Esporte
Copa
22/03/2006

História

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

2002 1998 1994 1990 1986 1982 1978 1974 1970
1966 1962 1958 1954 1950 1938 1934 1930  

1986 - México

Classificação

Argentina
Alemanha Oc.
França
Bélgica

Artilheiros

6 gols - Gary Lineker (ING/atacante)
5 gols - Diego Maradona (ARG/meia)
5 gols - Emilio Butragueño (ESP/atacante)

Veja todos os jogos

AP

Meia argentino Diego Maradona segura o troféu após conduzir sua seleção ao título

Em 1986, o México foi o primeiro país a realizar a Copa do Mundo pela segunda vez. O torneio também foi o segundo com 24 países, mas a fórmula de disputa foi alterada. Na primeira fase, eram seis grupos de quatro seleções, e os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros avançavam às oitavas-de-final, disputada em jogos eliminatórios.

O grande destaque do Mundial foi o meia argentino Diego Maradona, que liderou a seleção de seu país ao bicampeonato. Com jogadas geniais, como o segundo gol (considerado o mais bonito da história das Copas) que fez na vitória contra os ingleses por 2 a 1, nas quartas, Maradona se consolidou como maior astro do futebol mundial nos anos 80.

A Argentina disputou sete jogos em 1986, com seis vitórias e um empate. O único jogo em que o time de Carlos Bilardo não deixou o campo com o triunfo foi diante da Itália, na primeira fase, que terminou empatado por 1 a 1. Nos mata-matas, a Argentina deixou pelo caminho Uruguai (oitavas), Inglaterra (quartas), Bélgica (semifinais) e Alemanha Ocidental (final).

Na final, os argentinos começaram melhor e abriram uma vantagem de 2 a 0, com gols de Brown e Valdano. Os alemães, porém, não se entregaram e, na etapa final, empataram com Rummenigge e Völler. Mas a reação da seleção de Franz Beckenbauer parou aí, já que Burruchaga marcou o gol do título argentino faltando poucos minutos para o fim da partida.

BRASIL

A seleção do técnico Telê Santana estreou vencendo a Espanha por 1 a 0. Depois, ganhou da Argélia pelo mesmo placar e, na última rodada, bateu a Irlanda do Norte por 3 a 0. Nas oitavas, despachou a Polônia por 4 a 0. Nas quartas, o Brasil encarou a França e teve a chance vencer, mas o meia Zico desperdiçou um pênalti no tempo normal que daria a vitória ao time. A vaga acabou sendo decidida nos pênaltis, e a França ganhou por 4 a 3, passando à semifinal, quando acabou perdendo para a Alemanha Ocidental por 2 a 0.

DESTAQUE

Maradona "carregou nas costas" o time argentino na Copa. Além de armar o time com maestria, Maradona ainda chegava ao ataque para concluir --foi vice-artilheiro, com cinco gols. O jogo que iniciou sua consagração foi o das quartas-de-final, contra a Inglaterra. No primeiro gol, Maradona recebeu cruzamento e subiu para dividir com o goleiro Shilton. Discretamente, colocou a mão na bola, que foi parar no fundo do gol. Todos viram, menos o árbitro. Já o segundo foi uma obra prima --o meia recebeu uma bola antes da linha do meio-campo e driblou metade do time inglês, inclusive o goleiro, antes de marcar.

CURIOSIDADES

A Copa do Mundo-1986 teve a realização de 52 jogos, com 132 gols marcados, média de 2,54 por partida. Durante o Mundial, os estádios mexicanos receberam um público total de 2.407.431 espectadores, média de 46.296 por jogo.

O jogo Uruguai x Escócia registrou o cartão vermelho mais rápido da história das Copas. O uruguaio José Batista conseguiu ficar em campo apenas 55 segundos antes de cometer falta violenta e ser expulso pelo árbitro francês Joel Quiniou.

Assim como em 1982, o Brasil esteve presente na final. Quem apitou o jogo entre Argentina e Alemanha Ocidental foi Romualdo Arppi Filho. Arnaldo César Coelho havia sido o juiz na decisão da Copa da Espanha entre Itália e Alemanha Ocidental.

Além de Telê Santana, o Brasil tinha outros dois treinadores trabalhando na Copa mexicana. Evaristo de Macedo, dispensado pela seleção brasileira antes das eliminatórias, comandou o Iraque. José Faria foi o técnico do Marrocos.

Um episódio marcou a preparação do Brasil. Jogadores teriam saído da concentração sem permissão e pulado o muro na volta. Telê Santana acabou cortando o ponta Renato Gaúcho. O lateral Leandro, por solidariedade ao amigo, desistiu de ir à Copa.

FolhaShop

Digite produto
ou marca