: Franco Di Giacomo
Elenco: Ugo Tognazzi, Ornella Muti, Lia Tanzi, Patrick Dewaere
Descrição: Drama que se passa um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Orombelli, um ex-militar, volta para sua mulher. Ela possui uma suntuosa mansão no lago Maggiore, mas é uma pessoa difícil e autoritária. Em busca de novas aventuras, ele participa de um passeio no lago com Maffei, um jovem iatista, e sua bela cunhada. Orombelli não sabe como lidar com essa charmosa e sensual mulher, que provoca ciúmes e conflitos no grupo. As coisas tomam um rumo inesperado com a morte súbita da mulher de Orombelli. As relações humanas funcionam aqui como microcosmos de uma sociedade desnorteada.
Vera Lúcia
Vera Lúcia (Vera Lúcia)
Exibição: Programa de curtas 6
Seção: Curtas-metragens
País: Brasil, 2006
Direção: Diego de Godoy
Roteiro: Diego de Godoy
Descrição: Dois adolescentes, Vera Lúcia e Beto, correm pela floresta cheios de expectativa, entusiasmo e medo. Ela o convida sedutoramente para um banho de rio. Beto precisa escolher se entra na água e fica com Vera Lúcia. Muitos anos depois, ele passa o dia ao pé de uma cachoeira com sua mulher e confronta os resultados de suas escolhas.
Verão de 2004
Verão de 2004 (Sommer´04 An Der Schlei)
Exibição: 24/10 (Sala Cinemateca, 19h20) - 25/10 (Sala UOL, 15h50) - 27/10 (Cinesesc, 13h30) - 31/10 (Cinesesc, 22h20)
Seção: Competição Novos Diretores
País: Alemanha, 2006, 97 min
Direção: Stefan Krohmer
Roteiro: Daniel Nocke
Fotografia: Patrick Orth
Elenco: Martina Gedeck, Robert Seeliger, Peter Davor, Svea Lohde, Lucas Kotaranin
Descrição: Aos 40, Miriam irradia uma beleza serena e uma autoconfiança tão grande quanto o mar próximo à sua casa de verão. Não há tabus na vida regrada que ela divide com seu parceiro André e o filho do casal, Nils, de 15 anos. Entre eles, existe compreensão e tolerância. Miriam não vê problemas, por exemplo, quando Nils convida sua amiga Livia, de apenas 12 anos, para passar as férias com eles. Mas quando a sensual pré-adolescente começa a flertar com um homem mais velho, Bill, cabe a Miriam pôr um fim em relação tão questionável. Durante a tentativa, porém, ela própria se apaixona por Bill, um homem tímido e inseguro. Ela o seduz e passa a se encontrar com ele em segredo. Mas Bill ama Livia, o que leva Miriam a mergulhar sua vida num turbilhão incontrolável de inveja e rejeição.
Vereda Tropical
Vereda Tropical (Vereda Tropical)
Exibição: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
Seção: Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade
País: Brasil, 1977, 24 min
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Fotografia: Kimihiko Kato
Descrição: Episódio do longa-metragem Contos Eróticos, que parte do conto homônimo de Pedro Maia Soares e que, à época, provocou grande celeuma por apresentar o ator Cláudio Cavalcanti penetrando uma melancia. Joaquim Pedro de Andrade explicita: "Crônica de uma tara gentil, encontro lírico nas veredas escapistas de Paquetá, imagética verbalização e exposição vergonhosamente impudica das fantasias eróticas, Vereda Tropical contém a denúncia da vocação genital dos legumes, a inteligência das mocinhas em flor, o gosto da vida e a suma poética de Carlos Galhardo. Educativo e libertário." Carlos Galhardo (1913-1985) foi cantor e letrista de MPB.
Vida Agitada
Vida Agitada (Shaking Life)
Exibição: Programa de curtas 2
Seção: Curtas-metragens
País: Hungria, 2006, 91 min
Direção: Peter Vadocz
Roteiro: Peter Vadocz
Descrição: Três minutos, 4,5 mil imagens. Você faz as mesmas coisas dia após dia, sua vida nunca pára - apenas fica mais chata. A história de um homem comum num dia comum. O curta-metragem foi gravado com câmera fotográfica digital.
