Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

João Mellão Neto

Nome completo: João Mellão Neto
Partido: PFL
Coligação: PSDB - PFL
Número: 25123
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: jornalista e redator
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 30.ago.94: João Mellão Neto (PL-SP) tenta a reeleição para a Câmara dos Deputados com a idéia de ressuscitar o "bloco da economia moderna", um grupo de parlamentares defensores do liberalismo econômico. A exemplo do que ocorreu no início desta legislatura, em 1990, ele quer se juntar de novo a congressistas como Delfim Netto e Roberto Campos para defender teses como a privatização, desregulamentação da economia e Banco Central independente. Ministro do Trabalho e da administração em 1992, durante o governo Collor, e secretário das Administrações municipais de Jânio Quadros e Paulo Maluf em São Paulo, Mellão defende uma assembléia exclusiva para revisar a Constituição.


  • 24.abr.95: O deputado João Mellão Neto (SP), ex-ministro do Trabalho (governo Collor,90-92), deixa o PL, ao qual era filiado desde 88.


  • 13.jun.96:O PFL finaliza a elaboração de cartilha de combate ao ''populismo, clientelismo, demagogia e messianismo'' para orientar os candidatos do partido que disputam as eleições municipais. Segundo o esboço do documento, apresentado à cúpula do partido pelo deputado João Mellão (PFL-SP), os candidatos devem evitar o chamado ''Pamg''. A sigla é formada pelas primeiras letras das palavras ''prometer'', ''acusar'', ''mentir'' e ''gritar''.


  • 31.dez.02: É publicada biografia do secretário de Comunicação, João Mellão Neto. O empresário paulistano começou sua carreira política no movimento estudantil, integrando a Juventude Janista, movimento de apoio a Jânio Quadros, após a anistia. Cursou administração na FGV de 1977 a 1979, sem completar o curso, e concluiu jornalismo na Cásper Líbero, de 1983 a 1985. Com a eleição de Jânio para prefeito de São Paulo, em 1985, Mellão tornou-se secretário da Coordenação Governamental e chefe da Assessoria Especial do prefeito. Em 1988, trocou o PTB pelo PL, pelo qual foi eleito deputado federal em 1990 com mais de 260 mil votos. Licenciou-se do cargo para assumir o Ministério do Trabalho e Administração do governo Collor em 1992. Em 1993, licenciou-se para assumir a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo no governo de Paulo Maluf (93-97). Reeleito deputado em 1994, trocou o PL pelo PFL. Em 1998, não se reelegeu.


  • 21.fev.03: João Mellão Neto publica artigo na Folha intitulado "Um novo jeito de fazer política". No texto, o secretário da Comunicação no Estado discorre sobre sua carreira política. Como secretário de Jânio Quadros, integrante da equipe de Collor e secretário da equipe de Paulo Maluf; todos políticos "difíceis de trabalhar", segundo Mellão. Já quando fala sobre sua fase atual como secretário do governo Alckmin só tece elogios.


FolhaShop

Digite produto
ou marca