Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Arthur Alves Pinto

Nome completo: Arthur Alves Pinto
Partido: PL
Número: 22123
Idade: 70
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Assembléia

  • Projetos apresentados: 11


  • Projetos aprovados: 3


No arquivo da Folha

  • 16.jan.00: A venda de veículo sem a transferência do registro de propriedade é a alegação mais freqüente entre os deputados que têm veículos não-licenciados ou licenciados de modo irregular, entre eles, Arthur Alves Pinto. Ele diz que ia tomar providências para que seus carros fossem transferidos para as pessoas que pagaram por eles.


  • 18.ago.01: O PSDB pede a impugnação da indicação do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PL) para a CPI do Lixo. Ele ocupou a chefia de gabinete da Secretaria das Administrações Regionais no governo de Paulo Maluf (PPB), gestão que será investigada pela comissão. O vereador foi chefe de gabinete do ex-secretário das Administrações Regionais Arthur Alves Pinto. A secretaria fiscalizava as empresas de lixo.


  • 15.mar.05: Em acirrada disputa pela presidência da Assembléia Legislativa do Estado entre Edson Aparecido (PSDB) e Rodrigo Garcia (PFL), o esforço do deputado Arthur Alves Pinto em favor do candidato governista pode ser reconhecido. Se garantisse os cinco votos de seu PL a Edson Aparecido, o partido deveria ganhar vaga no secretariado tucano.


  • 09.mai.05: Deputados e funcionários do alto escalão da Assembléia Legislativa de São Paulo usam um sofisticado mecanismo, conhecido internamente como o "esquema das erratas", para dissimular a contratação de parentes em cargos legislativos sem a necessidade de eles se submeterem a um concurso público. Há casos de filhos que substituem os pais, entre vários outros. A Folha apurou que muitas dessas trocas ocorrem apenas no papel. É o caso do ex-chefe-de-gabinete do parlamentar Arthur Alves Pinto (PL). Entre janeiro de 2004 e começo de abril de 2005, o cargo foi ocupado apenas no papel pelo instrutor de pára-quedismo e piloto Marcello Sérgio Ramus Costa. Apesar do salário de aproximadamente R$ 7.200, ele nunca trabalhou na Assembléia. Quem ocupou efetivamente o cargo foi o pai de Marcello, Sérgio Costa. No ato de nomeação, o último sobrenome de Marcello ("Costa") foi omitido. A correção foi feita sete dias depois com menor destaque. Do gabinete de Arthur Alves Pinto (PL), Sérgio Costa disse que o filho Marcello, mesmo tendo outros empregos de segunda a sexta e também aos finais de semana, "prestava assessoria" ao deputado. Quanto à omissão do sobrenome, disse ter sido erro de "digitação".


  • 20.ago.06: A Folha divulga tabela com a evolução patrimonial dos deputados estaduais paulistas. Em 2002, Arthur Alves Pinto tinha sua declaração com inconsistência e não foi divulgada; em 2006, declarou R$ 4.145.346,59.


  • 27.ago.06: Reportagem traz denúncia de uso da estrutura da Assembléia do Estado por deputados candidatos à reeleição. No gabinete de Arthur Alves Pinto, entre outros citados, bastava entrar para ver lotes de folhetos, santinhos e adesivos espalhados pelas mesas dos assessores, dentro de armários e de gavetas. O deputado afirma que muitas pessoas vão ao seu gabinete em busca de trabalho na campanha. "Não posso impedir que venham, mas isso não tem nada a ver comigo. Minhas equipes estão fechadas", afirma.


FolhaShop

Digite produto
ou marca