Esporte
Copa
09/12/2005

Regulamento

da Folha Online

PARTICIPANTES

São 32 seleções: Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Costa do Marfim, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, México, Paraguai, Polônia, Portugal, República Tcheca, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Togo, Trinidad e Tobago, Tunísia e Ucrânia.

PRIMEIRA FASE

Os 32 participantes foram divididos em oito grupos de quatro. Todos jogam entre si em suas chaves, e os dois primeiros de cada um dos grupos se classificam às oitavas-de-final do Mundial. Em caso de empate em número de pontos, os critérios de desempate são, na seqüência:

- Saldo de gols;

- Gols marcados;

Se, após a aplicação dos critérios anteriores, persistir a igualdade entre dois ou mais times, os critérios são:

- Maior número de pontos nos jogos entre os times empatados;

- Saldo de gols nos jogos entre os times empatados;

- Gols marcados nos jogos entre os times empatados;

- Sorteio.

SEGUNDA FASE

A partir das oitavas-de-final, as seleções jogam em sistema de mata-mata, em confronto único. Em caso de empate no tempo regulamentar, será disputada uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Se persistir o empate, a decisão será nos pênaltis.

SUBSTITUIÇÕES

Um jogador inscrito na lista oficial da Copa poderá ser substituído apenas em caso de lesão grave, até 24 horas antes da disputa do primeiro jogo de sua equipe, após o envio à Fifa de um exame médico detalhado em um dos quatro idiomas oficiais da entidade.

PRÊMIOS

- A Fifa concede o Troféu Fair Play (jogo limpo) à seleção mais disciplinada (tiver menos cartões amarelos e vermelhos). Cada jogador recebe diploma e medalha, além de um prêmio de US$ 50 mil à equipe.

- A entidade máxima do futebol também entrega a "chuteira de ouro" ao jogador que marcar o maior número de gols no Mundial. O vice-artilheiro recebe a "chuteira de prata" e o terceiro colocado, a de "bronze".

- Caso mais de um atleta alcance a artilharia da competição, a Fifa utilizará como desempate o número de assistências feitas por cada jogador, atribuindo três pontos para o gol e um ponto para a assistência.

- Os três melhores jogadores da Copa receberão as bolas de "Ouro", "Prata" e "Bronze", respectivamente. Além disso, a Fifa premiará o melhor goleiro e a equipe de futebol mais bonito durante o Mundial.

FolhaShop

Digite produto
ou marca