Vida Íntima
Vida Íntima (Private Life)
Exibição: Programa de curtas 3
Seção: Curtas-metragens
País: Inglaterra, 2006
Direção: Abbe Robinson
Roteiro: Abbe Robinson
Descrição: Yorkshire, 1952. Numa tarde de sexta-feira, Ruth Ackroyd vive a monotonia do trabalho num moinho têxtil. Secretamente, pega um trem para Manchester, onde se encontra com um homem na plataforma. Na verdade, nada é o que parece ser.
Violência em Família
Violência em Família (Suburban Mayhem)
Exibição: 26/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 27/10 (Unibanco Arteplex 1, 0h) - 29/10 (Unibanco Arteplex 3, 21h30) - 1/11 (Unibanco Arteplex 2, 21h40)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Austrália, 2006, 95 min
Direção: Paul Goldman
Roteiro: Alice Bell
Fotografia: Robert Humphreys
Elenco: Emily Barclay, Michael Dorman, Robert Morgan, Anthony Hayes
Descrição: É possível sair impune de um assassinato? É isto exatamente o que está planejando Katrina, uma mãe solteira de 19 anos. Ela vive num mundo de pequenos crimes, sexo fácil, carros envenenados e manicures. Mestra em manipular os homens, Katrina mora com seu pai e sua filha num bairro do subúrbio. Nada a impedirá de alcançar o que quer, nem mesmo matar. Quando seu pai ameaça contatar a assistência social para lhe tirar a custódia da filha, Katrina dá início a um plano que chocará toda a comunidade e tornará seu nome ainda mais infame do que ela sequer poderia supor. A trilha sonora é assinada por Mick Harvey, integrante da finada banda Crime & The City Solution, que acompanhou Nick Cave nos anos 80.
Vitus
Vitus (Vitus)
Exibição: 28/10 (Cinemark St. Cruz, às 19h) - 29/10 (Cine Bombril Sala 1, 18h10) - 30/10 (Cinesesc, 19h50) - 31/10 (Unibanco Arteplex 2, 17h20) - 2/11 (Reserva Cultural Sala 2, 17h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Suíça, 2006, 100 min
Direção: Fredi M. Murer
Roteiro: Peter Luisi, Fredi M. Murer, Lukas B. Suter
Fotografia: Pio Corradi
Elenco: Bruno Ganz, Fabrizio Borsani, Teo Gheorghiu, Julika Jenkins, Urs Jucker
Descrição: "Vitus é um garoto superdotado, que parece vindo de outro planeta. Ele tem o ouvido apurado de um morcego, toca piano como um virtuoso e estuda enciclopédias desde os cinco anos de idade. Seus pais antecipam um futuro brilhante para ele. Esperam que ele se torne um exímio pianista. Mas o pequeno gênio prefere brincar com seu excêntrico avô na oficina dele, construindo planadores. Ao fazer um vôo numa das engenhocas, um dramático salto dará a Vitus o controle de sua própria vida. Vitus é o filme indicado pela Suíça para concorrer ao Oscar 2007.
Viva Livre ou Morra
Viva Livre ou Morra (Live Free Or Die)
Exibição: 20/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h30) - 22/10 (Espaço Unibanco 3, 13h30) - 27/10 (Cine Bombril Sala 1, 17h50)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2005, 92 min
Direção: Gregg Kavet, Andy Robin
Roteiro: Gregg Kavet, Andy Robin
Fotografia: Harlan Bosmajian
Elenco: Aaron Stanford, Paul Schneider, Michael Rapaport, Zooey Deschanel, Kevin Dunn
Descrição: Comédia sobre um ingênuo aspirante a criminoso chamado John "Rugged" Rudgate. Ele passa seus dias falsificando cupons de descontos e vendendo-os como autênticos. Certo dia, Rugged encontra um velho conhecido, o desmiolado Jeff Lagrand, que voltou recentemente para casa para ajudar sua sarcástica irmã a administrar o armazém herdado do pai. Rugged força sua entrada nos negócios da família Lagrand, e as coisas começam a dar terrivelmente errado. A situação se complica quando um policial emocionalmente instável passa a fazer investigações.
