Esporte
Copa
22/03/2006

História

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

2002 1998 1994 1990 1986 1982 1978 1974 1970
1966 1962 1958 1954 1950 1938 1934 1930  

1966 - Inglaterra

Classificação

Inglaterra
Alemanha Oc.
Portugal
União Soviética

Artilheiros

9 gols - Eusébio (POR/atacante)
6 gols - Helmut Haller (ALE/meia)
4 gols - Geoff Hurst (ING/atacante)

Veja todos os jogos

Folha Imagem

Coréia do Norte marca gol que tirou a Itália do Mundial-1966 logo na primeira fase

Para a Copa do Mundo-1966, o regulamento permaneceu o mesmo, com 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificavam para as quartas-de-final. A partir daí até a final, os jogos eram eliminatórios.

A Copa foi marcada pelas zebras. As seleções do Brasil e da Itália foram eliminadas logo na primeira fase. Já as equipes de Portugal, União Soviética e Coréia do Norte surpreenderam no Mundial. Os soviéticos chegaram até as semifinais, quando perderam para Alemanha Ocidental por 2 a 1. Mesma fase alcançada por Portugal, que perdeu da Inglaterra. Já norte-coreanos foram quadrifinalistas, tendo eliminados a Itália na fase inicial.

Repetindo o feito do Uruguai em 1930 e da Itália em 1934, a Inglaterra também conquistou o título jogando em casa. Na partida final, no estádio de Wembley, após muita polêmica no terceiro gol inglês marcado por Geoff Hurst --até hoje, a maioria dos especialista sustenta que a bola não entrou--, a Inglaterra, berço do futebol moderno, venceu a Alemanha Ocidental por 4 a 2. Hurst foi o destaque da decisão, com três gols.

BRASIL

A participação brasileira foi melancólica. A equipe chegou à Inglaterra como uma das favoritas, mas, no Mundial, mostrou que não tinha uma formação definida. O tão sonhado tricampeonato acabou adiado. Também contribuiu para o baixo rendimento da seleção brasileira a forte marcação que os adversários fizeram sobre os principais jogadores do time, como Pelé. Na primeira partida, o Brasil venceu a Bulgária por 2 a 0, com gols de Pelé e Garrincha. Mas, na seqüência, perdeu da Hungria e Portugal e foi eliminado.

DESTAQUE

Portugal conseguiu em 1966 seu melhor resultado em uma Copa do Mundo, o terceiro lugar. O time mostrou o futebol mais técnico e ofensivo da competição, com destaque para o craque Eusébio, artilheiro com nove gols. Na primeira fase, passou fácil por seus adversários: 3 a 1 na Hungria, 3 a 0 na Bulgária e 3 a 1 no Brasil. Nas quartas-de-final, os portugueses saíram perdendo por 3 a 0 para a Coréia do Norte, mas, com quatro tentos de Eusébio, viraram para 5 a 3. A seleção ibérica acabou "tremendo" nas semifinais, diante dos donos da casa, quando perdeu por 2 a 1 em jogo muito disputado.

CURIOSIDADES

Nas 32 partidas disputadas em campos ingleses, foram marcados 89 gols, média de 2,78 por partida --mesmo índice registrado quatro anos antes, no Chile. O público total chegou a 1.614.677 espectadores, média de 50.459 por partida.

A seleção italiana fez em 1966 uma de suas piores campanhas na história. Começou com uma vitória sobre o Chile, por 2 a 0, mas, depois, perdeu para a URSS por 1 a 0 e para a Coréia do Norte pelo mesmo placar, sendo eliminada na primeira fase.

O atacante Amarildo foi o primeiro "estrangeiro" a ser convocado para a seleção brasileira. Ele, que jogou no Milan, Fiorentina e Roma, estava entre os 47 chamados por Vicente Feola na fase de preparação, mas não foi inscrito para o Mundial.

O episódio da expulsão do argentino Rattín no jogo contra a Inglaterra, quando pedia um intérprete para reclamar ao juiz da violência, motivou a Fifa a criar os cartões amarelo e vermelho, que passaram a ser utilizados a partir do México, em 1970.

O jogo contra a Bulgária foi o último que Pelé e Garrincha fizeram juntos pela seleção. Com a dupla, o Brasil jamais foi derrotado. Na vitória por 2 a 0 sobre os búlgaros, os gols foram marcados justamente por Pelé e Garrincha.

FolhaShop

Digite produto
ou marca