Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Campeonato Paulista
09/01/2006

História

da Folha Online

COMEÇO

O Paulista teve o seu início em 1902 e foi disputado por cinco clubes que compunham a Liga Paulista de Futebol: São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia, Mackenzie e Internacional. Os "ingleses" do São Paulo Athletic foram os primeiros campeões da competição estadual.

Em 1913, Paulistano, Mackenzie e Palmeiras fundaram a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e resolveram deixar a Liga devido à inclusão de clubes mais populares, como o Corinthians e o Ypiranga. Mas a divisão durou pouco tempo e, em 1917, as duas ligas foram unificadas.

O campeonato voltou a se dividir em 1926, quando o Paulistano brigou com a APEA e acabou criando a LAF (Liga de Amadores do Futebol). Desta forma, o Estado teve dois campeonatos por mais três anos. Com a extinção da LAF em 1930, o Paulista voltou a ter um único campeão.

A calmaria, no entanto, durou apenas cinco anos, e, em 1935, uma nova divisão aconteceu com a criação de LPF (Liga Paulista de Futebol). No entanto, em 1936, o campeonato da APEA foi extinto, e, desde então, o Estadual se consolidou e não houve mais disputas entre ligas paralelas.

PAPÃO

O Corinthians é o maior vencedor da história do Paulista. Apesar do jejum de 23 anos (entre 1954 e 1977), a equipe do Parque São Jorge soma 25 conquistas, quatro a mais do que o Palmeiras e o São Paulo, atual campeão. Desde 1995, os corintianos ergueram a taça cinco vezes.

Tuca Vieira/Folha Imagem
Jogadores do São Paulo festejam título em 2005
Sem contar com a edição de 2002, na qual os grandes do Estado não participaram do Campeonato Paulista --priorizaram a disputa do Torneio Rio-São Paulo--, o São Caetano quebrou um jejum de 14 anos de domínio do "trio de ferro" ao ganhar o Paulista-2004. Os três grandes da capital haviam ficado com o título em todas as edições de 1991 a 2003 (sem contar 2002). Foram cinco títulos do Corinthians, quatro do São Paulo e três do Palmeiras. Em 2005, porém, o São Paulo devolveu o título à capital ao vencer o torneio.

PELÉ: "REI" TAMBÉM DO PAULISTA

Folha Imagem
Pelé comemora gol contra
o Corinthians, em 1973
Pelé disputou seu primeiro Paulista em 1957 e, em seu jogo de estréia, marcou um gol na vitória de 5 a 3 do Santos sobre o XV de Piracicaba, em 14 de julho daquele ano.

Na temporada seguinte, o "Rei do futebol" foi o artilheiro do campeonato com incríveis 58 gols, recorde que até hoje não foi superado. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título do Estadual com uma das campanhas mais impressionantes de toda a história da competição, quando a equipe santista marcou 143 gols.

Na carreira, Pelé foi o artilheiro máximo do Paulista em 11 oportunidades, sendo nove consecutivas. Nenhum outro jogador alcançou tantas glórias no campeonato. No período em que contou com seu maior ídolo, o Santos conquistou dez títulos estaduais --66,7% do total que possui.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).