Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Romeu Tuma

Nome completo: Romeu Tuma Júnior
Partido: PMDB
Número: 15015
Idade: 46
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: servidor público estadual
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Assembléia

  • Projetos apresentados: 87


  • Projetos aprovados: 17


No arquivo da Folha

  • 06.mai.00: Cerca de 30 inquéritos policiais, que estavam sob o comando do delegado Romeu Tuma Jr., são repassados para o delegado Domingos Paula Neto, titular da 6ª Delegacia Seccional (Santo Amaro). Tuma Jr. investigava denúncias de corrupção na Prefeitura de São Paulo, envolvendo vereadores e o secretário de Governo, Carlos Augusto Meinberg. Tuma Jr. afirma que sofreu "pressão" para deixar a investigação. A Delegacia Geral da Polícia Civil informa que a afirmação não é verdadeira.


  • 20.mar.03: O deputado Romeu Tuma Jr. (PPS), ex-diretor do Corinthians, protocola pedido de abertura da CPI do Futebol Paulista. Entre os possíveis investigados, a Federação Paulista de Futebol, os clubes e seus dirigentes. Antes de protocolar o pedido, o deputado consultou a cúpula corintiana para saber se havia o interesse em devassar a entidade de Eduardo José Farah. A resposta foi sim.


  • 01.set.04: O deputado estadual Romeu Tuma Jr. (PPS), delegado e conselheiro do Corinthians e contrário à assinatura do contrato com a MSI, responde aos seus colegas do conselho do clube: "Posso não ter dois votos, mas tenho um par de algemas", após outros conselheiros terem dito que Tuma não tem nem dois votos no órgão.


  • 03.set.04: O deputado estadual e conselheiro do Corinthians Romeu Tuma Jr. entra com representação no Ministério Público contra a parceria entre o clube e a MSI. Diz ter recebido da Interpol documentos que provariam a ligação da empresa e do magnata russo Boris Berezovski com lavagem de dinheiro de clubes na América do Sul.


  • 17.nov.04: O executivo Kia Joorabchian diz que aceita as quatro cláusulas que separavam a MSI de assinar parceria de dez anos com o time mais popular do Estado, o Corinthians. O "sim" da MSI deve frustrar as expectativas dos que se opuseram à parceria, casos do vice Antonio Roque Citadini e de Romeu Tuma Jr.


  • 17.mar.05: "Depois de tudo que passamos, só posso plagiar o presidente (Lula) e dizer que aqui na Assembléia 'a esperança venceu o medo'", diz o deputado Romeu Tuma Jr., que participou da articulação para eleger Rodrigo Garcia (PFL) e desbancar a predominância tucana no Legislativo de São Paulo. Tuma se desligou no dia anterior do PPS, que apoiava a candidatura de Edson Aparecido (PSDB), e filiou-se ao PMDB.


  • 06.jul.05: Uma fita gravada reproduz diálogo telefônico entre o deputado estadual Romeu Tuma Jr. (PMDB-SP) e o também deputado Paschoal Thomeu (PTB-SP). Na conversa, ocorrida às vésperas da eleição do novo presidente da Assembléia Legislativa paulista, em março do mesmo ano, Tuma Jr. tenta conquistar o voto de Thomeu para o candidato Rodrigo Garcia, do PFL, que disputava o posto da presidência da Assembléia com o deputado Edson Aparecido, do PSDB e preferido do governador Geraldo Alckmin. Tuma Jr. recusa-se a comentar o conteúdo da gravação. Encerrou a conversa com: "Não esqueça de dizer que nessa história toda eu fui vítima. Eu fui o grampeado", declara.


  • 27.set.05: O deputado estadual Romeu Tuma Jr (PMDB-SP) tenta, junto aos líderes dos partidos na Assembléia Legislativa, acelerar a abertura de uma CPI para investigar o escândalo de arbitragem no Campeonato Brasileiro de Futebol.


  • 27.mar.06: O deputado Romeu Tuma Jr. (PMDB) começa a colher assinaturas para a abertura da CPI para investigar a denúncia de que o governo direcionou recursos da Nossa Caixa para favorecer jornais, revistas e programas de TV e rádio mantidos ou indicados por deputados da base governista. Para Tuma, "o caso é gravíssimo e deve ser apurado".


  • 23.mai.06: Segundo o deputado estadual Romeu Tuma Jr., os ataques do PCC deixam claro o desaparelhamento atual do Estado de São Paulo para enfrentar o crime organizado. "O Estado não defendeu a sociedade dos lobos. Ele se escondeu atrás dos cidadãos", declara.


FolhaShop

Digite produto
ou marca