Você Disse que Me Amava
Você Disse que Me Amava (Du Hast Gesagt, Dass Du Mich Liebst)
Exibição: 25/10 (Espaço Unibanco 3, 15h10) - 26/10 (Faap, 11h) - 28/10 (Unibanco Arteplex 4, 15h10) - 31/10 (Cine Bombril Sala 2, 22h)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Alemanha, 2005, 117 min
Direção: Rudolf Thome
Roteiro: Rudolf Thome
Fotografia: Ute Freund
Elenco: Hannelore Elsner, Johannes Herrschmann, Anna de Carlo, Urs Remond
Descrição: Johanna Perl, sete vezes campeã alemã de natação, está aposentada e leva uma vida isolada e solitária. Pensamentos sobre a morte e o sentido da vida torturam-na constantemente. Não lhe resta nada na vida exceto as lembranças das vitórias e sua filha. Mas seus dias de apática inércia estão contados quando é atraída por um anúncio de jornal para corações solitários. Ela marca um encontro, e é amor à primeira vista. Johannes é escritor, e sua sorte muda totalmente depois deste encontro. Ele consegue concluir seu livro, Você Disse que Me Amava, que se torna um best-seller. Também Johanna descobre seu talento como fotógrafa e consegue finalmente fazer as pazes com sua mãe morta. Mas o sucesso de Johannes começa a atrapalhar a relação. Ele se distancia da amada e passa a ter um caso, sem perceber que Johanna é de fato o grande amor de sua vida. Mas tudo que acontece é por alguma razão maior.
Voltando ao Passado
Voltando ao Passado (We Go Way Back)
Exibição: 20/10 (Sala Cinemateca, 22h20) - 23/10 (Cine Bombril Sala 1, 18h30) - 2/11 (Espaço Unibanco 3, 17h10)
Seção: Competição Novos Diretores
País: EUA, 2006, 80 min
Direção: Lynn Shelton
Roteiro: Lynn Shelton
Fotografia: Benjamin Kasulke
Elenco: Amber Hubert, Maggie Brown, Robert Hamilton Wright, Aaron Blakely, Basil Harris
Descrição: Kate, uma esforçada atriz de uma pequena companhia teatral, consegue seu primeiro papel principal no dia em que completa 23 anos. Ao reler, legremente, sua questionadora carta de aniversário escrita aos 13 anos, parece que Kate alcançou todas suas aspirações de infância. Mas a carta desperta estranhas reações nela, e isto passa a interferir no trabalho. De início, ela ouve sua voz aos 13 anos; com o tempo, começa a presenciar rápidas aparições de si mesma quando pré-adolescente. Essa inusitada "sombra" não quer abandoná-la. Como a atriz se dobra sempre à vontade daqueles que a rodeiam, os protestos da adolescente em seu interior crescem de forma incisiva. A garota de 13 anos confronta-se, então, com a Kate adulta. De forma poética e surreal, o filme explora a tragicomédia desse corajoso confronto.
Volver
Volver (Volver)
Exibição: 21/10 (Cine Bombril Sala 1, 23h10) - 22/10 (Cine Morumbi Shopping, 21h) - 25/10 (Sala UOL, 17h50) - 28/10 (Unibanco Arteplex 3, 18h10)
Seção: Perspectiva Internacional
País: Espanha, 2006, 120 min
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Fotografia: José Luis Alcaine
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave
Descrição: Madri e os bairros de classe operária, onde migrantes de várias províncias espanholas dividem os sonhos com uma pluralidade de etnias e raças. No centro desse sistema social, estão três gerações de mulheres: Raimunda, casada com um desempregado sempre bêbado, sua filha adolescente Paula, sua irmã separada Sole, que sobrevive ilegalmente como cabeleireira, e Irene, a mãe das duas, que ressurge literalmente das cinzas. Ela morreu, junto ao marido, num incêndio no vilarejo de La Mancha, onde Raimunda e Sole nasceram. Irene reaparece primeiro para sua velha irmã. Mas quando esta também morre, ela passa a aparecer para os demais parentes, com quem tem pendências a resolver. Carmen Maura, uma das primeiras musas de Pedro Almodóvar, volta aqui a trabalhar com ele pela primeira vez desde Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988). Num forte elemento melodramático, o cineasta recorre a cenas da saudosa atriz Anna Magnani no papel de Maddalena Cecconi, do filme Belíssima (1951), de Luchino Visconti. Volver é também o nome do tango composto e interpretado por Carlos Gardel, presente na trilha sonora.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).