Esporte
Copa
22/03/2006

História

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

2002 1998 1994 1990 1986 1982 1978 1974 1970
1966 1962 1958 1954 1950 1938 1934 1930  

1982 - Espanha

Classificação

Itália
Alemanha Oc.
Polônia
França

Artilheiros

6 gols - Paolo Rossi (ITA/atacante)
5 gols - Karl-Heinz Rummenigge (ALE/meia)
4 gols - Zico (BRA/meia)

Veja todos os jogos

Folha Imagem

Oscar (esq) e Falcão marcam Paolo Rossi em duelo que tirou o Brasil da Copa-1982

A Copa-1982, na Espanha, foi a primeira com 24 seleções. Os participantes foram divididos em seis grupos de quatro, e os dois primeiros de cada chave passavam à segunda fase. Nesta etapa, os classificados foram divididos em quatro grupos de três seleções, e o primeiro colocado de cada chave avançava para as semifinais.

Após uma campanha pífia na primeira fase --três empates (Polônia, Peru e Camarões), tendo se classificado graças ao número de gols marcados--, a Itália deslanchou a partir da etapa seguinte, vencendo as quatro partidas, incluindo o duelo contra a seleção brasileira, que era uma das favoritas ao título.

Empolgada com a vitória sobre o Brasil, a Itália não teve dificuldades para vencer a Polônia na semifinal por 2 a 0. Na final, o adversário foi seleção da Alemanha Ocidental, que tinha eliminado a França nos pênaltis na outra semifinal. Os italianos, que tinham conquistado o título pela última vez em 1938, quebraram o jejum ao bater os alemães por 3 a 1.

Com o resultado, a Itália se igualou ao Brasil em número de títulos --três. Para chegar ao alto do pódio, a Azzurra mostrou grande poder de recuperação, pois, na primeira fase, empatou os três jogos e só conseguiu a vaga pelo critério gols marcados. No entanto, a partir da segunda fase, brilhou a estrela do atacante Paolo Rossi, que fez seis gols em quatro jogos.

BRASIL

Na primeira fase, a equipe de Telê Santana, que tinha um meio-campo fabuloso, demonstrou que realmente era uma forte candidata, ao vencer os três jogos --União Soviética, Escócia e Nova Zelândia-- da primeira fase. Na etapa seguinte, o Brasil caiu no grupo com Itália e Argentina. Na primeira partida, venceu a rival Argentina por 3 a 1. Com o resultado, o Brasil precisava de apenas um empate contra a seleção italiana, que havia vencido a Argentina por 2 a 1, para passar às semifinais. O sonho do tetracampeonato, porém, acabou adiado. A Itália venceu por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi, e ficou com a vaga.

DESTAQUE

Após jogar em times pequenas de seu país, Paolo Rossi foi para a Juventus. Mas, quando despontou, acabou sendo pego no escândalo da loteria esportiva --atletas e clubes manipulavam resultados de jogos para ganhar os prêmios. Pegou uma suspensão de dois anos e, na Copa do Mundo da Espanha, tinha acabado de voltar ao esporte. Depois do desempenho pífio na primeira fase, Paolo Rossi foi decisivo a partir da segunda fase. Não marcou na vitória por 2 a 1 sobre a Argentina, mas fez três gols contra o Brasil, dois na semifinal contra a Polônia e mais um na final contra a Alemanha Ocidental.

CURIOSIDADES

Nos 52 jogos, foram marcados 146 gols, média de 2,81 por partida, sendo a Copa que registrou o maior número de gols até então, superando os 140 que foram anotados em 1954. Os estádios receberam 1.856.277 torcedores, média de 35.697.

Se o time brasileiro ficou fora da decisão da Copa do Mundo da Espanha, pelo menos um representante do país esteve na final da competição. O árbitro Arnaldo César Coelho apitou o jogo entre as seleções da Itália e da Alemanha Ocidental.

Camarões foi sensação na primeira fase da Copa, antecipando o sucesso que viria em 1990. Com três empates (0 a 0 contra Peru e Polônia, 1 a 1 contra a Itália), os "Leões Indomáveis" perderam a vaga para a Itália apenas pelos gols marcados.

Presente nas Copas do Mundo de 1970, 1974 e 1978, o goleiro Dino Zoff foi titular da seleção italiana aos 40 anos em 1982. Com a conquista do título na Espanha, Zoff se tornou o mais velho jogador da história a ser campeão mundial.

O brasileiro Pelé foi o mais jovem jogador a ser campeão mundial, mas o mais jovem a disputar uma partida de Copa do Mundo foi o norte-irlandês Norman Whiteside, que tinha 17 anos e 41 dias quando jogou contra a Iugoslávia no Mundial-1982.

FolhaShop

Digite produto
ou marca