Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Campeonato Brasileiro
12/04/2006

História

da Folha Online

ESCÂNDALO DE ARBITRAGEM

Antonio Gauderio/Folha Imagem
corintianos festejam título de 2005
Torcedores corintianos festejam título de 2005
O Campeonato Brasileiro-2005 ficou marcado pelo escândalo de arbitragem envolvendo Edilson Pereira de Carvalho, que participava de um esquema de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Após a descoberta da armação, os 11 jogos apitados por Edilson foram anulados e disputados novamente. A remarcação dos duelos acabou, porém, definindo o campeão nacional. Graças aos pontos que recuperou com a realização de duas de suas partidas novamente, o Corinthians chegou ao tetracampeonato. O time paulista terminou com 81 pontos, três de vantagem para o Inter, mas, se os jogos não tivessem sido anulados, a equipe gaúcha é que teria finalizado em primeiro lugar.

Assim como havia acontecido nas duas primeiras edições do Brasileiro em pontos corridos (Cruzeiro em 2003 e Santos em 2004), o Corinthians também foi campeão ostentando o melhor ataque --87 gols. O destaque da equipe foi o atacante argentino Carlitos Tevez, que foi escolhido o melhor jogador da competição. O veterano Romário, por sua vez, tornou-se aos 39 anos o mais velho jogador a ser artilheiro do Nacional --22 gols.

LUXEMBURGO - REI DOS PONTOS CORRIDOS

Flávio Florido/Folha Imagem
Santista Robinho segura troféu do Brasileiro-04
Santista Robinho segura troféu do Brasileiro-04
Após uma passagem apagada pelo Real Madrid (Espanha), o técnico Vanderlei Luxemburgo volta em 2006 a comandar uma equipe no Campeonato Brasileiro. Com isso, o treinador pode ampliar seu recorde de cinco títulos nacionais. Luxemburgo havia vencido as duas primeiras edições da competição em pontos corridos --em 2003, levou o Cruzeiro ao inédito título brasileiro e em 2004 ganhou pelo Santos. Nas duas vezes, suas equipes superaram os cem gols marcados --102 e 103, respectivamente.

HISTÓRIA

19.dez.1971/Folha Imagem
Atletas de Botafogo e Atlético-MG, na final de 71; mineiros conquistaram o primeiro Brasileiro
Atletas de Botafogo e Atlético-MG, na final de 71; mineiros conquistaram o primeiro Brasileiro
Para o lugar do "Roberto Gomes Pedrosa", criou-se o Campeonato Brasileiro em 1971. O primeiro campeão foi o Atlético-MG, comandado pelo técnico Telê Santana.

Com a criação de entidades especializadas para cada esporte, em setembro de 79, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) transformou-se no órgão específico do futebol, com o nome de Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 87, o Clube dos 13 criou a Copa União, vencida pelo Flamengo. Na ocasião, a CBF não reconheceu o título --embora os flamenguistas se rotulem campeões-- e indicou o Sport, vencedor do Módulo Amarelo (segunda divisão), para a Taça Libertadores da América.

Oficialmente, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Vasco (computando também a Copa João Havelange) são os maiores vencedores do Brasileiro --quatro títulos. Em seguida, com três, vêm São Paulo e Internacional-RS.

O maior artilheiro da história do Brasileiro é Washington, que marcou 34 gols pelo Atlético-PR no Campeonato Nacional-2004 e superou a marca do atacante Dimba, que havia feito 31 pelo Goiás em 2003.

TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA

Antonio Pirozzelli-28.mai.1967/Folha Imagem
Rivelino dá bicicleta em jogo com o Inter-RS, em 1967, ano em que o Palmeiras foi campeão
Rivelino dá bicicleta em jogo com o Inter-RS, em 1967, ano em que o Palmeiras foi campeão
Considerado o embrião do Campeonato Brasileiro, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão", foi criado em 1967. Nas quatro edições, o campeão foi conhecido em quadrangulares, não havendo final.

O Palmeiras, que em 67 venceu também a Taça Brasil, foi o primeiro campeão, após vencer o Grêmio por 2 a 1 na última rodada do quadrangular. O Inter-RS terminou em segundo.

No ano seguinte, o Santos conquistou o torneio, e o Inter-RS, mais uma vez, ficou com o vice.

Em 69, com a extinção da Taça Brasil, o "Robertão" passou a ser a única competição de âmbito nacional. O Palmeiras sagrou-se campeão, batendo o Botafogo por 3 a 1 no último jogo.

A última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa aconteceu em 70, com o Fluminense vencendo o primeiro campeonato nacional de sua história com o empate de 1 a 1 com o Atlético-MG.

TAÇA BRASIL

Arquivo Folha Imagem
O Santos, comandado por Pelé, foi campeão cinco vezes consecutivas da Taça Brasil
O Santos, comandado por Pelé, foi campeão cinco vezes consecutivas da Taça Brasil
No final da década de 50, a maioria dos países sul-americanos já tinha um campeonato de âmbito nacional. No Brasil, a competição que mais se aproximava disso era o Torneio Rio-São Paulo, que reunia os principais times dos dois Estados.

Com o fortalecimento de clubes de outras regiões e a criação da Taça Libertadores da América, em 1960, o Brasil precisava escolher um representante para disputá-la.

Por esse motivo, em 59 foi criada a Taça Brasil. O Bahia foi o primeiro campeão e representante brasileiro na competição sul-americana --foi eliminado logo na primeira partida, pelo San Lorenzo, da Argentina. No ano seguinte, o Palmeiras derrotou o Fortaleza na final e foi à Libertadores, na qual acabou sendo vice-campeão.

Após o título do Palmeiras, o Santos da "era Pelé", bicampeão mundial interclubes, foi pentacampeão nacional. Em 66, o título ficou pela primeira vez com um time de Minas Gerais --o Cruzeiro venceu o Santos na final.

O Palmeiras foi bicampeão em 67, ano em que também venceu a primeira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 68, o Botafogo foi o último campeão da Taça Brasil.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).